quarta-feira, 12 de abril de 2017

Comparando o rim humano e o rim das aves

Os humanos possuem um par de rins, localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio, por isso são chamados de órgãos retroperitoneais. Possuem formato de um feijão e coloração vermelho escuro. Tem como função filtração do sangue, excreção de resíduos, produção de hormônios (eritropoietina e renina) e homeostase.
Os rins são revestidos pela cápsula renal, fáscia renal, gordura perirrenal e gordura pararrenal. A cápsula renal é uma membrana fibrosa intimamente ligada ao órgão, a fáscia é a membrana que reveste a cápsula renal. Entre a fáscia e a cápsula renal encontra-se a gordura perirrenal.


 Figura 1: Localização dos rins humano.

O rim apresenta um lado côncavo, onde se encontra o hilo, que é uma fissura onde entram e saem vasos, nervos, artéria e a veia renal. Na parte interna do rim é possível observar a medula (camada central mais escura), pirâmides medulares, o córtex (camada periférica mais clara), colunas renais, a pelve renal (confluência dos três cálices renais maiores) e os cálices menores. Dentro de cada rim é possível encontrar cerca de 1 milhão de néfrons, responsáveis pela filtração do sangue e formação da urina.




Figura 2: Estrutura interna do rim humano.


Os rins das aves têm um formato de retângulo alongado, coloração marrom e são compostos por néfrons, vasos sanguíneos e inervação.
Assim como nos humanos, os rins das aves também são retroperitoneais, apresentam área cortical e medular; a região cortical é formada por regiões largas com néfrons corticais e medulares, com as alças de Henle; a medula é formada pelas hastes dos lóbulos, composta por túbulos coletores em feixes.
Os rins são divididos em lobos: cranial, médio e caudal. Cada lobo é composto de lóbulos. O lóbulo é limitado pelas veias portais renais.
A filtração do sangue é realizada pelos glomérulos, em seguida o filtrado é transportado através dos néfrons até os ductos coletores e os ureteres. Os néfrons absorvem substâncias essenciais para a ave. As aves possuem dois tipos de néfrons; a maioria não possui alças de Henle e estão localizados na região do córtex renal, esses são parecidos aos dos répteis; os outros néfrons possuem as alças de Henle e estão na região cortical próxima a medula, são semelhantes aos dos mamíferos. 



Figura 3: Sistema urinário de aves.

 Escrito por Samuel Henrique de Souza Silva 



Bibliografia
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Rins"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/os-rins.htm>. Acesso em 12 de fevereiro de 2017.
VARELLA, Dráuzio. Corpo humano, rim. 2014. Disponível em < https://drauziovarella.com.br/corpo-humano/rim/>. Acesso em 12 de fevereiro de 2017
ASCOLI, F. O. UFF. Fisiologia Renal das Aves. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.uff.br/fisiovet1/Renal_aves.pdf>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2017.
Autor Desconhecido. Fisiologia das aves - Sistema reprodutor e urinário. 2009. Disponível em: <http://passarinheiro.forums-free.com/fisiologia-das-aves-sistema-reprodutor-e-urinario-t41.html>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2017.

Imagens
Figura 1: http://www.brevesdesaude.com.br/ed04/rins.htm
Figura 2: http://fisiorenal.blogspot.com.br/2009/06/rim.html
Figura 3: http://www.uff.br/webvideoquest/CH/rep.htm