domingo, 22 de outubro de 2017

Sistema circulatório: uma comparação entre seres humanos e testudines

Sistema Cardiovascular Humano

Segundo Tortora e Nielsen (2013), o sistema cardiovascular humano é composto por três componentes principais: sangue, coração e vasos sanguíneos. O sangue é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para as células, transporte de nutrientes vindos do trato gastrintestinal, regulação da temperatura do corpo por meio dos vasos sanguíneos. Já o coração tem a função de bombear o sangue para as partes do corpo, e está localizado próximo a linha mediana da cavidade torácica no mediastino.



 Figura 1. Estrutura anatômica do coração humano.

Anatomia e funcionamento do coração humano:

Câmaras do coração:

O coração humano é dividido em quatro câmaras, dois átrios, que são câmaras receptoras, sendo um direito e outro esquerdo. Recebem o sangue vindo dos vasos sanguíneos e dois ventrículos, que se tratam de câmaras de bombeamento, também composto por um ventrículo direito e outro esquerdo, que ejetam o sangue do coração para as artérias.
ü  Átrio direito: Recebe o sangue vindo de três veias (veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário). Possui uma estrutura interna lisa e cristas paralelas denominados músculos pectíneos, que revestem o restante da parede do átrio. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva tricúspide.
ü  Ventrículo direito: Possui uma série de cristas em seu interior chamadas trabéculas cárneas. O sangue passa do ventrículo direito pela valva do tronco pulmonar, para um vaso, chamado tronco pulmonar, que transporta o sangue para os pulmões, onde ocorrerá a oxigenação do sangue.
ü  Átrio esquerdo: Recebe o sangue proveniente dos pulmões através das veias pulmonares, possui estrutura semelhante ao átrio direito. O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo pela valva bicúspide.
ü  Ventrículo esquerdo: Parte mais espessa do coração, contendo também trabéculas cárneas e cordas tendíneas que ancoram as válvulas da valva atrioventricular esquerda aos músculos papilares. O sangue passa do ventrículo esquerdo pela valva da aorta.

Desta maneira em cada contração o coração bombeia o sangue para dois circuitos, formando dois caminhos distintos, também conhecidos como circulação sistêmica, na qual o lado esquerdo do coração recebe sangue oxigenado dos pulmões, o ventrículo esquerdo ejeta o sangue para a aorta que ramifica-se em artérias sistêmicas menores, que  levam o sangue para todos os órgãos do corpo. O outro caminho é a circulação pulmonar, onde o lado direito recebe todo o sangue desoxigenado que retorna da circulação sistêmica. O ventrículo direito ejeta o sangue para o tronco pulmonar, que se ramifica nas artérias pulmonares que levam o sangue para os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas e o sangue recém- oxigenado flui para as veias pulmonares e retorna para o átrio esquerdo.
Os vasos sanguíneos originam-se no coração, formando um sistema extenso de vias tubulares que transportam o sangue para todas as partes do corpo, funcionando como um sistema de irrigação contínua.  Estes vasos compreendem as artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.


Figura 2. Esquema da circulação sistêmica e circulação pulmonar.
Fonte: Tortora e Nielsen (2013)

Sistema Cardiovascular dos Testudines

 Os Testudines são animais vertebrados e de vida longa que caracterizam-se, principalmente, pela presença do casco recobrindo o corpo, e que sofreram poucas mudanças ao longo do processo evolutivo. Atualmente são divididos em dois grandes grupos: os Cryptodira que retraem a cabeça para dentro do casco curvando o pescoço na forma de um S vertical, e os Pleurodira que retraem a cabeça curvando o pescoço horizontalmente.
Os principais representantes desse grupo são as tartarugas e os jabutis.
Segundo Pough et al. (2003), o sistema cardiovascular dos Testudines permite trocas de sangue entre os circuitos pulmonar e sistêmico, essa flexibilidade na rota sanguínea é possível pois as câmaras ventriculares de seu coração possuem continuidade anatômica, em vez de estarem completamente divididas por um septo, como ocorre, por exemplo, nos mamíferos.



Figura 3. Fluxo sanguíneo no coração de um Testudines.
Fonte: Pough  et al.(2003).

Os átrios esquerdo e direito  estão completamente separados e três subcompartimentos  podem ser distinguidos no ventrículo.
Uma crista muscular no centro do coração divide o ventrículo em dois espaços, denominados cavum pulmonale e cavum venosum, essa crista não se funde à parede do ventrículo e assim, o cavum pulmonale e o cavum venosum ficam separados apenas parcialmente. Um terceiro subcompartimento chamado cavum arteriosum, localiza-se dorsalmente ao cavum pulmonale e ao cavum venosum. O cavum arteriosum comunica-se com o cavum venosum por meio de um canal ventricular, então a artéria pulmonar abre-se no cavum pulmonale e os arcos aórticos esquerdo e direito abrem-se no cavum venosum.
O átrio direito recebe o sangue desoxigenado do corpo e esvazia-se no cavum venosum, e o átrio esquerdo recebe sangue oxigenado do pulmão e esvazia-se no cavum arteriosum. Os átrios se contraem, as válvulas atrioventriculares se abrem, permitindo que o sangue flua para o ventrículo, e impedindo que os sangues oxigenado e desoxigenado se misturem.
O ventrículo, então, se contrai e o sangue desoxigenado do cavum pulmonale é expelido através das artérias pulmonares, a válvula atrioventricular direita se fecha, impedindo que o sangue do cavum venosum retorne para o átrio. Neste momento a válvula deixa de bloquear o canal intraventricular, e o sangue oxigenado do  cavum arteriosum flui pelo canal e entra no  cavum venosum. Assim, a parede do ventrículo é pressionada  contra a crista muscular, separando o sangue oxigenado no  cavum venosum do sangue desoxigenado no cavum pulmonale.
Portanto pode-se concluir que as que apesar de terem algumas estruturas semelhantes, o funcionamento torna-se um pouco distinto, pois no humano há um sistema cardiovascular, dividido em dois circuitos separados, cada um com suas próprias estruturas para a oxigenação e distribuição do sangue. Já o sistema cardiovascular dos Testudines permite trocas de sangue entre os dois circuitos (sistêmico e pulmonar), pois em seu coração os câmaras ventriculares possuem continuidade e não são divididos por septos como no humano, além de possuírem estruturas distintas subdivididas no ventrículo chamadas: cavum pulmonale, cavum venosum e cavum arteriosum que recebem e expelem o sangue para o corpo.


 Escrito por Letícia Rodrigues


Referências Bibliográficas

TORTORA, Gerard J.; NIELSEN, Mark T.. Princípios de Anatomia Humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

POUGH, Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.. A Vida dos Vertebrados. 3. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2003 (p.278)