sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Diversidades no sistema locomotor: homem versus avestruz

O sistema locomotor, em geral, é constituído por três grandes sistemas: esquelético, articular e muscular, os quais possibilitam os diversos movimentos realizados pelo ser humano e outros animais. O corpo humano pode ser classificado como um sistema complexo, permitindo a realização de forças através da contração muscular, o que faz deste sistema autônomo e independente, realizando desta forma os movimentos.
O sistema esquelético é capaz de dar suporte ao corpo, atuando como arcabouço, movimentação, desempenhando importante papel nos tipos de movimento, proteção, preservando vários órgãos vitais internos de lesões, além de servir também como estoque de vários minerais.
O sistema articular permite que os ossos individualmente possam se unir, ou se articular. De acordo com as classificações, observa-se que 1) as articulações fibrosas são consideradas imóveis, pois há pouco tecido conjuntivo fibroso entre as extremidades dos ossos; 2) nas articulações cartilaginosas, os ossos são unidos por uma cartilagem, que permite realizar movimentos limitados; e 3) as articulações sinoviais são caracterizadas por permitirem grande variedade de movimentos.
O sistema muscular representa cerca de 50% do peso corporal total. Os músculos estão fixados nos ossos, o que permite a movimentação do corpo através da contração e relaxamento deste tecido esquelético.
Apesar de serem descritos separadamente, percebe-se que esses três sistemas estão intimamente ligados, e que a locomoção do corpo, desde o levantamento de uma cadeira, até a corrida de vários quilômetros, depende exclusivamente dessa interligação.
De acordo com a figura 1, nota-se as equivalências anatômicas e funcionais das articulações e ossos entre humanos e aves (avestruz), especialmente em relação aos ossos da cintura pélvica e dos membros inferiores. 

           Figura 1: Comparação dos ossos e articulações da cintura pélvica e membros inferiores entre 
              o homem e o avestruz, em vista lateral.

Um exemplo é o osso tibiotarso no avestruz (Fig. 1), formado pela fusão entre a tíbia e uma fileira proximal dos ossos do tarso. Essa estrutura apresenta-se como o maior osso do membro pélvico, com face lateral à fíbula pouco desenvolvida, articulando-se de maneira proximal com o fêmur. O osso tibiotarso corresponde à tíbia na espécie humana e em outros mamíferos.
Em relação à locomoção, as patas do avestruz são estruturalmente mais adaptadas para os bípedes, pois permitem suportar massa corporal maior e percorrer longas distâncias em maior velocidade. Percebe-se que no avestruz, o tarsometatarso corresponde à junção dos ossos do tarso e metatarso em humanos (Fig. 2). Esta diferença ocorre porque os pés humanos evoluíram com função inicial de segurar galhos e as patas do avestruz com atividade de apoiar, caminhar e correr.

                      Figura 2: Comparação entre os ossos do pé humano e da pata do avestruz.
Escrito por: Lara Parreira de Souza

Referências consultadas
SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. 2ª ed. Tradução: Edson Aparecido Liberti – São Paulo: Manole, 1991.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª ed.
         Porto Alegre: Artmed, 2000.
 AUTOR DESCONHECIDO. Aves em fuga: o que torna as avestruzes tão rápidas?  Disponível em < http://www.scienceinschool.org/2011/issue21/ostrich/portuguese> Acesso em 14 Nov. 2014
LEITE, A. G. B.; SILVÉRIO, L. M. G. S.; SILVA, G. M.; ARAÚJO, A. G. S.; OLIVEIRA, D. Descrição anatômica do esqueleto do avestruz (Struthio camelus): relato de caso. Revista Biotemas, v. 25, n. 4, p. 193-200, 2012.
AUTOR DESCONHECIDO. Deus e a pata do avestruz. Disponível em <http://ciencia.folhadaregiao.com.br/2013/03/deus-e-pata-do-avestruz.html> Acesso em 20 Nov. 2014.

Fonte das imagens
Figura 1: http://www.scienceinschool.org/2011/issue21/ostrich/portuguese
Figura 2: http://ciencia.folhadaregiao.com.br/2013/03/deus-e-pata-do-avestruz.html