terça-feira, 29 de outubro de 2019

Comparação da Coluna Lombar dos seres humanos com mamíferos aquáticos


A coluna vertebral do ser humano é composta pelo tecido conjuntivo e por ossos, denominados de vértebras, que se estende do crânio até a região da pelve onde se localiza o cóccix, sendo também responsável por dois quintos do peso total do corpo. Ela pode ser dividida em: Cervical, Torácica, Lombar e Pélvica, podendo apresentar diferenças entre os mamíferos. Como uma das estruturas que apresenta diferenças entre os mamíferos quadrúpedes devido às adaptações morfológicas ao longo da evolução, pode-se destacar a coluna lombar. Ela concede ao corpo a sustentação, além de ser responsável por dar a máxima estabilidade para manter a integridade das estruturas neurais e a mobilidade corporal.
A coluna lombar reagiu à flexão em um plano predominante com estreitamento dos corpos vertebrais, sendo que sua torção na região da coluna lombar inferior é suportada nos quadrúpedes e na foca. A incidência de possíveis distúrbios na coluna vertebral resulta na caracterização de que a coluna lombar não é adaptada à locomoção e nem a manter a postura ereta. Porém segundo Putz e Muller-Gerbl, (1996), seguindo a evolução, a coluna vertebral de mamíferos e seres humanos se encaixa nas demandas de biomecânica para manter a estabilidade máxima, proteção das estruturas neurais e a locomoção. O objetivo desta investigação proposta por eles é estabelecer uma correlação detalhada entre as variadas características morfológicas de um coletivo diversificado de vértebras lombares de mamíferos (BOSZCZYK; BOSZCZYK; PUTZ, 2001) e analisar a especialização lombar humana que garantiram o bipedalismo.  
Comparando com os seres humanos, os mamíferos marinhos exibem apenas uma pequena diminuição no diâmetro sagital das suas vértebras. A altura posterior dos corpos vertebrais se encontra entre 2 e 3 cm para os seres humanos, mas geralmente é entre 3 e 5 cm para os demais mamíferos. Todas as espécies, com exceção do golfinho, perderam altura na última vértebra lombar (Fig. 1 A: e, f; Fig. 1 B: k, segundo artigo).



Figura 1: Vista axial das medidas realizadas nas vértebras lombares. B: Vista posterior das medidas realizadas nas vértebras lombares.


Considerando dois mamíferos marinhos, como o golfinho e a foca, ambos possuem placas terminais vertebrais quase redondas, placas paralelas por todo corpo vertebral e exibem um equilíbrio na flexão sagital e lateral durante a propulsão, possuindo placas terminais vertebrais quase redondas (Fig. 10 b, c e 11 b, c, segundo artigo).




Figura 10: Terceira vértebra lombar (b) e sacro (c) da foca.
                                       


Figura 11: Quinta vértebra torácica (esquerda) e terceira lombar (direita) (b) e coluna torácica inferior do golfinho (c).

Contudo, em relação à coluna vertebral, todos os mamíferos examinados sugerem que a coluna lombar se encaixa às demandas biomecânicas específicas desenvolvidas durante a evolução. A coluna lombar dos mamíferos realiza uma flexão comparada ao plano estreito dos corpos vertebrais. Por exemplo, estreitamento sagital das vértebras que se referem aos lombares inferiores em mamíferos quadrúpedes, enquanto o aumento da carga nos ossos axiais excita um aumento na área superficial superior da coluna lombar inferior dos humanos.
Segundo Boszczyk; Boszczyk; Putz (2001) “a individualidade funcional das espécies de mamíferos deve, portanto, ser apreciada quando se considera espinhos não humanos como modelos biomecânicos para humanos. Sob essa luz, um nível altamente avançado de diferenciação da morfologia da coluna lombar é reconhecido para os seres humanos. Pode ser mais razoável atribuir à alta incidência de aflições lombares ao nosso estilo de vida moderno em evolução do que à adaptação morfológica imperfeita”.

Escrito por Lucas Mizuki Leme

Referências:
BOSZCZYK, Bronek M.; BOSZCZYK, Alexandra A.; PUTZ, Reinhard. Comparative and functional anatomy of the mammalian lumbar spine. The Anatomical Record, Revista científica, n. 264, p. 157-168, 28 ago. 2001. DOI https://doi.org/10.1002/ar.1156. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ar.1156. Acesso em: 22 out. 2019.
COLUNA VERTEBRAL. Disponível em: https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/coluna-vertebral/. Acesso em: 24 de Out.2019.

Imagens:
Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ar.115. COMPARATIVE AND FUNCTIONAL ANATOMY OF THE MAMMALIAN LUMBAR SPINE.