sábado, 3 de outubro de 2015

COMPARANDO O SISTEMA RESPIRATÓRIO ENTRE HUMANOS E GAMBÁS (MARSUPIAIS)

Para a realização das diversas atividades metabólicas executadas para produção de moléculas de ATP, a partir da liberação de energia dos nutrientes, as células utilizam O2 e ao mesmo tempo liberam CO2. O sistema respiratório é responsável por esse processo, ou seja, pela realização das trocas gasosas.

Figura 1: Troca gasosa nos alvéolos pulmonares

O sistema respiratório humano é composto basicamente por duas porções: condutora e respiratória. A porção condutora é composta por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, que são responsáveis pela filtração, aquecimento e umidificação do ar, conduzindo-o para dentro dos pulmões; e a porção respiratória, que são os pulmões, possuindo em seu interior os alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas gasosas. Em adultos, o volume da porção condutora é de aproximadamente 150 mililitros, e da porção respiratória entre 5 e 6 litros.

Figura 2: Vias de condução do ar




            Em seres humanos a laringe é uma passagem curta, que faz a conexão da porção laringofaríngea com a traqueia. Localizada na região medial do pescoço, ou seja, anteriormente à quarta até a sexta vértebra cervical. Esta estrutura é constituída por nove cartilagens: a tireoidea, epiglote e cricóidea que são cartilagens isoladas, e três cartilagens formadas em pares, a aritenóidea, cuneiforme e corniculada. As cartilagens pares são importantes devido a influência relacionada à tensão e posicionamento das pregas vocais.
            A epiglote humana é uma estrutura cartilaginosa elástica foliada, envolvida por epitélio. A região inferior afilada, denominada “pecíolo” epiglótico, encontra-se fixado à margem anterior da cartilagem tireóidea e hioidea. A região foliada encontra-se livre para movimentar-se para cima e para baixo. No momento da deglutição, a faringe e a laringe elevam-se, ou seja, ocorre o alargamento da faringe durante a elevação, para o recebimento de líquido ou alimento; e a elevação da laringe promove a movimentação para baixo da epiglote, proporcionando o fechamento da glote, para que nenhuma partícula de alimento possa entrar na laringe. Quando isso acontece, ocorre o reflexo da tosse, para que a partícula seja expelida.

Figura 3: Laringe em humanos: vista anterior e lateral


Comparando...

            A laringe dos gambás, classificados como marsupiais, está localizada na região ventral do pescoço, dorsal à traqueia. Assim como em humanos, a laringe em gambás também é um órgão tubular curto, que faz conexão entre faringe e traqueia. Esta estrutura é dividida em quatro importantes cartilagens: tireoidea, epiglote, aritenóide e cricóide.
            A epiglote é uma cartilagem elástica e flexível, envolvida por mucosas, que tem formato semelhante a uma folha, contendo um ápice pontiagudo, e posicionada na região caudal à raiz da língua. Em situação de repouso, a epiglote inclina-se dorsorostralmente, posterior ao palato mole, podendo inclinar-se em movimento retrógrado para revestir de forma parcial a entrada da laringe quando o animal deglute.

Figura 3: estruturas da laringe de gambá




Escrito por Lara Parreira de Souza

Referências consultadas:

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
BERTASSOLI, B. M.; SANTOS, A. C.; OLIVEIRA, F. D.; OLIVEIRA, D. M.; NETO, A. C. A.; CARVALHO, A. F. Morfologia da laringe e traqueia de gambás (Didelphis sp.). 2013.

Fontes de imagens:

Figura 1:
 http://www.infoescola.com/biologia/sistema-respiratorio/

Figura 2:
http://www.fisiotic.org/essawiki/index.php?title=Ventila%C3%A7%C3%A3o_do_Sistema_Respirat%C3%B3rio

Figura 3:
http://anatomiaonline.com/respiratorio/laringe/laringe.htm

Figura 4:

http://www.revistas.ufg.br/index.php/vet/article/viewFile/17044/14541/105832