sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Comparando a anatomia dos rins: homem e bovino

O sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, a qual é composta por 95% de água, além de ureia, cloreto de sódio e ácido úrico. Os órgãos responsáveis por esse sistema são os rins, que produzem a urina através da filtração do sangue; os ureteres, que conduzem a urina dos rins até a bexiga; a bexiga, que armazena a urina; e a uretra, a qual expele a urina do corpo.

Figura 1: Morfologia externa do rim do homem (A) e do bovino (B).


Os rins são órgãos pares, que possuem formato de feijão no homem (Fig. 1A), mas nos bovinos são lobulados (Fig. 1B), localizados na cavidade abdominal, um de cada lado da coluna vertebral predominantemente na região lombar em ambos (Fig. 2). Nos bovinos, o rim esquerdo é empurrado na metade direita do abdome pelo grande desenvolvimento do estômago (Fig. 2B).

Figura 2: Sistema urinário no homem (A), incluindo rim, ureteres, bexiga e uretra, e a disposição dos rins no bovino (B).


Esses órgãos têm por função extrair os produtos residuais provenientes do sangue através das suas unidades funcionais, os néfrons. Os néfrons são unidades produtoras de urina e tem seu funcionamento semelhante em humanos e bovinos, possuindo uma cápsula glomerular (cápsula de Bowman), que em seu interior há arteríolas ramificadas formando um emaranhado de capilares, chamado de glomérulo renal. A estrutura do néfron se distribui entre o córtex e a medula renal.

Figura 3: Anatomia interna do rim do homem (A) e do bovino (B), apresentando o córtex, a medula e os lóbulos renais.


Na anatomia interna dos rins é possível observar o córtex e a medula renal (Fig. 3). O córtex emite projeções para a medula, as colunas renais, que separam porções cônicas chamadas de pirâmides. Os ápices das pirâmides são denominados de papilas renais, local em que os ductos coletores se desembocam e por onde a urina escoa para os cálices, a pelve renal e o ureter.

Escrito por: Nathália Barbar Cury Rodrigues

Referencias consultadas
Autor desconhecido. Anatomia veterinária. Órgãos urinários. Ano desconhecido. Disponível em: <http://anato2vet.blogspot.com.br/2013/04/orgaos-urinarios_6.html>. Acesso em: 05 jan. 2015.
Autor desconhecido. Manual Merck. Funcionamentos dos rins e das vias urinárias. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.manualmerck.net/?id=148>. Acesso em: 05 jan. 2015.
SANTOS, V. S. Alunos onlines. Sistema urinário. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/biologia/sistema-urinario.html>. Acesso em: 05 jan. 2015.
SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. 2ª ed. São Paulo: Manole, 1991.

Fonte de imagens
Figura 1A: http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-royalty-free-rim-humano-image20446327
Figura 1B: http://anato2vet.blogspot.com.br/2013/04/orgaos-urinarios_6.html
Figura 2A: http://www.alunosonline.com.br/biologia/sistema-urinario.html
Figura 2B: http://anato2vet.blogspot.com.br/2013/04/orgaos-urinarios_6.html
Figura 3A: http://nantescestabasica.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html

Figura 3B: http://anato2vet.blogspot.com.br/2013/04/orgaos-urinarios_6.html