quinta-feira, 24 de setembro de 2015

COMPARANDO OS SISTEMAS CIRCULATÓRIOS: HUMANOS X PEIXES

O sistema circulatório é essencial para o transporte de gases (O2 e CO2), nutrientes, hormônios e outros compostos importantes para as células, tecidos e órgãos do corpo. O sistema circulatório é a junção de dois sistemas: cardiovascular e linfático. Os principais componentes deste sistema são o sangue, coração e vasos sanguíneos. A circulação humana é considerada fechada e dupla, composta da pequena circulação pulmonar e uma grande circulação sistêmica.
No sistema circulatório humano, os vasos sanguíneos são responsáveis pelo transporte do sangue do coração para tecidos e órgãos e vice-versa. Dividem-se em artérias e veias, sendo o sistema arterial composto por artérias e arteríolas que partem do coração levando sangue (rico em O2) aos tecidos e o sistema venoso composto por veias e vênulas que partem levando sangue (rico em CO2) dos tecidos até o coração. As vênulas são suas ramificações, que também se ligam aos capilares. Os capilares são vasos microscópicos responsáveis pela comunicação entre as veias e as artérias.
O coração é a bomba que promove a circulação do sangue pelos vasos sanguíneos, para que, assim, o sangue possa atingir as células corporais. Ele é protegido pelo pericárdio, uma membrana composta por duas camadas, o pericárdio seroso e fibroso. O coração humano pode ser dividido em quatro câmaras: duas superiores (átrios) e duas inferiores (ventrículos). As alterações de pressão definem a abertura e o fechamento das valvas. A seguir (Figura 1), observe um esquema do sistema circulatório humano:

Figura 1. Esquema circulatório 
(http://www.escolovar.org/corpo_circula.htm)
A circulação dos peixes também é considerada fechada como a dos humanos, entretanto consiste em um sistema simples, onde apenas o sangue não oxigenado passa pelo coração. Do coração ele é bombeado para as brânquias que assim passa a ser oxigenado e então distribuído para o corpo. O coração dos peixes possui apenas duas cavidades, um ventrículo e uma aurícula. A câmara receptora é chamada de seio venoso.

Figura 2 - Circulação dos peixes.
(https://matheuswagnerbioifes.files.wordpress.com/2011/04/image003.jpg)


Durante a circulação nos peixes, o sangue passa pela câmara receptora, segue para a aurícula e depois para o ventrículo onde é bombeado para fora do coração passando do cone arterioso para a aorta ventral. Após a aorta ventral segue para a região braquial, é oxigenado passando pelos vasos branquiais aferentes, saindo então das brânquias através das alças coletoras eferentes e vai para aorta dorsal.
Os peixes possuem vários sistemas venosos. Ao entrar no seio venoso de cada lado encontra-se um vaso conhecido como veia cardinal comum ou ducto de Cuvier, que é formado pela fusão das cardinais anteriores e posteriores. Seu sistema porta-renal é formado pela veia caudal e pelas duas veias porta-renais, localizadas lateralmente aos rins (o sangue da região caudal passa da veia caudal para as veias porta-renais que assim entra nos capilares dos rins). O sistema porta-hepático coleta o sangue do estômago e do intestino e devolve para o fígado que depois de passar por uma série de sinusóides, move-se para o seio venoso por meio das veias hepáticas pares.
Nos diferentes grupos de peixes, encontram-se algumas modificações do sistema circulatório.

 Escrito por Mariana Brígida Castro Silva

Referências

SPENCE, Alexandre P. Anatomia Humana Básica. 2. ed. São Paulo: Manole Ltda, 1991. 713 p.



VERÇOSA NICÁCIO, Saulo. Circulação. In: VERÇOSA NICÁCIO, Saulo (Org). Fisiologia Comparada. 1. Ed. Instituto Federal de Alagoas e Depecid, 2011. Cap 03, p.40-41 e 45.