sexta-feira, 25 de março de 2016

Sistema Tegumentar: Humanos x Répteis

O sistema tegumentar é composto pela pele (epiderme + derme) e todas suas estruturas anexas. Esse sistema tem a função de proteger todo o corpo e auxilia na manutenção de uma temperatura corporal adequada. Nos seres humanos, a parte mais superficial da pele, denominada epiderme,  é a mais fina, composta de tecido epitelial, já a parte mais profunda, denominada derme, é composta por outro tecido, o conjuntivo.
            A epiderme, composta de tecido epitelial, contém quatro tipos de células: os queratinócitos, produtoras de queratina; os melanócitos, produtoras de melanina; as células de Langerhans, formadas a partir da medula óssea vermelha, participando da resposta imune; e as células de Merkel, menos numerosas e mais profundas, participam do sentido do tato.
Várias camadas compõem a epiderme: a mais profunda é a camada basal, composta por queratinócitos cubóides, dos quais alguns funcionam como células-tronco, há também a presença de filamentos de queratina, melanócitos e células de Merkel e Langerhans. A camada espinhosa é mais externa em relação à camada basal, e possui em média 9 camadas de queratinócitos poliédricos com presença de melanócitos e células de Langerhans. A camada mediana da epiderme á a camada granulosa, composta de, em média, 4 camadas de queratinócitos achatados que se encontram em processo de apoptose, havendo, ainda, a presença de grânulos de proteínas e filamentos de queratina mais evidentes.  A camada lúcida é encontrada apenas na pele grossa ou glabra (palmas das mãos e sola dos pés) e possui uma elevada quantidade de queratina, três a cinco camadas de queratinócitos achatados e mortos. A camada córnea possui entre vinte e cinco a trinta camadas de queratinócitos achatados e mortos e tem suas células substituídas continuamente.
A derme é a parte mais profunda da pele e é composta de um tecido conjuntovo denso não modelado resistente, que contém colágeno e fibras elásticas. Possui, ainda, vasos sanguíneos e nervos. É composta de duas regiões distintas: a região papilar, que consiste em fibras colágenas e elásticas mais finas e apresenta projeções digitiformes chamadas papilas dérmicas; e a região reticular, que está fixada à hipoderme e consiste em feixes de fibras colágenas espessas, fibroblastos, células migratórias,como os macrófagos, e algumas fibras elásticas mais espessas.   
As estruturas anexas da pele são os pelos, glândulas e unhas.
            A hipoderme é uma camada subcutânea com presença de vasos sanguíneos que não faz parte da pele. Essa camada consiste em tecido areolar e adiposo, funcionando como depósito de gordura. Os corpúsculos de Paccini se encontram na camada subcutânea, que são terminações nervosas sensíveis à pressão.

Comparando...

O tegumento dos répteis permite a esses animais uma maior tolerância a ambientes secos. A epiderme destes animais possui queratina e lipídeos com a função de impermeabiliza-la, protegendo o animal contra a desidratação e representando uma adaptação importante da vida desses no ambiente terrestre. Em relação à derme, a epiderme é uma região bem espessa neste grupo, ao contrário do observado em humanos. Geralmente, em Lepidosauria, há presença de uma camada de escamas, trocada periodicamente por controle hormonal e influencias do ambiente. Logo após a troca de pele, a epiderme consiste de um estrato germinativo e de uma geração epidérmica externa formada por cinco camadas. Na região mais superficial existe uma camada acelular espessa com depósitos de β-queratina, a superfície dessa espessa camada é denominada de cutícula externa. Logo abaixo a β-queratina se encontra uma camada média pouco conhecida, e em sequencia, há uma camada rica em α-queratina, de material frouxo e anucleado. Em seguida, se encontra duas camadas de células vivas, sendo a mais externa incorporada futuramente pela camada α, e a interna que se tornará evidente, criando a separação que leva à troca de pele. No final do descanso, o epitélio germinativo forma rapidamente suas camadas internas, e a camada mais externa separa da interna e a muda continua.



REFERÊNCIAS

TORTORA, Gerard J.; GRABOWSKI, Sandra Reynolds. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.a, 2002.


Sistema Tegumentar. Disponível em: <http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/15020224022014Cordados_I_aula_02.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2016.

FIGURA

Sistema Tegumentar. Disponível em: <http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/15020224022014Cordados_I_aula_02.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2016.

Escrito por Mariana Brígida