sexta-feira, 18 de julho de 2014

Comparando a anatomia e a fisiologia do sistema urinário: aves e humanos

O sistema urinário é responsável pela produção e eliminação de urina, a qual é composta por ureia, cloreto de sódio e ácido úrico. Os órgãos que fazem parte do sistema urinário são os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra (Fig. 1).

 Figura 1. Órgãos do sistema urinário humano.

 Além destes órgãos, encontramos no sistema urinário as glândulas supra-renais ou adrenais (Fig. 1) as quais estão localizadas entre as faces supero-mediais dos rins e do diafragma, sendo revestidas por uma cápsula fibrosa. Esta glândula endócrina é dividida em duas partes, córtex e medula supra-renal, e tem a função de produzir diferentes hormônios. A zona glomerulosa, mais externa da glândula secreta o hormônio mineralocorticóide conhecido como aldosterona. A zona fasciculada vem logo a seguir e produz o glicocorticóide cortisol e, por fim, a zona reticular produz os hormônios sexuais ou esteróides androgênicos. A medula adrenal é a região central da glândula e secreta os hormônios chamados de catecolaminas. Nas aves as glândulas adrenais encontram-se encobertas pelas gônadas e os tecidos medular e cortical se apresentam entremeados. As funções que estes hormônios exercem são vitais para o corpo humano, pois regulam o metabolismo de sódio, potássio, água e carboidratos, além das reações do corpo humano ao estresse.
Os rins são órgãos pares, que possuem o formato de feijão, localizados na cavidade abdominal. Também são considerados órgãos retroperitoneais, devido a sua posição no corpo humano. Sua função é de extrair os produtos residuais provenientes do sangue através das suas unidades funcionais, os néfrons. Os néfrons são unidades produtoras de urina e tem funcionamento semelhante em humanos e aves, possuem uma cápsula glomerular (cápsula de Bowman), que em seu interior há arteríolas que se ramificam formando um emaranhado de capilares, chamado de glomérulo renal.
Os ureteres, localizados na região abdominal, são dois tubos pouco calibrosos que conduzem a urina para a bexiga por contrações peristálticas e gravidade. A bexiga urinária é um órgão muscular oco e elástico, e funciona como um reservatório temporário para armazenamento da urina. Na saída da bexiga há um músculo chamado esfíncter interno, que contrai involuntariamente prevenindo a saída da urina, e também há o esfíncter externo que é controlado voluntariamente, permitindo a saída da urina. A uretra é o local de excreção da urina, havendo diferenças no tamanho comparando o homem e a mulher (Fig. 2). Isto é, a uretra masculina mede aproximadamente 20 cm e estende-se do orifício uretral na bexiga urinária até o orifício uretral da extremidade do pênis, e além da excreção da urina, serve também para a liberação do esperma no ato da ejaculação. Por outro lado, a uretra feminina é menor, pois se estende da bexiga urinária até o orifício externo no vestíbulo, medindo aproximadamente 5 cm, com a única função de excretar urina.

                        Figura 2. Sistemas urinários masculino e feminino.

O sistema urinário das aves difere dos mamíferos, pois o produto final do metabolismo de compostos nitrogenados é o ácido úrico, e não a ureia. Isto acontece devido a amônia ser muito tóxica para todos animais, não excretando esta substância. A formação do ácido úrico nas aves acontece no fígado e é essencial para a produção dos ovos, pois estes necessitam de muita água para conservação do vitelo; isso seria incompatível com a liberação de ureia, a qual necessita de grande quantidade de água para ser eliminada. Assim, o ácido úrico atinge uma determinada concentração e se precipita oferecendo os nutrientes necessários para sua formação.
As aves, diferentemente dos humanos, não possuem bexiga, portanto não há armazenamento. A substância produzida tem uma consistência mais grossa e esbranquiçada, e sua formação ocorre em três fases no néfron (Fig.3), que se assemelham à produção de urina em humanos. A primeira fase é a filtração que ocorre no glomérulo, a segunda é a reabsorção tubular que ocorre na porção inicial do néfron, e a terceira é a secreção tubular, que ocorre na porção final do néfron e túbulos coletores.

                                                        Figura 3. Esquema de um néfron.

Em aves, como as galinhas, o sistema urinário consiste de rins maiores e alongados, com ureteres e cloaca dividida em coprodeu, urodeu e proctodeu (Fig. 4A e B), por duas pregas anulares mais ou menos completas. A bolsa cloacal está localizada na parede dorsal do proctodeu, e o coprodeu é uma continuação ampuliforme do cólon-reto, onde as fezes são estocadas.
O ureter da galinha é um ducto muscular com aproximadamente 2 milímetros de diâmetro e sua parede possui três camadas: mucosa, muscular e adventícia. As aves possuem uma bolsa única, a cloaca (Fig. 4C e D), onde desembocam as partes finais do sistema digestivo, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. Por essa bolsa elas eliminam as fezes e a urina, e também por onde saem os ovos.

                                           Figura 4. Sistema urinário de aves e seus órgãos.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Diferenças
- Aves possuem dois tipos principais de néfrons: néfrons sem alça de Henle que são a maioria e néfrons com alça de Henle, semelhante aos mamíferos.
- Aves possuem um sistema porta renal, que regula o trajeto do sangue proveniente das pernas, da região pélvica, dos intestinos e das genitálias, passando pelos rins ou seguindo para a circulação geral.
- Aves secretam ácido úrico, enquanto humanos secretam ureia.

Semelhanças
- Ocorrência de três processos para formação de urina: filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular,
- A urina ureteral pode apresentar osmolalidade acima ou abaixo daquela do plasma.


Escrito por: Laura Ribeiro e Maria Paula Carvalho


REFERÊNCIAS CONSULTADAS
ASCOLI, F. O. UFF. Fisiologia Renal das Aves. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.uff.br/fisiovet1/Renal_aves.pdf>. Acesso em: 12 Jul. 2014.
Autor Desconhecido. Fisiologia das aves - Sistema reprodutor e urinário. 2009. Disponível em: <http://passarinheiro.forums-free.com/fisiologia-das-aves-sistema-reprodutor-e-urinario-t41.html>. Acesso em: 12 Jul. 2014.
CHAGAS, M. A. UFF. Sistema Urinário das Aves. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.uff.br/atlashistovet/Sisturinariogalinha2.htm> Acesso em: 12 jul. 2014
Escola Gurdjieff, São Paulo. As glândulas supra renais. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.ogrupo.org.br/glandulas_supra-renais.asp> Acesso em: 12 jul. 2014.
SILVA, L. S.; UFRGS. Hormônios da Glândula Adrenal. 2005. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/adrenal.pdf> Acesso em: 14 Jul. 2014.

FONTE DAS IMAGENS
Figura 1: http://www.professorjarbasbio.com.br/excrecao.htm
Figura 2: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php e http://www.auladeanatomia.com/urinario/sistemaurinario.htm
Figura 3: http://simbiotica.org/excretor.htm
Figura 4A e B: http://www.uff.br/webvideoquest/SE/rep.htm
Figura 4C: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php
Figura 4D: http://www.alunosonline.com.br/biologia/sistema-reprodutor-das-aves.html