terça-feira, 5 de dezembro de 2017

HORMÔNIOS DA GESTAÇÃO E PARTO EM CADELAS



A gestação e o parto constituem em sequências de eventos representativos do ciclo fértil de mamíferos.  Na gestação em cadelas, a mesma é amparada por diferentes mecanismos de ação hormonal, que são controlados por meio do eixo hipotálamo-hipófise-ovários.  Com isso, a liberação e o equilíbrio participativo entre diferentes hormônios, como a progesterona, prolactina, relaxina e o estrógeno, participam da manutenção e do desenvolvimento da prenhez, enquanto que o desencadeamento do parto se dá pela ação da progesterona, estrógeno e da ocitocina (VEIGA et al, 2009).
            A progesterona é um dos hormônios que controlam o ciclo reprodutivo da espécie canina e parece ser o único hormônio esteroide necessário para a manutenção da gestação (VEIGA et al, 2009; SANTOS e LEAL, 2017). Durante o período gestacional, a mesma promove o desenvolvimento endometrial, mantém a integridade da placenta, diminui a atividade miometrial e a sensibilidade a ocitocina, tornando assim, o útero quiescente, além, de favorecer a economia do metabolismo do corpo durante a prenhez, o que resulta na utilização mais eficiente dos nutrientes (VEIGA et al, 2009; SANTOS e LEAL, 2017).
            Já o estrógeno, hormônio produzido pelos folículos ovarianos em desenvolvimento, é responsável por alterações físicas e comportamentais, que prepara o animal tanto para o acasalamento quanto para a gestação, e durante a gestação está associada com o desenvolvimento da placenta, pois caracteriza como principal responsável pelo crescimento e pela diferenciação da mesma (SANTOS e LEAL, 2017).
            Em relação os hormônios do parto, a diminuição na proporção progesterona/estrógeno é o evento endócrino mais importante na gestação, pois resulta no descolamento placentário, dilatação do cérvix e no aumento da contratilidade do útero resultando no parto (VEIGA et al, 2009).  Durante a gestação e no parto, outro hormônio de grande importância é a relaxina, que produzida no final da gestação, provavelmente pelo corpo lúteo ou em menor quantidade pela placenta, atua sobre a sínfise púbica, ligamentos pélvicos, cérvix, miométrio e na glândula mamaria, facilitando o parto (VEIGA et al, 2009; SANTOS e LEAL, 2017).
            A ocitocina é um hormônio que é sintetizado no hipotálamo e armazenado na hipófise posterior e quando liberada na circulação, causa a contração. Sendo que a sensibilidade miometrial a esse hormônio é importante para a contração uterina, pois o mesmo é liberado em resposta a pressão do feto no cérvix ou na vagina oque resulta no parto (VEIGA, 2009). 


Escrito por Carolina Monteiro de Almeida


REFERÊNCIAS

VEIGA, et al. Endocrinologia da gestação e parto em cadelas. Rev. Bras. Reprod. Animal, Belo Horizonte, v. 33, n. 1, p. 3-10, jan./mar. 2009.
SANTOS, N. D.; LEAL, D. R. Aspectos fisiológicos da gestação em cadelas. Disponível em: <http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/ffc31ed42a258756c8c35b3d10325887.pdf>. Acesso: Novembro 2017.