quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Além da audição humana



A audição é uma ferramenta muito importante para diversos seres vivos, e sua interação com o meio ambiente depende dessa habilidade de captar ondas sonoras. Cada organismo possui uma audição adequada para sua sobrevivência.
A orelha é separada em três porções: a orelha externa, a orelha interna e a orelha média, sendo composta por um espaço aéreo onde se encontra o martelo, a bigorna e o estribo, que estão representadas na imagem abaixo. As vibrações sonoras que se propagam pelo ar são captadas pela orelha e direcionadas para a membrana timpânica, que intensifica as vibrações. Juntamente ao tímpano os três ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo, vibram conforme a onda captada e transmitem essa vibração mecânica para o líquido presente na cóclea, que é formada por células ciliadas especialistas em captar vibrações. Os impulsos elétricos formados pelas células ciliadas estimuladas são transmitidos para o nervo coclear, passados ao nervo auditivo até chegarem aos centros auditivos do tronco encefálico e córtex cerebral, onde são processados.

Figura 1: Sistema auditivo humano.


  





                O ouvido humano tem a capacidade de captar ondas com frequências entre 20 e 20.000 Hz. Para ouvirmos frequências sonoras mais altas ou mais baixas que estas precisaríamos de uma estrutura mais eficaz para a captação das ondas sonoras e uma alteração na morfologia da cóclea. Entretanto, alguns mamíferos possuem capacidade auditiva diferenciada, que permite que estes utilizem a audição como principal ferramenta de reconhecimento do ambiente.  Dentre estes mamíferos há um que enxerga o mundo ao seu redor de outra maneira, o morcego. Ele vê através de ondas sonoras emitidas pelas suas potentes cordas vocais e captadas pelo seu sistema auditivo extremamente sensível.


Figura 2: Ecolocalização





O som emitido pelos morcegos possui uma frequência muito alta, além do que os humanos podem ouvir, os chamados ultrassons. A onda sonora emitida percorre o ambiente a frente do morcego e volta para o mesmo conforme os obstáculos encontrados, como uma árvore ou um inseto. O córtex auditivo extremamente desenvolvido capta essas ondas e forma uma espécie de mapa de ecolocalização, além de ser capaz de detectar a velocidade (através do efeito Doppler), a posição, o tamanho e para que direção sua presa está se movendo através da intensidade e do ângulo com que o som é captado  pela sua orelha, que é dotada de complexas dobras que o ajudam a direcionar o som. Essas informações são processadas pelo córtex do animal inconscientemente, do mesmo modo que interpretamos o som que captamos.
 
Algumas espécies de morcegos, que emitem ondas sonoras muito altas, precisam “desligar” seus ouvidos para não ficarem surdos. Essa capacidade se deve a sua cóclea, que é adaptada para captar altas frequências. As células ciliadas internas de sua cóclea necessitam de uma grande inervação para processarem os estímulos sonoros. Há também uma variação em seu ouvido médio, uma vez que morcegos que emitem ondas sonoras de alta frequência possuem, normalmente, um tímpano mais fino do que o tímpano de morcegos que operam em baixas frequências.


Figura 3: Capacidade de detecção de frequência para cada organismo




 
                O tímpano dos morcegos também está associado a três ossículos, estes três ossos estão associados a dois músculos que também estão presentes nos humanos: o músculo tensor do tímpano e o músculo tensor do estribo. Esses músculos são responsáveis por adequar o tímpano de acordo com a frequência sonora a que foram expostos, tanto para proteger o sistema auditivo de sons muito agudos, quanto para melhorar a acústica e perceber sons mais graves.

Escrito por Gustavo Siconello


Referências:

 VILELA, Ana Luisa Miranda. AUDIÇÃO. Disponível em: <http://www.afh.bio.br/sentidos/sentidos3.asp>. Acesso em: 10 nov. 2015.
PACIEVITCH, Thais. Audição. Disponível em: <http://www.infoescola.com/anatomia-humana/audicao/>. Acesso em: 10 nov. 2015.
 SOUZA, Décio Gomes de. FISIOLOGIA DOS MÚSCULOS DA ORELHA MÉDIA. Disponível em: <http://www.dgsotorrinolaringologia.med.br/ouv_fisiol_musc.htm>. Acesso em: 10 nov. 2015.
 HARRIS, Tom. Ver com som. Disponível em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/morcegos2.htm>. Acesso em: 10 nov. 2015.
COMO FUNCIONA A SUPERAUDIÇÃO? | Nerdologia 25. Direção de Atila Iamarino. S.i.: You Tube, 2014. (8 min.), P&B. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=e7NIDznz0H8>. Acesso em: 10 nov. 2015.