domingo, 27 de maio de 2018

Clitóris - peculiaridades da Hiena-Malhada


 O sistema reprodutor feminino é bastante complexo e interessante, carregando consigo órgãos externos e internos. Neste texto buscaremos comparar um órgão externo denominado clitóris em relação a um outro mamífero bastante conhecido da savana africana, a Hiena-malhada (Crocuta crocuta).
 Para começarmos precisamos entender a importância e função do clitóris no sistema reprodutor feminino como um todo, uma pequena estrutura que ocupa um espaço na vulva, que por sua vez engloba todos os órgãos genitais femininos externos. Pois bem, o clitóris apresenta uma parte homóloga ao pênis masculino, denominada de “glande do clitóris”, que por sua vez também responde a estímulos táteis, participando diretamente na excitação sexual feminina. Assim sendo um órgão formado por tecido erétil e nervoso, que se localiza entre os lábios menores, na sua junção, sendo coberto por uma camada de pele chamada de prepúcio do clitóris. Apresenta, ainda, corpos cavernosos semelhantes ao do pênis masculino que se curvaram e fixam ao púbis e ísquio em seus ramos.



FIGURA 1. Sistema reprodutor feminino humano-órgãos externos.

 Todavia mesmo sendo considerado um órgão bastante funcional e importante na excitação feminina, participando diretamente na relação sexual, o clitóris não possui função direta na reprodução, o que o difere na espécie que iremos analisar e comparar, que possui,  por sua vez, um clitóris superdesenvolvido (apelidado de “pseudopênis”) utilizado na reprodução.
 Por anos considerado um animal hermafrodita a hiena-malhada (Crocuta crocuta) possui um órgão bastante curioso e discutido no mundo cientifico, podendo possuir até 17 cm de comprimento, o clitóris da hiena-malhada (Crocuta crocuta) é muito funcional e se tornou tão desenvolvido devido à grande presença de hormônios, como a testosterona. Na hiena o clitóris é utilizado para urinar, não havendo, por meio dele, a liberação de esperma e sua maior função está extremamente ligada à sua reprodução. 




 
FIGURA 2. Clitóris da Hiena Malhada.

 Diferentemente dos humanos, nas hienas-malhadas o clitóris é utilizado na fecundação e no parto do filhote. A fecundação é bastante complicada e peculiar, podendo levar algumas horas, além da fêmea ter que retrair um pouco o seu clitóris, o macho precisa conseguir acertar um “tubo”, que apresenta o mesmo formato do seu pênis. Além disso, o macho não consegue forçar uma relação sexual, pois sem a retração do clitóris da fêmea a penetração não é permitida.  Já no parto a situação complica ainda mais para mães de primeira viagem, que sofrem bastante no parto, devido ao tamanho do filhote e do pequeno tamanho do clitóris, cerca de mais da metade dos filhotes podem ficar presos no “pseudopênis” e sufocam antes mesmo de nascerem, o que também é prejudicial a mãe, vindo até mesmo a ser fatal. Entretanto, depois do ocorrido o “pseudopênis” é levemente rasgado, tornando-se maleável e de fácil passagem, facilitando as próximas gestações.



FIGURA 3. Sistema reprodutor feminino – Hiena Malhada.

 Contudo, então por que ter uma genitália tão controversa?
A resposta pode ser mais complicada do que imaginamos. Acreditavam na ideia de afastar pretendentes, porem as hienas fêmeas já possuem grande dominância e não precisariam da estrutura peculiar para isso. Havia também uma discussão acerca do uso do clitóris para se misturar com os machos e causar confusão, entretanto existem várias outras maneiras de perceber a diferença entre uma hiena macho e fêmea. Com isso depois de vários estudos científicos, não se tem a verdadeira resposta de porquê tal órgão seria funcional para as hienas, já que traz tantas dificuldades e problemas para a fêmea.



 Escrito por Mateus Xavier.

REFERÊNCIAS:

TORTORA, G.J.; NIELSEN, M. Princípios da Anatomia Humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
CUNHA, GR. et al. Urogenital system of the spotted hyena (Cocruta crocuta Erxleben): a functional histological study. J Morphol; 2003 May.
GLICKMAN, SE. et al. Mammalian sexual differentiation: lessons from the spotted hyena. Trends Endocrinol Metab; 2006 Nov.
FRANK, Laurence G.. Evolution of genital masculinization: why do female hyaenas have such a large ‘penis’?. Trends In Ecology & Evolution, [s.l.], v. 12, n. 2, p.58-62, fev. 1997.
CUNHA, Gerald R. et al. Development of the external genitalia: Perspectives from the spotted hyena (Crocuta crocuta). Differentiation, [s.l.], v. 87, n. 1-2, p.4-22, jan. 2014.
FRANKAND, L. G.; GLICKMAN, S. E.. Giving birth through a penile clitoris: parturition and dystocia in the spotted hyaena (Crocuta crocuta). Journal Of Zoology, [s.l.], v. 234, n. 4, p.659-665, dez. 1994.


REFERÊNCIAS DAS FIGURAS: