sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sistema digestório e seus mecanismos: humanos, ruminantes e aves

O sistema digestório é responsável por obter dos alimentos ingeridos, os nutrientes necessários para as diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, entre outras.

HUMANOS
O sistema digestório no homem (Fig. 1) é dividido em trato digestório, constituído por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, e órgãos acessórios, como dentes, língua e glândulas anexas (fígado, pâncreas e glândulas salivares).
                                          Figura 1: Constituintes do sistema digestório humano.

A boca está limitada lateralmente pelas bochechas, superiormente pelo palato e inferiormente por músculos que constituem o assoalho da boca. A faringe é um tubo que começa nas narinas internas e estende-se até a cartilagem cricóidea, estando situada atrás das cavidades nasal e oral, acima da laringe e a frente das vértebras cervicais. O esôfago situa-se atrás da traqueia, começando na extremidade inferior da parte laríngea da faringe, passa pelo mediastino, perfura o diafragma pela abertura hiato esofágico, terminando na parte superior do estômago, sendo dividido em porção cervical, torácica e abdominal. O estômago situa-se abaixo do diafragma, com sua maior porção à esquerda do plano mediano, sendo constituído pelas regiões zona cárdica, fundo, corpo e zona pilórica (Fig. 2).
                                               Figura 2: Regiões do estômago humano.

O intestino delgado está dividido nas regiões duodeno, porção primária; jejuno, porção secundária; e íleo, porção terciária. O intestino grosso é a parte terminal do trato digestório, sendo dividida em ceco; cólons ascendente, transverso, descendente e sigmóide; reto e ânus (Fig. 3).
                                          Figura 3: Regiões do intestino grosso humano.

As glândulas salivares são constituídas pela parótida, submandibular e sublingual (Fig. 4). A glândula parótida situa-se adiante da orelha sobre o ramo da mandíbula e o músculo masseter, e seu canal excretor, o ducto parotídeo, abre-se ao nível do 2º molar superior. A submandibular localiza-se anteriormente a parte mais inferior da parótida, protegida pelo corpo da mandíbula, e o seu ducto submandibular abre-se no assoalho da boca, abaixo da língua. A sublingual é a menor das três, situando-se lateral e inferiormente à língua, sob a mucosa que reveste o assoalho da boca, tendo a abertura dos seus ductos sublinguais no assoalho da boca.
                        Figura 4: Glândulas salivares em humano: parótida, submandibular e sublingual.

O fígado está localizado abaixo do diafragma e à direita, embora uma pequena porção ocupe também a metade esquerda do abdome. Este órgão é ainda dividido em lobos direito, caudado, quadrado e esquerdo, e é uma importante glândula exócrina que produz a bile, a qual é armazenada na vesícula biliar, sendo conduzida pelos ductos hepáticos esquerdo e direito. A bile tem a função emulsionar as micelas de gordura e é liberada da vesícula pelo ducto cístico, indo até o duodeno pelo ducto biliar comum ou colédoco (Fig. 5). A vesícula biliar situa-se ao longo da borda direita do lobo quadrado do fígado em uma depressão rasa, e tem a função de armazenar a bile secretada pelo fígado nos intervalos entre as fases ativas da digestão, distribuindo-a para a parte distal do intestino para a digestão e absorção (Fig. 5).
O pâncreas é uma glândula mista que se estende quase transversalmente na parede abdominal posterior, atrás do estômago, desde o duodeno até o baço. Sua extremidade direita, larga, é denominada cabeça, e está unida à parte principal ou corpo, por um colo ligeiramente estreitado, e sua extremidade esquerda, estreita, forma a cauda (Fig. 5).  O pâncreas tem como função exócrina a produção e liberação do suco pancreático, composto basicamente de bicarbonato, o qual age no duodeno como neutralizador do ácido clorídrico proveniente do estômago.
                               Figura 5: Anatomia do fígado, vesícula biliar, pâncreas e seus ductos.

FIQUE ATENTO!
O pâncreas também tem a função endócrina de produzir dois hormônios extremamente importantes para a saúde, a insulina e o glucagon, os quais regulam o nível de glicose no sangue.

