sexta-feira, 11 de maio de 2018

Semelhanças e diferenças no sistema esquelético: humanos e morcegos.


Sempre aprendemos que o sistema esquelético dos humanos apresenta diversas funções, por exemplo, auxiliar no movimento, e junto com os músculos e as articulações formar o sistema locomotor, além de contribuir também no suporte do corpo e produzir células sanguíneas através da medula óssea, principalmente nos ossos classificados como longos, como fêmur, na perna, e o úmero, no braço.

Figura 1 – Medula óssea e as células sanguíneas produzidas

Na vida adulta, somos formados por um total de 206 ossos, sendo que 80 deles compõem o chamado de "esqueleto axial", constituído pelos ossos da cabeça, pescoço e tórax, além das vértebras, e os outros 126 ossos são encontrados no "esqueleto apendicular", formado pelos membros superiores e os inferiores.

Figura 2 – Esqueleto axial



Figura 3 – Esqueleto apendicular


         Nos morcegos, as características do esqueleto são classificadas assim como a dos humanos, não como o das aves, já que ambos são mamíferos, e é a partir deste fato que podemos seguir com as semelhanças e diferenças. 
       Existe um termo na biologia denominado "homologia", que indica uma estrutura corpórea que teve mesmo desenvolvimento e/ou origem embrionária que outra, porém em outra espécie, mas ambas não precisam necessariamente exercer a mesma função. É o que ocorre com o membro superior humano e a asa do morcego.
O braço humano é formado a partir do úmero, seguindo pelo rádio, ulna, ossos carpos (punho), metacarpos (mão) e falanges (dedos), sendo três em cada um, exceto no dedão, que possui apenas duas. A asa do morcego apresenta os mesmos ossos, porém com comprimentos diferentes. No morcego as falanges são finas e compridas e os dedos são conectados por uma membrana fina e elástica, que também é conectada à perna. Devido a isso, pode-se concluir que ambas as estruturas tiveram mesma origem, mas apresentam diferentes funções, já que o braço humano tem a função de agarrar, e a asa faz o morcego voar.

Figura 4 - Braço humano e asa do morcego

Na imagem acima, as cores representam os ossos de mesmo nome.

         Além dessas duas estruturas, algumas de outros espécimes também são homólogas ao braço humano, como por exemplo a nadadeira de uma baleia, que serve para nadar, e a pata dianteira dos cavalos, que serve principalmente para correr.

Figura 5 – Homologia entre os membros anteriores dos mamíferos





         Em relação as asas das aves e dos insetos, a asa dos morcegos é classificada como análoga, que significa desempenhar a mesma função mas possuir desenvolvimento e/ou origem embrionária diferentes.

Figura 6 – Estruturas análogas


Texto escrito por Maria Clara Lunardi


Referências de imagens:
Figura 1 (adaptada de): AUTOR DESCONHECIDO. Medula óssea. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/o-que-e-leucemia.htm. Acesso em 7 maio 2018.
Figura 2 (adaptada de): AUTOR DESCONHECIDO. Esqueleto axial. Disponível em: https://anatomia-papel-e-caneta.com/sistema-esqueletico/axial-e-apendicular/. Acesso em 7 maio 2018.
Figura 3 (adaptada de): AUTOR DESCONHECIDO. Esqueleto apendicular. Disponível em: https://anatomia-papel-e-caneta.com/sistema-esqueletico/axial-e-apendicular/. Acesso em 7 maio 2018.
Figura 4 (adaptada de): AUTOR DESCONHECIDO. Estruturas homólogas. Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/sistematica-ou-taxonomia/homologia-e-analogia.html. Acesso em 8 maio 2018.
Figura 5 (adaptada de): AUTOR DESCONHECIDO. Homologia entre os membros anteriores dos mamíferos. Disponível em: https://netnature.wordpress.com/2012/05/16/homologia-homoplasia-analogia-convergencia-evolutiva-e-outros-mecanismos-que-favorecem-a-descendencia-com-modificacao/. Acesso em 8 maio 2018.
Figura 6 (adaptada de): AUTOR DESCONHECIDO. Estruturas análogas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/analogia-homologia.htm. Acesso em 8 maio 2018.

Referências:
TORTORA, G.J.; NIELSEN, M. Princípios da Anatomia Humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
BRUSCA, R. C. & BRUSCA, C. G. Invertebrados. Guanabara Koogan, 200