segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SISTEMA URINÁRIO: UMA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E AVES



O sistema urinário é responsável pela produção, armazenamento e eliminação da urina, composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. O néfron, que é a porção funcional deste sistema, realiza o processo de filtração e localiza-se no parênquima renal. A porção de filtração (corpúsculo renal) situa-se no córtex renal e a porção responsável pela reabsorção adentra a medula renal.
Durante o processo de filtração do sangue e formação da urina, os rins realizam a regulação do volume e composição do sangue, removendo resíduos e produzindo, em seguida, a urina. Os rins excretam diversos resíduos, incluindo por exemplo, o excesso de H+, o que contribui no controle do pH do sangue. Além disso, os rins auxiliam na regulação da pressão arterial, promovendo a secreção da renina, uma enzima que ativa a via renina-angiotensina-aldosterona, capaz de aumentar a pressão arterial em situações em que a esta encontra-se baixa. 

Figura 1: Sistema urinário e sua porção funcional





Os demais órgãos atuam no armazenamento e eliminação da urina produzida nos rins a partir da filtração do sangue. Os ureteres são estruturas responsáveis por conduzirem a urina da pelve renal de um rim até a bexiga urinária. A descida da urina nos ureteres é resultante tanto da gravidade quanto dos movimentos peristálticos de suas paredes musculares.
 A bexiga urinária é um órgão muscular, elástico, oco que se localiza na cavidade pélvica, posteriormente à sínfise púbica. Seu formado varia de acordo com a quantidade de urina armazenada: quando encontra-se vazia possui um aspecto achatado, levemente esticada é esférica, e, de acordo com o aumento do volume de urina, a bexiga torna-se cada vez mais piriforme, ocupando a cavidade abdominal.
A uretra é um tubo pequeno que se dirige do seu óstio interno até o exterior do corpo. Nos homens e nas mulheres este órgão é a porção final do sistema urinário, capaz de eliminar a urina. Além disso, nos homens, a uretra também elimina o sêmen.

Comparando...

Assim como em humanos (fig. 2A), o sistema urinário das aves (fig. 2B) é composto pelos rins e ureteres, e no caso de avestruz e ema, possui também uma estrutura de armazenamento da urina que se assemelha a bexiga urinária humana. Porém, nas aves ocorre a produção do ácido úrico, que tem como precursor a amônia, ao invés de ureia como acontece em humanos.
Os rins humanos são órgãos avermelhados, localizados entre o peritônio e a região posterior do abdome. Já os rins das aves possuem coloração marrom com formato de um retângulo alongado com três divisões: lobo cranial, médio e caudal. São localizados ao lado da coluna vertebral, logo abaixo dos pulmões.
A estrutura interna dos rins humanos é dividida em uma área superficial, com aspecto avermelhado, textura lisa, denominado córtex renal. A estrutura mais interna, possui tonalidade marrom-avermelhado, chamada de medula renal, que é o conjunto de estruturas menores: as pirâmides renais, que desembocam nas papilas renais. Nas aves, os rins também se dividem em regiões cortical e medular. O córtex é constituído por regiões largas, que são mais externas, e a medula pelas hastes dos lóbulos, que são compostas por túbulos coletores em feixes e uma porção inicial dos ureteres.
Os ureteres nas aves são estruturas musculares que se dispõe em cada lado do abdome, responsáveis em transportar a urina dos rins até a cloaca.


Figura 2: Sistema urinário de humanos (A) e aves (B)



Escrito por Lara Parreira de Souza





REFERÊNCIAS:

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

AUTOR DESCONHECIDO. Fisiologia das Aves – Sistema Reprodutor e Urinário. Disponível em: < http://passarinheiro.forums-free.com/fisiologia-das-aves-sistema-reprodutor-e-urinario-t41.html> Acesso em 19 nov.  2015.

CHAGAS, M. A. UFF. Sistema Urinário das Aves. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.uff.br/atlashistovet/Sisturinariogalinha2.htm> Acesso em 20 nov. 2015.

FONTES DE IMAGENS:
Figura 1:
http://www.geocities.ws/CollegePark/Lab/9707/excretor.html

Figura 2A:
http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/Biologia/aparelho_urinario.gif

Figura 2B:
http://www.alunosonline.com.br/biologia/sistema-reprodutor-das-aves.html