MAMÍFEROS RUMINANTES
Os ruminantes são animais herbívoros, portanto ingerem grande quantidade de celulose. O alimento que é ingerido chega ao rúmem (pança) onde ocorre uma digestão preliminar por ação de bactérias e protozoários que ali vivem (Fig. 6). Estes micro-organismos vivem em simbiose com esses mamíferos e produzem enzimas capazes de degradar a celulose (celulases e celobiases). Do rúmem, o alimento passa para o reticulum (barrete), onde, por compressão, formam-se bolos alimentares que são regurgitados e atingem a boca para uma nova mastigação, processo também chamado de ruminação, daí o nome ruminante. Então, o alimento bem mastigado, desce novamente pelo esôfago, passando pelo omaso onde é emulsionado, ficando mais digerido. Em seguida, atinge o abomaso ou coagulador, onde se dá parte da digestão química. Por fim, o duodeno recebe o alimento semi-digerido do coagulador.


                                       Figura 6: Sistema digestório dos mamíferos ruminantes.

O processo digestivo comum, semelhante ao dos humanos e outros mamíferos, ocorre no coagulador. No rúmem, o alimento sofre intensa fermentação por ação microbiana e os produtos da decomposição, principalmente os ácidos acético, propiônico e butírico, são absorvidos e utilizados pelo organismo. A concentração de micro-organismos no rúmem é muito alta e sua participação na nutrição do ruminante é bastante importante. (Fig. 6). Os ruminantes secretam saliva que atua como uma solução tampão, pois tem alto teor de bicarbonato de sódio, cuja finalidade é diminuir a acidez crescente em consequência da fermentação na pança. No caso dos humanos, esse trabalho é feito pelo pâncreas através do suco pancreático.

AVES
As aves consomem os mais variados tipos de alimentos: frutos, néctar, sementes, insetos, vermes, crustáceos, moluscos, peixes e outros pequenos vertebrados. Elas possuem um sistema digestório completo, composto de boca, faringe, esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino, cloaca e órgãos anexos (fígado e pâncreas) (Fig. 7). Ao serem engolidos, os alimentos passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o papo, cuja função é armazenar e amolecer os alimentos. Em seguida vão para o proventrículo, que é o estômago químico das aves, onde os alimentos sofrem a ação de hidrolases e começam a ser digeridos. Passam, então, para a moela (estômago mecânico) que tem paredes grossas e musculosas, onde os alimentos são triturados. Finalmente atingem o intestino, onde as substâncias nutritivas são absorvidas pelo organismo. Os restos metabólicos não aproveitados são transformados em fezes. As aves possuem uma bolsa única, a cloaca, onde desembocam as partes finais dos sistemas digestório, urinário e reprodutor.
                                               Figura 7: Sistema digestório de aves.


Escrito por: Adriele Cristiana e Priscila Ferrari


REFERÊNCIAS CONSULTADAS 
Autor desconhecido. Escola Gurdjieff São Paulo. Disponível em: 
        <http://www.ogrupo.org.br/glandula_pancreas.asp> Acesso em: 06 Jul. 2014.
BRASIL ESCOLA. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biologia/digestao-dos-ruminantes.htmcirculatorio-dos-repteis>. Acesso em: 05 Jul. 2014.
SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. 2ª ed. Tradução: Edson Aparecido Liberti – São Paulo: Manole, 1991.
TOLEDO, M., HERMOSILLA, L. ESGB – Ferramenta para o estudo do sistema gástrico bovino utilizando técnicas de realidade virtual.
TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6.ed. Porto Alegre: Artmed. 2006.

FONTE DAS IMAGENS
Figura 1: http://www.auladeanatomia.com/digestorio/sistemadigestorio.htm
Figura 2: http://www.auladeanatomia.com/digestorio/sistemadigestorio.htm
Figura 3: http://www.auladeanatomia.com/digestorio/sistemadigestorio.htm
Figura 4: http://www.auladeanatomia.com/digestorio/sistemadigestorio.htm
Figura 5: http://atlasdeanatomiahumano.blogspot.com.br/2013_04_01_archive
Figura 6 editada: http://blogdodomdom.blogspot.com.br/2011/07/sistema-digestorio-dos-ruminantes.html e http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=6&min=920&orderby=hitsA&show=10
Figura 7: http://simbiotica.org/digestivo.htm