quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Sistemas Genitais dos Mamíferos: Humanos X Marsupiais

           O sistema genital humano tem como objetivo produzir gametas para a reprodução e hormônios sexuais, sendo composto por estruturas internas e externas. O genital masculino é composto externamente por um único pênis, que é o órgão que realiza a copula e o escroto, bolsa onde se localizam os testículos, responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais. Internamente, possui estruturas que amadurecem os espermatozoides e o conduzem até o pênis para serem liberados, como o epidídimo e o canal deferente.
            O sistema genital feminino, além de produzir gametas e hormônios, também fornece local para fertilização e desenvolvimento total do feto, realiza a nutrição do bebê e oferece condições para o parto. É composto por uma vagina, o órgão de copula, ovários, onde são produzidos os gametas femininos e os hormônios sexuais, tubas uterinas, local da fecundação, útero, onde ocorre a gestação e desenvolvimento completo do feto, até o nascimento.
            Após a copula e a liberação o espermatozoide chega aos óvulos que estão na tuba uterina e então ocorre a fecundação, após algumas semanas o zigoto migra para o útero onde se implanta e termina seu desenvolvimento até que esteja pronto para o nascimento.
           

           
 Figura 1. Sistema reprodutor humano 


            Grande maioria dos mamíferos tem a reprodução parecida com a humana, porém um grupo especifico possui um sistema genital totalmente diferente. Nos marsupiais as fêmeas possuem 2 úteros e 3 vaginas, duas laterais que são responsáveis por levar o esperma do macho até os úteros e uma mediana, chamada de canal pseudovaginal, que só se abre durante o parto para os filhotes saírem. O sistema genital masculino também é bastante diferente, os machos possuem o pênis bifurcado para poderem fecundar as duas vaginas das fêmeas ao mesmo tempo, e, ao contrario do humanos, onde o saco escrotal fica atrás do pênis, nos marsupiais o escroto fica a frente do pênis. 

           A gestação humana dura 9 meses e o bebê nasce totalmente desenvolvido, e precisa de menos cuidado parental, já a gestação dos marsupiais ocorre em tempo bem menor, de 8 a 43 dias,  os recém nascidos são pouco desenvolvidos e por isso chamados de altricias (filhotes que necessitam de extremo cuidado parental). Os filhotes nascem muito pequenos, de 2 a 5 cm, não possuem pelos e não enxergam, já seus músculos faciais, a língua e o membros torácicos são totalmente desenvolvidos, assim como o pulmão, porém o desenvolvimento de seu sistema nervoso central é retardado. Quando nascem os filhotes desse grupo se agarram em um mamilo da mãe, localizado no interior do marsúpio, que é como uma bolsa na parte ventral das fêmeas, a qual possui conexão com o canal do parto, assim o filhote ainda prematuro não tem contato com o meio externo, e assim seu desenvolvimento, que pode levar meses ou semanas, é totalmente protegido.





Figura 2. Sistema reprodutor masculino externo do marsupial. E. Escroto anteror; D. Pênis Bifurcado




Figura 3. Bexiga (b), ovários (o), vagina lateral (setas), canal da pseudovagina (*) e o seio urogenital (SU).
1B - Esquema dos órgãos genitais femininos do gambá, vista ventral. Notar o útero duplo (setas cheias), os ovários (O), as vaginas laterais (setas finas), o ureter (u), a bexiga (b), a pseudovagina (*) e o seio urogenital (SU). 




 Figura 4. Filhotes de marsupiais recém nascidos. 




Escrito por Gabriela Eliza dos Santos


Bibliografia


BRITES, Alice Dantas. Marsupiais: Mamíferos como o canguru, o gambá e o coala. 2008. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/marsupiais-mamiferos-como-o-canguru-o-gamba-e-o-coala.htm>. Acesso em: 16 jul. 2017.

MORAES, Paula Louredo. Marsupiais. Disponível em: <http://alunosonline.uol.com.br/biologia/marsupiais.html>. Acesso em: 16 jul. 2017.

TORTORA, Gerard J.; NILSEN, Mark T.. Sistema Respiratorio. In: TORTORA, Gerard J.; NILSEN, Mark T.. Principios de Anatomia Humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2013.



imagens


figura 3: http://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/26782/28565

figura 4:https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/marsupiais-mamiferos-como-o-canguru-o-gamba-e-o-coala.htm