segunda-feira, 30 de abril de 2018

Sistema Circulatório: Humanos x Insetos


Sistema Circulatório Humano
O Sistema Circulatório (cardiovascular) humano é constituído pelo sangue, coração e vasos sanguíneos. O sangue é bombeado pelo coração através dos vasos sanguíneos estabelecendo relações entre as partes do organismo, transportando os gases da respiração, substancias energéticas, eliminando produtos do metabolismo e transportando células de defesa do corpo.
O sistema cardiovascular é dividido em:
·         Vasos sanguíneos:
- artérias: possui paredes espessas que levam sangue dos ventrículos (direito e esquerdo) do coração para todas as partes do corpo.
- arteríolas: são artérias pequenas que regulam o fluxo de sangue para as redes de capilares dos tecidos corporais.
- capilares: são os menores vasos sanguíneos, têm a função de troca devido a sua espessura ser muito fina permitindo a passagem dos gases e substancias para os tecidos envoltos pelos capilares.
- vênulas: possui paredes finas e drenam o sangue capilar e começam o fluxo retrogrado de sangue para o coração.
- veias: possui paredes finas se comparado com as artérias de mesmo diâmetro, elas completam o fluxo retrogrado do sangue levando-o até o coração.
·         Coração: é um órgão muscular oco que representa a parte central do sistema circulatório, está localizado na parte central da caixa torácica, envolto pelo pericárdio (membrana que protege o coração) e é divido em:
- 2 átrios que recebem o sangue rico em gás oxigênio vindo dos pulmões (átrio esquerdo), e o sangue rico em gás carbônico proveniente dos tecidos de todas as partes do corpo (átrio direito). Os átrios são separados pelo septo interatrial.
-2 ventrículos que levam o sangue rico em gás carbônico para os pulmões (ventrículo direito), e o sangue rico em gás oxigênio para todos os tecidos do corpo (ventrículo esquerdo). Os ventrículos são separados pelo septo interventricular.
Os átrios se comunicam com os ventrículos através de valvas que regulam o fluxo sanguíneo e impedem o refluxo, ou seja, a volta do sangue para o átrio no momento da contração do coração.
O coração recebe oxigênio e nutrientes através da circulação coronariana, devido a sua parede espessa os nutrientes e oxigênio não atravessam essas paredes, sendo necessário a circulação coronariana para fazer esse trabalho e levar os nutrientes necessários para o bom funcionamento do miocárdio.



Figura 1- Coração Humano

·         Sangue: é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelos vasos sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados e tem a função de transportar substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regular e proteger o corpo.
A circulação sanguínea humana é fechada e se divide em dois circuitos diferentes: o pulmonar e o sistêmico. A pequena circulação se estabelece entre o coração e os pulmões e a grande circulação se dá pela ligação do coração as demais partes do corpo. Essas duas circulações se dão simultaneamente, a parte direita do coração bombeia sangue para circulação pulmonar e a parte esquerda bombeia o sangue para a grande circulação.




Figura 2- Circulação sanguínea


 Sistema Circulatório dos Insetos
Diferentemente do sistema circulatório humano, nos insetos há a hemolinfa no lugar do sangue, que desempenha um papel parecido com o do sangue, transportando materiais (nutrientes, hormônios e resíduos), e está envolvida na osmorregulação, no equilíbrio de sais minerais e água no organismo. A hemolinfa também é um tecido de armazenamento, atuando como um reservatório de água e produtos da alimentação, como gorduras e carboidratos. Na maioria dos casos a hemolinfa tem papel pouco relevante no transporte de oxigênio e dióxido de carbono, uma vez que a respiração dos insetos é feita pelo sistema traqueal.
De acordo com Triplehorn, C. A.; Jonnson, N. F. (2011, p. 27)

A hemolinfa tem uma função esquelética importante – por exemplo, no processo de muda, na expansão das asas após a última muda e na protrusão de estruturas eversíveis, como vesículas eversíveis e genitália. Também pode funcionar nas defesas internas dos animais na ação fagocítica dos hemocitos contra micro-organismos invasores, no tamponamento de feridas e para isolar alguns corpos estranhos, como endoparasitas.” 

O sistema circulatório dos insetos é aberto, sendo o vaso sanguíneo principal, que muitas vezes é o único presente no sistema, localizado no dorso (costas) do animal, acima do trato alimentar, e se estendendo pelo tórax e abdômen. Em qualquer outro local, que não o vaso sanguíneo principal e outros vasos acessórios, se esses existirem, a hemolinfa flui sem restrição pela cavidade corporal do inseto, a hemocele. A parte posterior do vaso sanguíneo dorsal é dividido por válvulas em uma série de câmaras que constituem o coração, e a parte anterior delgada, que constitui a aorta. No coração há aberturas laterais pareadas chamadas de óstios, um par por câmara cardíaca, por onde a hemolinfa entra no coração. O número de óstios varia em diferentes insetos.
A hemolinfa é movimentada, além do coração, por outras partes do corpo, como a base das pernas e das asas e por órgãos pulsáteis acessórios. Segundo Triplehorn, C. A.; Jonnson, N. F. (2011, p. 27)

“O batimento cardíaco é uma onda peristáltica que começa na extremidade posterior do vaso sanguíneo dorsal e segue para frente. A hemoinfa entra no coração pelos óstios, que são fechados durante a fase sistólica do batimento cardíaco, e é bombeada anteriormente.” 

A hemolinfa é, geralmente, um liquido translucido no qual estão suspensas várias células (os hemócitos). Pode ser amarelada ou esverdeada, mas raramente a hemolinfa será vermelha. A hemolinfa constitui de 5% a 40% do peso corporal do inseto.


Figura 3- Sistema Circulatório do Inseto

Referências Bibliográficas

TORTORA, G.J.; NIELSEN, M. Princípios da Anatomia Humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
TRIPLEHORN, C. A.; JONNSON, N. F. Estudos dos insetos. 7 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Figura 1 (adaptada de): AUTOR DESCONHECIDO. Circulação humana. Disponível em: https://sites.google.com/site/tudoensinomedio/unifei/calendario-1/biologia-3/reinos/fisiologia-animal/circulacao/circulacao-humana. Acesso em 29 abr. 2018.
Figura 2 (adaptada de): Anicio, M. Sistema circulatório. 2013. Disponível em: https://pt.slideshare.net/marcosanicio1/sistema-circulatorio-25250034 Acesso em 29 abr. 2018.

Figura 3 (adaptada de): AUTOR DESCONHECIDO. Artrópodes. 2011. Disponível em: <http://bloggiologia.blogspot.com.br/2011/10/artropodes.html >. Acesso em 30 abr. 2018.