sexta-feira, 9 de outubro de 2015

ANATOMIA COMPARADA: SISTEMA RESPIRATÒRIO HUMANO X AVES

O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas (entrada de oxigênio e eliminação de gás carbônico). Além de funcionar na troca de gases, ele também é responsável pela regulação do pH sanguíneo, contém receptores para o sentido do olfato, filtra o ar inspirado, produz sons e livra o corpo de água e calor, no ar exalado (TORTORA; GRABOWSKI, 2002), também tem grande importância para as reações metabólicas.
            Nos humanos o sistema respiratório apresenta os seguintes órgãos: nariz, que é responsável pelo aquecimento, filtração e umedecimento do ar. A faringe que também faz parte do sistema digestivo e é dividida em três regiões anatômicas a nasofaringe, orofaringe e laringofaringe, e que leva o ar até a laringe, que é um órgão que conecta a faringe com a traqueia, e possui uma cartilagem chamada epiglote que atua como uma válvula impedindo que alimentos atinjam as vias respiratórias, nela também se encontra as cordas vocais que são fundamentais para a fala.
             Em seguida temos a traqueia, que é um tubo elástico de aproximadamente 12 cm, constituído por anéis de cartilagem que termina se bifurcando em dois brônquios principais que penetram nos pulmões, um órgão esponjoso, envolvido por uma camada de tecido protetora chamada pleura. Nos pulmões os brônquios se ramificam em bronquíolos que se ramificam novamente em uma estrutura chamada alvéolo pulmonar, que é a onde se ocorre a hematose (trocas gasosas).


Figura 1 – Esquema respiração Humana.



Fonte: https://www.behance.net/gallery/9048365/Ilustracoes-Corpo-humano

Nas aves a respiração ocorre também através dos pulmões, porém eles são mais rígidos, possuem volume fixo e são localizados dorsalmente na região torácica. A traqueia se divide em brônquios que se ramificam dentro dos pulmões, em tubos chamados de parabrônquios, que são estruturas muito finas irrigadas por capilares. Diferentemente dos humanos as aves não possuem alvéolos pulmonares, mas sim tubos contendo ar que são chamados de capilares aéreos e que partem dos parabrônquios, onde ocorrem as trocas gasosas.
Outra estrutura presente nas aves são os sacos aéreos que se originam de brônquios secundários, e se encontram tanto na região anterior e posterior do animal, e tem função de ventilar ar para os pulmões. Além da ventilação, os sacos aéreos também garantem um fluxo de ar rico em oxigênio, diminuindo o peso e auxiliando assim no voo.  Os sacos aéreos também auxiliam na refrigeração do corpo, pois o voo requer um gasto de energia muito alto, gerando e liberando uma grande quantidade de calor. Esse calor é absorvido pelo ar frio presente nos sacos aéreos, que é eliminado pela traqueia.

Figura 2 – Sistema Respiratório das Aves




Fonte: http://www.mundoeducacao.com/biologia/sistema-respiratorio-das-aves.htm

REFERÊNCIAS

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Sistema Respiratório. Disponível em: <http://www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespiratorio.htm>.
Órgãos do Sistema Respiratório. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Respiracao2.php>.
Sistema Respiratório das Aves. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/biologia/sistema-respiratorio-das-aves.htm>.
Respiração das Aves. Disponível em: <http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/respiracao_aves.htm>.

Escrito por Carolina Monteiro de Almeida