quinta-feira, 7 de abril de 2016

Sistema circulatório: comparando humanos e insetos



O sistema circulatório humano é um sistema fechado que tem como função o transporte de material nutritivo, oxigênio e gás carbônico, eliminação de produtos do metabolismo, homeostase e interações entre os sistemas e também a defesa do organismo. Possui duas divisões: o sistema cardiovascular, que é composto pelo sangue, coração (bomba propulsora para o sangue), vasos sanguíneos (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias), responsáveis pelo transporte do sangue pelo corpo, e o sistema linfático que consiste em órgãos que participam da resposta imune.
Sendo um sistema fechado, o sangue percorre ininterruptamente um trajeto do coração para as artérias, arteríolas, capilares, e em seguida para as veias, de onde retorna ao coração (SPENCE, 1991). Possui uma grande circulação, chamada sistêmica, que fornece suprimento de sangue rico em O2 e outros nutrientes para todo o organismo, e captura CO2, e uma circulação pulmonar que transporta sangue pobre em O2 para os pulmões, liberando CO2 e recebendo O2, e esse sangue oxigenado volta ao coração para ser bombeado para a circulação sistêmica.



Figura 1: esquema sistema circulatório.


Comparando:
            Nos insetos, diferentemente do obervado em humanos, o sistema circulatório é aberto e sua principal função é o transporte de nutrientes, produtos de excreção e hormônios. No entanto, raramente contém pigmentos respiratórios e, por isso, tem uma capacidade muito baixa de transporte de oxigênio (GULLAN & CRANSTON, 2007).
O aparelho circulatório consta de um vaso pulsátil localizado no dorso do animal, sendo a principal bomba, podendo, a parte anterior, ser chamada de aorta e a posterior de coração (GULLAN & CRANSTON, 2007). Na circulação a hemolinfa que é o meio circulante, geralmente transparente, sai do coração pela aorta e cai em uma cavidade chamada de hemocele, onde ocorreram as trocas nos tecidos e também promovem a irrigação de apêndices como antenas, asas e pernas, e que retorna ao coração por meio de óstios, que são aberturas no vaso dorsal que permitem o fluxo da hemolinfa em uma direção, ou seja, para dentro do mesmo.



Figura 2: sistema circulatório dos insetos.



            Escrito por Carolina Monteiro de Almeida



REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS

GULLAN, P.J.; CRANSTON, P.S. Os insetos: um resumo de entomologia. 3. ed. São Paulo: Roca, 2007. 440 p.
SPENCE, A. P. Anatomia humana básica. 2. Ed. São Paulo: Editora Manole LTDA, 1991. 713 p.
Entomologia geral. Disponível : <http://www.den.ufla.br/attachments/article/70/Fisiologia%20dos%20insetos.pdf>.
Sistema cardiovascular. Disponível em: <http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/angiologia.htm>.

FONTES  DAS IMAGENS IMAGENS

Figura 1: http://gracieteoliveira.pbworks.com/w/page/38326118/Sistema%20circulat%C3%B3rio%20humano%20-%20Beatriz,%20Margarida,%20Rafael%20e%20Rui%20Matos
Figura 2:
http://biologia_ano1_epatv.blogs.sapo.pt/2009/12/28/