sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Câncer mamário em mulheres e cadelas

O sistema linfático é uma rede de linfonodos, órgãos linfoides, tecidos, vasos e capilares linfáticos que produzem e transportam a linfa. Essa rede se distribuiu por todo o corpo e é um importante componente do sistema imunológico.
Os linfonodos são encontrados em várias partes do corpo, como nas axilas, pescoço e virilha no homem, e abaixo do pescoço, nas axilas, ombros, virilha e na parte traseira das pernas nos cachorros.

Figura 1: Distribuição dos linfonodos na mulher (A) e no cachorro (B).

O linfoma é uma das formas mais comuns de câncer que se dá nos vasos linfáticos, sendo que a doença se desenvolve nos linfonodos e é causada pela multiplicação dos linfócitos malignos nos nódulos linfáticos.
O tumor de mama em mulheres é semelhante ao das cadelas. O surgimento do tumor nos dois animais ocorre devido ao crescimento e reprodução rápida e desordenada das células desse órgão. O câncer ocorre quando essas células cancerosas, através dos vasos linfáticos axilares, chegam aos gânglios mamários, havendo um inchaço nesses gânglios, sendo chamado de nódulo.

Figura 2: Localização de um tumor no quadrante superior da mama da mulher (A) e em uma das mamas esquerdas da cadela (B).

 Para a identificação deste tumor, ambos devem fazer o exame do toque periódico nas mamas, no qual a mulher e o dono do cachorro devem com as pontas dos dedos fazer movimentos circulares envolta da mama. Se identificado algum tipo de caroço, ambos devem procurar um médico ginecologista ou veterinário, respectivamente. Para prevenção, mulheres acima dos 40 anos e cadelas acima dos 8 anos de idade devem fazer mamografia pelo menos uma vez por ano, pois acima dessa idade o risco de tumor é maior.

Escrito por Nathália Barbar Cury Rodrigues

Referencias consultadas
AUTOR DESCONHECIDO. ABC da saúde. Câncer de mama. Disponível em <http://www.abcdasaude.com.br/cancerologia/cancer-de-mama>. Acesso em 29 de Nov. 2014.
AUTOR DESCONHECIDO. Aula de Anatomia. Sistema Linfático. Disponível em <http://www.auladeanatomia.com/linfatico/linfa.htm>. Acesso em 25 de Nov. 2014.
AUTOR DESCONHECIDO. Ebah. Câncer de mama. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABS6YAG/cancer-mama>. Acesso em 29 de Nov. 2014.
AUTOR DESCONHECIDO. Portal do dog. Câncer de mama em cadelas. Disponível em <http://portaldodog.com.br/cachorros/saude/cancer-de-mama-em-cadelas/>. Acesso em 29 de Nov. 2014.
LOPES, BERNARDO. UNIVET. Câncer de mama em cadelas. Disponível em <http://www.univetvitoria.com.br/dicas.html>. Acesso em 29 de Nov. 2014

Fontes das imagens
Figura 1A:  http://asaudeeabeleza.blogspot.com.br/2013/05/linfonodos-ou-nodulos-linfaticos.html
Figura 1B: http://petcare.com.br/blog/ganglios-nodulos-inguas-ou-linfonodos-o-que-e-isso/
Figura 2A: http://curiosonow.blogspot.com.br/2014/05/cancer-de-mama.html
Figura 2B: http://portaldodog.com.br/cachorros/saude/cancer-de-mama-em-cadelas/