terça-feira, 16 de outubro de 2018

Comparação entre o sistema esquelético de humanos e equinos (cavalos).


Segundo Tortora (2013), o corpo humano é constituído aproximadamente 18% de tecido ósseo.  Exercendo inúmeras funções e associado a músculos, o tecido ósseo dá assistência ao movimento e suporte para o corpo, além disso, produz glóbulos vermelhos e armazena triglicérides, entre outros.
O sistema esquelético é dividido em: axial e apendicular. O primeiro refere-se ao esqueleto do eixo principal do corpo, enquanto o segundo refere-se aos apêndices (membros superiores e inferiores).




Imagem 1: Esqueleto axial e apendicular

Disponível em: http://pt-br.rpghogwarts.wikia.com/wiki/Arquivo:Sistema_esqueletico.jpg


Tratando-se do esqueleto axial, este é subdividido em: crânio (crânio e face), hioide, ossículos da audição, coluna vertebral e tórax (esterno e costelas). Os ossos que constituem o crânio são parietal, frontal, temporais, occipital, esfenoide e etmoide. E os ossos da face: nasal, lacrimal, palatino, conchas nasais, vômer, maxilas, e mandíbula. O hioide é um osso singular, que não se articula com outro osso e se localiza entre a laringe e mandíbula, exercendo um suporte para língua. Os ossículos do ouvido são pequenos ossos denominados estribo, bigorna e martelo. A coluna vertebral é constituídas por 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais e 4 vértebras coccígenas. O tórax é subdividido em esterno e 12 pares de costelas, cada par articulado a uma vértebra torácica, sendo 7 verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes.








Imagem2: Esqueleto axial

Disponível em: http://tecnico-em-radiologia2011.blogspot.com/2011/11/anatomia-esqueletica.html


 Em relação ao apendicular, o esqueleto está dividido em membros superiores e inferiores. Dentre o apêndice superior, encontra-se a clavícula, escápula, úmero, ulna, rádio, 8 pequenos ossos do carpo, 5 ossos metacarpais e 14 falanges, distais, proximais, e mediais. O membro inferior consiste em ossos do quadril ou coxais que se unem por uma articulação do tipo cartilaginosa sínfise: a sínfise púbica. Além dos ossos coxais ou pélvicos, encontra-se no apêndice inferior o fêmur, patela, tíbia, fíbula, 7 ossos tarsais, 5 ossos do metatarso e 14 falanges.


Imagem 3: membro superior homem

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com//Digitalizar0001.jpg





Imagem4: membro inferior homem
Disponível em: https://medicinaveterinariaparatradutores.wordpress.com/2017/07/23/anatomia-ossea-humana-versus-animal/



 O sistema esquelético de equinos é subdividido em axial e membros os quais sofreram adaptações físicas para melhor desempenho de funções relacionadas a velocidade e mobilidade de animais do gênero Equus.


Figura 5: esqueleto cavalo

Disponível em: https://www.vetarq.com.br/2015/11/anatomia-dos-membros-pelvicos-de-equinos.html



 Tratando-se de cavalos, o sistema esquelético axial é dividido em  crânio, coluna vertebral, esterno e costelas.  O crânio é composto pelos ossos: occipital, temporal, frontal, parietal, interparietal, esfenoide e etmoide. Enquanto o viscerocrânio é dividido em: maxilar, nasal, lacrimal, zigomático, incisivo, vômer, palatino, pterigoides e mandíbula. A coluna vertebral é distribuída, diferente da coluna vertebral humana, em  7 vértebras cervicais, 18 vértebras torácicas, 6 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais que sustentam a cauda e de 15 à 21 vértebras caudais, que constituem a cauda do animal. O esterno é formado por três partes e articula-se com costelas laterais para formar a caixa torácica que protege os órgãos. As costelas são divididas em 8 esternais e 10 aesternais, e não possuem costelas flutuantes.


Imagem 6: esqueleto axial cavalo

Disponível em: http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/osteologia/



O sistema apendicular dos equinos é subdividido em membro torácico e membro pélvico.  O primeiro inclui a escápula, úmero, rádio/ulna fusionados, ossos do carpo que formam a região do “joelho” desses animais, metacarpos, os ossos sesamóides que auxiliam e protegem os metacarpos contra impactos sofridos, e por fim as falanges envoltas pelo casco. O membro pélvico é formado pelo coxal formado através da fusão dos ossos ílios, ísquios, púbis, e este unido pela sínfise pélvica, além do fêmur, patela, tíbia/fíbula também fusionados, ossos tarsais, metatarso e falanges.
O casco nesses animais protegem contra impactos, além de fornecer um apoio ao corpo do animal e proteção de estruturas internas.



Imagem 7: Ossos sesamoides equinos

Disponível em: http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/osteologia/





Imagem 8: O. metacarpos equinos
Disponível em: http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/osteologia/
  



Imagem 9: Falanges equinos

Disponível em: http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/osteologia/


Dessa forma, nota-se as semelhanças e diferenças entre o esqueleto de um ser humano em relação ao esqueleto de equinos, mais especificamente, de cavalos. Embora a constituição óssea e a disposição pelo corpo sejam semelhantes, o esqueleto de ambos possui expressivas diferenças. Considerando as 14 falanges que constituem os dedos do homem, os equinos estão apoiados em um único dígito constituído pelas falanges, sesamóide distal (navicular), cartilagens, articulações, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos e nervos, como ilustra a figura a seguir:





Imagem 10: dígito único equino

Disponível em: https://www.vetarq.com.br/2015/11/anatomia-dos-membros-pelvicos-de-equinos.html




  REFERÊNCIAS:

AULA de anatomia.com. Disponível em: <https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/membro-inferior/ossos-do-pe/>. Acesso em: 08 out. 2018.

MEDICINA Veterinária para Tradutores e Intérpretes. Disponível em: <https://medicinaveterinariaparatradutores.wordpress.com/tag/anatomia-animal/>. Acesso em: 08 out. 2018.
OLIVEIRA, Uri Almeida Cyrillo Cerqueira de; SILVA, Luiz Guilherme Santos. Artrologia - Medicina Veterinária. Disponível em: <http://iuri-luiz-
artrologia.blogspot.com/2007/05/esqueleto-do-cavalo.html?m=1>. Acesso em: 08 out. 2018

GUEDES, Letice; BREUS, Keylah Ott. Osteologia dos Equideos. Disponível em: <http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/osteologia/>. Acesso em: 08 out. 2018.

SALVADOR, Prof Mauricio. ATLAS DE OSTEOLOGIA EQUINA. 2014. Disponível em: <http://medvetunime.blogspot.com/2014/09/atlas-de-osteologia-equina.html?m=1>. Acesso em: 08 out. 2018.

TORTORA, G.J.; NIELSEN, M. Princípios da Anatomia Humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.