sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Comparando o útero humano com o da paca (Caniculus paca)

No texto abaixo comparamos o órgão do sistema reprodutor feminino segundo sua localização e morfologia, tendo como base os dados de Reis et al. (2011) e Spence (1991).

Localização
 O útero humano (Fig. 1A) está localizado na pelve, atrás da bexiga urinária e à frente do colo sigmóide e do reto. O peritônio que recobre as faces da bexiga urinária dirige-se para as faces anterior e posterior do útero a partir do assoalho da cavidade pélvica, formando as escavações vesicouterina e retouterina, respectivamente. Por outro lado, o útero das pacas (Fig. 1B) se localiza na região sublombar, caudal aos rins, contínuo aos ovários e às tubas uterinas, estendendo-se até a região próxima a entrada da pelve, onde se posiciona dorsalmente a vesícula urinaria.


Figura 1: Região pélvica humana, onde se localiza o útero atrás da bexiga urinária (A), e região sublombar da paca (Caniculus paca), onde se encontra o útero (U), caudal aos rins (R) e cranial à bexiga (Be) (B).

Morfologia
O útero humano (Fig. 2A) é um órgão ímpar, oco, com forma análoga a uma pêra, e com comprimento entre 6 a 9 cm e espessura de 2 a 3 cm. A porção superior do útero é chamada corpo, onde sua abertura para as tubas uterinas recebe o nome de junção uterotubária. Logo abaixo, o útero se estreita formando o istmo, o qual ao se juntar a vagina adquire uma forma cilíndrica constituindo o colo. A sua abertura na vagina é chamada de óstio do útero. A região em forma de cúpula do corpo uterino, acima e entre os pontos de entrada das tubas uterinas, é chamada de fundo.
O útero de roedores como a paca (Fig. 2B) é formado por dois cornos uterinos retilíneos com comprimento médio de 96,3 mm e 26,0 mm de diâmetro. A parede medial de cada corno uterino converge caudalmente formando um septo interno, o “velum” uterino, que embora incompleto, determina a formação de dois canais cervicais quase individuais, com a presença de dois óstios uterinos internos e apenas um óstio uterino externo que se abre na vagina.

Figura 2: Morfologia do útero humano (A) e do útero da paca (Caniculus paca) (B). U: cornos uterinos; V: vagina; L: ligamento mesométrio; : ligamento intercornual (“velum”).

Escrito por: João Vitor Marani Amaral

Referencias consultadas

MOORE, K. L.; AGUR, A. M. R. Fundamentos de anatomia clínica. 2 ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 580 p., 2004.
REIS, A. C. G. et al. Morfologia do sistema genital feminino da paca (Cuniculus paca, Linnaeus, 1766). Brazilian Journal Veterinary Research Animal Science, São Paulo, v. 48, n. 3, p. 183-191, jun. 2011.
SPENCE, A. P. Anatomia humana básica. Manole: São Paulo, 713 p., 1991.

Fonte das imagens
Figura 1A: http://www2.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/
Figura 1B e 2B: REIS et al. (2011).
Figura 2A: MARTINI, F. H.; TIMMONS, M. J.; TALLITSCH, R. B. Anatomia Humana. 6 ed. Artmed: Porto Alegre, p. 734, 2009.