segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SISTEMA DIGESTÓRIO: HUMANOS X BOVINOS



O sistema digestório é o conjunto de órgãos responsáveis pela apreensão, mastigação, deglutição, digestão, absorção e eliminação dos resíduos em fezes, e é composto por dois grupos de órgãos: o tubo digestório (TGI) e os órgãos anexos.
Nos humanos, a boca é a porção inicial do tubo digestório onde se começa o processo de digestão alimentar e é formada pelas bochechas, palatos mole e duro e língua. Em seguida temos a faringe que é um órgão tubular e muscular que pertence tanto aos sistemas digestório quanto ao respiratório, é e responsável pela propulsão muscular dos alimentos para o esôfago, órgão túbulo- muscular localizado atrás da traqueia e que faz o transporte do alimento para o estômago.
 O estômago é um aumento do trato gastrintestinal, e é dividido em quatro regiões principais: cárdia, fundo, corpo e piloro e tem como função a digestão química por meio de ácido e enzimas. A maior parte da digestão e absorção de nutrientes se da pelo intestino delgado, tubo de aproximadamente 7 metros que possui três divisões: duodeno, jejuno e íleo. Logo após, temos o intestino grosso com aproximadamente 1,5 metros que realiza a desidratação e compactação dos alimentos não digeridos e prepara-os para a eliminação, através do canal anal e depois para o ânus.
Os órgãos anexos ajudam no processo de digestão. A língua é um órgão muscular que tem como função o transporte dos alimentos, a gustação, além da fala e os dentes servem para a mastigação. As glândulas salivares fazem a limpeza da boca e dentes, umedecem e amolecem os alimentos e começam a digestão inicial, e são representadas por três pares de glândulas salivares maiores:  parótida, submandibular e sublingual. O fígado é a maior glândula do organismo, que tem como função secretar a bile (armazenada na vesícula biliar), porem exerce outras funções como fazer metabolismo de carboidratos, lipídios, processamento de fármacos, hormônios entre outros, e por último temos o pâncreas, glândula mista com uma porção endócrina e outra exócrina, que tem função de secretar o suco pancreático, uma secreção alcalina rica em enzimas. 


Figura 1 -  Sistema digestorio humano




Comparando...

            Diferentemente dos humanos, que possuem um único estômago, o sistema digestório dos bovinos é caracterizado pela presença de pré-estômagos, sendo classificados como organismos ruminantes, ou seja, tem a capacidade de ruminar, constituindo da regurgitação dos alimentos ingeridos, na remastigação e depois novamente em uma deglutição. O sistema digestório dos bovinos contém: boca, faringe, esôfago, pré-estômagos (rúmen, retículo e omaso), abomaso (estômago verdadeiro ou glandular), intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos acessórios são: dentes, língua, glândulas salivares, fígado e pâncreas.
            A função principal do trato digestivo primário é a de converter alimentos em componentes químicos para que sejam capazes de ser absorvidos pela corrente sanguínea. O alimento, após um breve período de mastigação, chega ao rúmen que serve como reservatório e é também onde ocorre a digestão ou fermentação, em seguida, ele chega ao reticulo onde pequenos bolos do alimento são formados e retornam a cavidade oral para que sejam mastigado e novamente deglutido.
            Quando o alimento retorna para o estômago, ele chega ao omaso, onde ocorre a reabsorção de água e minerais. Logo após, é mandado ao abomaso (estômago verdadeiro ou glandular) onde o bolo alimentar será digerido pelo suco gástrico e por enzimas, função semelhante à executada pelo estômago humano. No intestino delgado há absorção, além de grande atividade metabólica, e no intestino grosso absorção de água e eletrólitos.

 
Figura 2 – Sistema digestório bovino



 Escrito por Carolina Monteiro


REFERÊNCIAS

Sistema Digestório. Disponível em: <http://www.auladeanatomia.com/site/pagina.php?idp=105>. Acesso: Novembro 2015.

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Anatomia do sistema digestivo dos bovinos. Disponível em: <http://www.rehagro.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=432>. Acesso: Novembro 2015.

Sistema digestório de ruminantes. Disponível em: < http://www2.ibb.unesp.br/departamentos/Morfologia/material_didatico/Profa_Maeli/Aulas_Bio/seminarios/seminario_ruminantes.pdf>. Acesso: Novembro 2015. 

FIGURA 1 - http://v70profleo-bio2.blogspot.com.br/p/bio-2-tema-1-digestorio.html 

FIGURA 2 - https://bloganatomiaveterinaria.wordpress.com/2014/03/15/sistema-digestivo-dos-bovinos/