quinta-feira, 28 de abril de 2016

Sistema respiratório em répteis: desvendando o jacaré-do-pantanal



O sistema respiratório é responsável por fornecer oxigênio e remover gás carbônico do organismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório, além de estar envolvido no processo de vocalização. A respiração é fundamental para fornecer oxigênio para manter o metabolismo corporal, sendo essencial para a vida.
Em seres humanos, o sistema respiratório é constituído por: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. O ar entra no organismo através do nariz, onde será aquecido, umedecido e filtrado, seguindo através da laringe que é um órgão atuante no sistema digestório e respiratório. Em seguida, o ar e transportado para laringe, um órgão composto por um conjunto de cartilagens, sendo uma cartilagem tireóidea (pomo de adão), uma cricóidea e uma epiglote, e duas aritenóideas, corniculadas e cuneiformes. A epiglote tem a importante função de bloquear a passagem de alimento na via respiratória, encaminhando-o para o esôfago. A laringe apresenta as pregas vocais que geram os sons da vocalização e conduz o ar para os pulmões.
A traqueia é um tubo elástico constituído por anéis de cartilagem em forma de C, que se divide formando os brônquios. Os brônquios, também formados por anéis de cartilagem, entram nos pulmões e se ramificam em brônquios lobares e segmentares, formando, por fim, os bronquíolos. Os alvéolos pulmonares são pequenos sacos localizados no final dos bronquíolos e correspondem ao local onde ocorrem, efetivamente, as trocas gasosas. Os pulmões são envolvidos por uma lâmina denominada pleura e são constituídos pelos bronquíolos, alvéolos e vasos sanguíneos. O diafragma é um músculo que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, como função é auxiliar o processo respiratório.

 Figura 1. Sistema Respiratório em humanos


Comparando
A respiração dos répteis também é pulmonar, de maneira semelhante ao observado em humanos, e seus pulmões apresentam dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória. Seus pulmões não apresentam lobos e são constituídos por parênquima esponjoso e proporcionam aos répteis quantidade suficiente de oxigênio dispensando a respiração por meio da pele que é observada em anfíbios, por exemplo. Na verdade, a grande quantidade de queratina que a pele dos répteis apresenta impossibilita a aquisição de oxigênio por este meio.
Vamos utilizar o Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) como modelo para compreendermos a estrutura do sistema respiratório em répteis:
Assim como em humanos, a entrada do ar acontece pelas narinas, que são aberturas localizadas rostordorsalmente à cavidade nasal que possuem opérculos bem desenvolvidos e não possuem conchas nasais, sendo o ar encaminhado à faringe pelas coanas. A laringe, por sua vez, apresenta uma cartilagem que corresponde à cartilagem tireóidea da laringe humana e duas estruturas corniculadas, correspondentes às cartilagens aritenóides. A traqueia possui trajeto retilíneo, composta por 45 anéis cartilaginosos incompletos e 25 completos. Na entrada da cavidade celomática a traqueia se divide em dois brônquios principais, que, ao entrarem no parênquima pulmonar, se dividem em em vestígios de brônquios secundários.

Figura 2. Laringe do jacaré-do-pantanal. T - Cartilagem Tireóidea; Tq - Traqueia; E - Esôfago; H -Osso Hioide (retirado de ALVES, 2016)

Os pulmões estão localizados na cavidade celomática, no extremo cranial, e possuem formatos diferenciados, sendo o direito mais achatado e longo que o esquerdo. São revestidos por uma fina película de tecido conjuntivo que corresponde à pleura visceral. Na porção dorsomedial do pulmão esquerdo encontra-se uma concavidade que corresponde à “impressão cardíaca”.


Figura 3. Pulmões do jacaré-do-pantanal, demonstrando o ligamento pulmonar. PE - Pulmão Esquerdo; PD - Pulmão Direito; PA - Projeção Apical (retirado de ALVES, 2016)


O parênquima dos pulmões do jacaré-do-pantanal tem aspecto esponjoso, e apresenta múltiplas câmaras.

Escrito por Mariana Bernardes


REFERÊNCIAS

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
ALVES, Ana Cláudia. Descrição morfológica do sistema respiratório e do coração do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare, DAUDIN, 1802) proveniente de zoocriatório. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/handle/1/2164>. Acesso em: 27 abr. 2016.

Textos disponíveis em:http://www.mundoeducacao.com/biologia/sistema-respiratoriodasaves.htm<http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/53561/aves-sistemarespiratorio#!1>< http://www.infoescola.com/biologia/sistema-respiratorio/>< http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/23746/o-sistema-respiratorio-dosrepteis>< http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Repteis.php> Acesso em: 24 de Abril de 2016.
Fonte-figura 1: Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/biologia/sistemarespiratorio-das-aves.htm>

Fonte-figura 2 e 3: ALVES, Ana Cláudia. Descrição morfológica do sistema respiratório e do coração do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare, DAUDIN, 1802) proveniente de zoocriatório. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/handle/1/2164>. Acesso em: 27 abr. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário