sexta-feira, 8 de novembro de 2019

O sistema nervoso humano e de celenterados


Em nós, seres humanos o sistema nervoso tem como função permitir interações entre o organismo e o meio externo, receber, processar, analisar informações e gerar uma resposta adequada. O nosso sistema neural pode ser dividido em Central (encéfalo e medula espinhal) e Periférico (nervos e gânglios). Além de ser dividido em Somático (que controla órgãos voluntários, como músculos esqueléticos e também recebe estímulos externos) e Autônomo (que controla órgãos involuntários como músculos liso e cardíaco). A via de comunicação do sistema nervoso é, principalmente, por meio de neurônios que são células especializadas em conduzir os estímulos nervosos formando uma rede onde cada estimulo externo é acompanhado de uma resposta local.
Acredita-se que as primeiras células nervosas tenham surgido em celenterados, também conhecidos como cnidários. O sistema nervoso das águas-vivas, hidras, e formas afins é difuso formado por neurônios ligados por sinapses, de certa forma bem parecido com o nosso. A rede neural é central, localizada ao redor da boca sem agrupamento anatômico de neurônios, ou seja, sem um centro de comando como conhecemos nosso cérebro. Algumas águas vivas possuem uma estrutura chamada de ropálio que consiste em neurônios sensoriais com função de percepção de luz, movimentos e gravidade. Como não existe um centro de comando, se alfinetarmos um dos tentáculos de uma hidra sua resposta será contrair todos os tentáculos. Diferentemente de nós que quando somos alfinetados sabemos o local certo em que fomos tocados, podendo assim responder adequadamente.
Mas para que o sistema nervoso tenha passado por tantas mudanças, desde apenas algumas células sensoriais e um sistema difuso para uma complexa rede organizada de comunicação e coordenação foi necessário muito tempo de evolução. Como Darwin dizia, os organismos mais adaptados ao ambiente teriam mais chances de sobreviver, deixando mais descendentes. Deste modo foi possível a evolução do sistema nervoso nos organismos de formas tão distintas. 

 

Figura 1: Sistema nervoso - hidra


 

Figura 2: sistema nervoso humano

Escrito por Sofia Nassif Crestani



Referências
 Imagem 1: Sistema nervoso - hidra.         Imagem 2: sistema nervoso - humano
Referências: HICKMAN et al. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.