segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

COMPARAÇÃO ENTRE A MORFOLOGIA DO CORAÇÃO HUMANO E TESTUDINATA


MORFOLOGIA DO CORAÇÃO HUMANO


O coração humano é um órgão relativamente pequeno, no entanto, de extrema importância para a circulação sanguínea, e consequente homeostase corporal. Segundo Tortora 2013, nosso coração é o responsável por bombear cerca de 14.000 litros de sangue por dia, correspondendo a 5 milhões de litros por ano.
Está localizado na linha mediana do corpo com ápice voltado para o lado esquerdo, no mediastino, dentro da cavidade do pericárdio, entre as cavidades pleurais. O coração é formado por três camadas: o Endocárdio, o qual reveste cada câmara do coração; Miocárdio, sendo o próprio músculo estriado cardíaco; e o Epicárdio, revestindo todo o coração. Por fim, o coração é ainda, revestido por uma membrana externa, denominada de Pericárdio.
O coração está dividido em quatro câmaras, das quais duas são de recepção (átrios direito e esquerdo), e duas de expulsão (ventrículos direito e esquerdo), todas separadas pelos septos interatriais, interventriculares ou atrioventriculares. Este último possui as valvas que funcionam como válvulas para passagem do sangue. Entre o átrio e ventrículo direito há a valva denominada tricúspide, constituída por três válvulas, enquanto entre o átrio e ventrículo esquerdos há a valva bicúspide ou mitral, constituída por apenas duas válvulas. Internamente, as câmaras cardíacas são revestidas por músculos pectíneos, no caso dos átrios, e trabéculas cárneas, tratando-se dos ventrículos.
O músculo estriado cardíaco também recebe irrigação sanguínea pelos vasos coronários, os quais originam-se da porção ascendente da artéria aorta.
Dessa forma, o coração recebe sangue desoxigenado do corpo através do átrio direito, bombeia esse sangue ao ventrículo direito por meio da valva tricúspide; Do ventrículo direito o sangue é bombeado aos pulmões através da artéria pulmonar. Ocorre, nos pulmões, a hematose e o sangue é encaminhado ao coração até o átrio esquerdo, que bombeia para o ventrículo esquerdo através da valva mitral ou bicúspide. O sangue oxigenado parte do coração pela artéria aorta e é bombeado para todo o corpo. O sangue desoxigenado volta ao coração, novamente, pelo átrio direito.

Figura 1.Coração humano. 
Disponível em: http://www.anatomiadocorpo.com/sistema-




MORFOLOGIA CORAÇÃO TESTUDINATAS


Os testudines, répteis da ordem Chelonia, são representados pelas tartarugas, cágados e jabutis. Em relação à morfologia interna do coração, os quelônios possuem três câmaras sendo dois átrios e um ventrículo, não totalmente divididos.
            O ventrículo é dividido em outras três câmaras ou “subcompartimentos”, são eles: cavum pulmonale, cavum arteriosum e cavum venosum. Os dois últimos estão conectados pelo canal interventricular, enquanto o primeiro tem localização mais ventral em relação aos outros subcompartimentos, além da abertura para a artéria pulmonar.
 O sistema de irrigação do músculo cardíaco desses animais parte de ramificações da artéria braquiocefálica, dando origem a pequenos vasos coronários, responsáveis pela oxigenação do próprio coração.
 Do ventrículo desses animais partem duas artérias aortas.
Dessa forma, o átrio direito recebe o sangue do seio venoso rico em dióxido de carbono, e bombeia ao cavum venosum através da aba que impede o sangue de retornar, se fechando quando o ventrículo se contrai. Depois, o sangue desoxigenado se encaminha ao cavum pulmonale para fluir até a artéria pulmonar e chegar aos pulmões. Enquanto isso, o sangue oxigenado levado dos pulmões ao átrio esquerdo é bombeado e fica restrito ao cavum arteriosum, aguardando a pressão suficiente para ser encaminhado até a circulação sistêmica (através dos arcos aórticos), cuja resistência é maior do que na circulação pulmonar.



Figura 2. Coração dos quelônios. 
Disponível em:F. Harvey Pough, Christiane M. Janis, John B. Heiser.2008.”Coração Chelonia mydas”. A vida dos vertebrados.  

 

       Dessa forma, é notável que a morfologia do coração dos testudines e do homem tem suas diferenças e similaridades. Em relação às diferenças, do coração humano parte apenas uma artéria aorta que leva o sangue oxigenado a todo corpo, enquanto dos testudines partem duas. Além disso, o ventrículo dos homens não possuem os subcompartimentos que há nos testudines para evitar a mistura de sangue arterial e venoso. Além de diferenciarem-se também na quantidade de câmaras do coração: (3) Testudines, (4) Homem. Em relação às suas similaridades, o músculo estriado cardíaco com a circulação sanguínea pulmonar e sistêmica possuem o mesmo esquema.


·        CURIOSIDADES

        Um estudo demonstrou que o ventrículo da Podocnemis expansa não possui qualquer tipo de divisão! Podocnemis expansa (Tartaruga-da-amazônia) é um dos maiores quelônios de água doce, da América do Sul, possui uma única artéria coronária e corre risco de extinção!
Ao mergulharem, as tartarugas dissipam a atividade da circulação pulmonar, isto é, o sangue participa da circulação sistêmica devido à pressão e alta resistência pulmonar, permitindo que elas permaneçam de baixo da água por um certo período de tempo.



 Figura 3. Podocnemis expansa.  
Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/estado-de-conservacao/7431-repteis-podocnemis-



REFERÊNCIAS

B RAZ, Janine K.f.s. et al. Morfometria do coração e dos vasos da base e sua implicação no mergulho em Chelonia mydasPesquisa Veterinária Brasileira, [s.l.], v. 33, n. 1, p.32-38, dez. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2013001300006.
POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B..
A vida dos vertebrados. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2008.
SANTOS, Andre Luiz Quagliatto et al. Morfologia externa, topografia do coração e comportamento da artéria coronária de Podocnemis expansa (Schweigger, 1812)Bioscience Journal, v. 19, n. 3, 2003.

TORTORA, Gerard J.; NIELSEN, Mark T..
Princípios de Anatomia Humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.