segunda-feira, 23 de maio de 2016

Aparelho reprodutor feminino humano X galinha

Aparelho reprodutor feminino

O aparelho reprodutor feminino está localizado no interior da cavidade pélvica e é constituído pelas gônadas (ovários) e pelo trato genital feminino (constituído por trompas, útero e vagina). É na fase fetal que acontece a diferenciação e desenvolvimento do sistema reprodutor, mas só na puberdade (transição entre fase infantil e adulta) é que vão ocorrer as alterações funcionais e estruturais para estabelecer a fase reprodutiva.
O ovário é o responsável pelo desenvolvimento dos folículos que contem os gametas, e pela ovulação (acontece uma vez por mês). Além disso, ele também produz hormônios sexuais que vão atuar no trato reprodutivo. A secreção desses hormônios é controlada pelas gonadotrofinas, hormônio luteinizante (LH) e pelo hormônio folículo estimulante (FSH), produzidos pela adenohipófise.
No aparelho genital feminino humano há a presença de dois ovários, onde se encontram folículos em diferentes estágios de desenvolvimento. O ciclo ovariano é divido em três fases, a folicular (pré-ovulatória – 9 a 23 dias), a ovulatória (1 a 3 dias) e a lútea (pós-ovulatória - se inicia após a ovulação e dura em torno de 14 dias, terminando com o inicio da menstruação), nelas há a predominância dos hormônios estrogênio, gonadotrofinas e progesterona respectivamente. O estrogênio vai preparar o trato genital para o transporte de gametas e a fertilização, o pico pré-ovulatório das gonadotrofinas vão fazer com que ocorra a ovulação e a progesterona vai preparar o trato genital para que ocorra a implantação e manutenção do embrião.
O ovócito chega ao trato genital feminino pelas trompas, local onde vai ocorrer a fertilização. Já os espermatozóides chegam ao trato genital pela vagina, e depois vão para o colo uterino  iniciando a migração rumo as trompas ao encontro do ovócito para que ocorra a fecundação e formação do zigoto. O zigoto formado vai passar por diversas etapas de transformação migrando para o útero até se implantar no mesmo e continuar se desenvolvendo até o nascimento do bebê. Caso não haja a fertilização e implantação haverá uma descamação do revestimento interno do útero acompanhada de sangue, constituindo assim a menstruação e consequentemente o inicio de um novo ciclo (desde o primeiro dia da hemorragia). É importante enfatizar que o ciclo uterino acontece em sincronia com ciclo ovariano.


Figura 1. Aparelho reprodutor feminino





 

Figura 2. Ciclo ovariano


Aparelho reprodutor da galinha

O aparelho genital da galinha é composto por um ovário e um oviduto localizados do lado esquerdo da cavidade abdominal desta ave. O ducto esquerdo possui maior número de receptores para estrogênio e é mais sensível a este hormônio quando comparado com o ducto direito. O ovário e o ducto direito são regredidos pela produção de substâncias inibidoras do ducto de Müller pelo ovário (origem do oviduto).
Nas aves apenas um único folículo é ovulado e o óvulo (gema) é liberado dentro de um intervalo mais curto (preferencialmente todos os dias). Além disso, o óvulo de aves quando comparado com os mamíferos, apresenta maior tamanho, pois o embrião deve obter todos os nutrientes para o desenvolvimento embrionário.
Assim como nos humanos, os hormônios nas galinhas desempenham um papel muito importante. Dentre eles, têm-se os hormônios esteróides produzidos pelo ovário e fundamentais para o crescimento e função do trato reprodutivo. A progesterona vai atuar na secreção de albúmen e indução do pico de LH, e os androgênios atuarão na síntese da gema pelo fígado, mobilização de cálcio dos ossos medulares para a glândula da casca e em características sexuais secundárias, como o desenvolvimento de crista e barbela.
As células da granulosa são as principais fontes de progesterona e de pequenas quantidades de androgênios, ao contrário dos humanos, estas não luteinizam, pois não há a necessidade de formação do corpo lúteo, sendo esta uma estrutura associada a gravidez. Já as células da teca produzem androgênios e estradiol.




Figura 3. Aparelho reprodutor da galinha

O oviduto dessas aves é separado anatomicamente em cinco partes (Figura 4):
1- Infundíbulo: capta o óvulo logo após a sua liberação pelo ovário e é o local onde vai ocorrer a fertilização.
2- Magno: local responsável pela secreção de albúmem.
3- Istmo: local onde acontece a formação das membranas da casca.
4- Útero ou glândula da casca: órgão muscular e secretório, onde o fluído é adicionado ao ovo e ocorre a formação da casca do ovo e deposição da cutícula.
5- Vagina: local de passagem do ovo do útero até a cloaca.


Figura 4. Oviduto da galinha

Os espermatozóides ficam armazenados nas glândulas hospedeiras de espermatozóides após a monta, quando, então, se deslocam em via ascendente em direção ao infundíbulo. Estas glândulas hospedeiras estão localizadas nos sítios especializados que se distribuem em dois locais distintos nestas aves. Algumas são encontradas na junção útero-vaginal e as outras se localizam na porção inferior do infundíbulo. Sendo que, as primeiras são consideradas o principal sítio de armazenamento de espermatozóide no oviduto. No infundíbulo é onde vai ocorrer a fertilização.
Os espermatozóides serão armazenados nestas glândulas por um período de 3 a 4 semanas, mas a percentagem de ovos férteis começa a cair dentro de 5 à 7 dias. O período entre a ovulação e a postura do ovo é de aproximadamente 26 horas.
A galinha inicia sua postura (botar ovos) em torno da 17ª e 18ª semana de idade e a maior parte do desenvolvimento embrionário acontece fora do organismo materno.


Escrito por Rafael Galisa de Oliveira


Referências bibliográficas

AIRES, M.M.. Fisiologia / Margarida de Mello Aires. 3.ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2008.
RUTZ, F. et al. Avanços na fisiologia e desempenho reprodutivo de aves domésticas. 2007. Disponível em: <http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/download/307.pdf>. Acesso em: 13 maio 2016.
LOPES, J.C.O. Avicultura. 2011. Disponível em: <http://200.17.98.44/pronatec/wp-content/uploads/2013/06/Avicultura.pdf>. Acesso em: 13 maio 2016.

Fonte das imagens

Figura 1:
http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2013/04/aparelho-reprodutor-feminino.jpg
Figura 2:
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI7QjiRvdg7ggIjhZZyv-7yvpQjJ1aTSLpiC-dbeKDwKlUT-P0X9QGkI0ce67XaBl1TRpNd0un9UxTC54P36RITryOE_Ro-SsvRkKMFfUYNrIGnhbEDHst5bR5ysWkyC_g3NE2Y2eO8fcd/s506/ciclo_ovarico_areal.png
Figura 3:
http://cdn.camaleao.org/2014/11/Trato-reprodutivo-da-f%C3%AAmea-de-frango-galinha-Foto-Universidade-de-Kentucky-College-of-Agriculture.jpg
Figura 4:

 http://static.dicionarioportugues.org/800/oviduto.jpg