sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sistema muscular em humano e bovino: semelhanças e diferenças

O sistema muscular humano, assim como dos outros animais, possui uma grande variedade de músculos, de diversos tamanhos e disposições, os quais podem ser classificados conforme o seu local de origem e inserção. Nós temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal.
Conhecemos pouco do nosso sistema muscular em relação ao de bovinos, pois em nosso cotidiano estamos acostumados com diferentes nomes da musculatura destes animais, como alcatra, lagarto, filé mignon, entre outros. Essa comparação é muito curiosa, visto que não paramos para pensar que algumas destas partes possuem nomes específicos e idênticos aos nomes dos músculos observados no corpo humano.

                                 Figura 1. Musculatura humana.

Esse sistema é capaz de efetuar vários tipos de movimento, os quais são controlados e coordenados por impulsos nervosos. Esses movimentos são uma das funções essenciais do corpo, resultante de contrações e relaxamento musculares. 
De 40 a 50% do peso corporal total é constituído de massa muscular, e cerca de 85% de todo o calor gerado no corpo vem de contrações musculares.

                                Figura 2. Musculatura bovina.

É curioso saber que somente as esponjas e alguns celenterados não possuem tecido muscular. Todos os outros animais utilizam-se de músculos para movimentar o corpo, nadar, respirar, voar, mover o alimento na cavidade digestiva e bombear o sangue.
                                            
Os músculos são classificados em:
- Músculo estriado esquelético considerado voluntário, recobre grande parte do organismo animal, popularmente conhecido como carne, que no caso de bovinos (Fig. 2) é toda a parte que é comercializada como alimento. Esse músculo é rico em miofibrilas contráteis, composto por actina e miosina, que através do seu deslizamento garante a contração voluntária.
- Músculo estriado cardíaco considerado involuntário, está presente no coração dos vertebrados. Seu tecido é composto por células estriadas transversalmente e uninucleadas.
- Músculo liso considerado involuntário, está localizado na pele, nos órgãos internos, no aparelho reprodutor, nos grandes vasos sanguíneos e no sistema urinário, possui células uninucleadas e lisas, não apresentando estriações. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso autônomo, aquele que controla de forma involuntária, independente da nossa vontade.

                                Figura 3. Tipos de músculos.

Para que a contração muscular ocorra é necessário que um impulso nervoso chegue ao terminal nervoso e libere acelticolina, a qual se ligará aos seus receptores na membrana da célula muscular, que irá se despolarizar e com isso haverá a liberação de íons cálcio do retículo sarcoplasmático para o citoplasma. O cálcio forma um complexo com as proteínas contráteis actina e miosina que promoverão a contração e a diminuição do tamanho do sarcômero. Esse processo ocorre igualmente para todos os animais, incluindo bovinos e humanos.

                                Figura 4. A química da contração do músculo esquelético.

Conhecemos os principais músculos bovinos por nomes populares que representam a parte da musculatura que é comercializada como alimento, sendo que alguns desses músculos são iguais aos humanos. Vejamos as principais peças de carne e a sua correspondência de músculos humanos:

                                Figura 5. Representação de peças de carne alimentícia.

1. Peito:
- peitoral superficial
- peitoral profundo
- intercostais externos e internos.
3. Cupim:
- rombóide
- trapézio

4.  Acém:
- longo do pescoço
- elevadores das costelas

11. Contrafilé:
- glúteo médio
- iliocostais
- longo dorsal
12. Filé Mignon:
- psoas maior
- psoas menor(cordão do filé mignon)
- ilíaco
14.  Alcatra:
- tensor da fáscia lata (maminha)

17. Patinho:
- reto femoral
- vasto lateral
18. Coxão duro:
- glúteo bíceps

19. Coxão mole:
- sartório
- reto interno ou grácil
- pectíneo
20. Lagarto:
- semitendinoso
























Curiosidade!
Musculatura dupla em bovinos

                                Figura 6. Musculatura dupla em bovino.

     A “musculatura dupla” é uma síndrome que envolve o aumento no número de fibras musculares, também chamado de hiperplasia, e por um pequeno aumento individual das fibras musculares, também chamado de hipertrofia. Estes problemas existem, pois a condição hereditária é controlada por um gene recessivo denominado miostatina, que sofre mutações distintas e leva a perda da função, afetando a massa muscular e resultando na hipertrofia dos músculos. Para os bovinos, esta característica hipertrófica não é uma vantagem, pois atrapalha a sua fertilidade, principalmente nas fêmeas. Entretanto, no ponto de vista econômico nestes animais são essenciais, pois apresentam uma massa muscular muito maior do que os não-portadores dessa síndrome.

Escrito por: Laura Ribeiro e Maria Paula Carvalho


REFERÊNCIAS CONSULTADAS
FRANCO, G. L.; IEPEC. Musculatura dupla em bovinos. 2008. Disponível em: <http://www.iepec.com/noticia/musculatura-dupla-em-bovinos>. Acesso em: 31 Mai. 2014.
SANTOS, J. P. V. A.; ESALQ-USP. Anatomia e fisiologia animal. Ano Desconhecido. Disponível em: <http://eduvaleavare.com.br/Img/downloads/aula5_
anatomiaefisiologiaanimal.ppt>. Acesso em: 31 Mai. 2014.
TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Princípios de anatomia e fisiologia. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
VILELA, M. A. L. Anatomia e fisiologia humanas. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta4.asp>. Acesso em: 30 Mai. 2014.

FONTE DAS IMAGENS
Figura 1: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao6.php
Figura 2: http://rosivaldounir.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html
Figura 3: http://efeebimt.blogspot.com.br/
Figura 4: http://www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta4.asp
Figura 5: http://zootecniablogs.blogspot.com.br/2013/03/partes-musculares-dobovinos.html
Figura 6: http://cafepasa.blogspot.com.br/2013/01/a-carne-bovina.html