sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

SISTEMA NERVOSO: HUMANOS X MOLUSCOS



O sistema nervoso é responsável pelas funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. Tem como unidade funcional os neurônios, que comunicam-se por meio das sinapses, sendo por eles que se propagam os impulsos nervosos.


Figura 1- Estrutura do neurônio.




Nos seres humanos, assim como nos demais vertebrados, o sistema nervoso é dividido em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central é composto pela Medula Espinal e Encéfalo. A medula encontra-se organizada em segmentos, protegida pelas vértebras que formam a coluna vertebral. É dividida em segmentos cervical, torácico, lombar e sacral que dão origem a 31 pares de nervos. O encéfalo nos humanos é dividido em: telencéfalo, diencéfalo (tálamo, hipotálamo e epitálamo), cerebelo e tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo) e dá origem a 12 pares de nervos cranianos.


Figura 2- Sistema nervoso Central







 Distribuído por todo corpo encontra-se o sistema nervoso periférico, que está diretamente ligado ao sistema nervoso central por meio de prolongamentos de neurônios, sendo constituído por nervos, gânglios e terminações nervosas. 
 
Figura 3- Sistema nervoso humano



Comparando:

Diferentemente do observado em seres humanos, o sistema nervoso do filo Mollusca é do tipo ganglionar, sendo constituído de conglomerados neuronais, os gânglios. Entretanto, assim como nos seres humanos, os moluscos já apresentam um processo de cefalização, onde os gânglios maiores se localizam centralmente formando gânglios cerebroides, que vão executar um papel de cérebro primitivo, inervando as principais estruturas. A partir dos gânglios cerebroides, aparecem os gânglios periesofágicos que se associam com uma dupla cadeia nervosa ganglionar ventral que inerva os pé,  responsáveis pela locomoção. Possuem também os gânglios viscerais que são responsáveis pela inervação das vísceras.
Os moluscos conhecidos como cefalópodes vão possuir um gânglio cerebroide maior, que pode lembrar o encéfalo de um vertebrado. Possuem os gânglios presentes nos outros moluscos, porém sua cefalização é extrema. A maioria dos gânglios foram deslocados em sentido anterior concentrando-se formando lobos de um cérebro grande, o qual circunda a porção anterior do tubo digestivo.Na maioria dos cefalópodes, grande parte do cérebro está envolvido por um crânio cartilaginoso. É provável que os polvos sejam os invertebrados mais inteligentes, uma vez que aprendem rapidamente atividades que dependem de memória. Eles tem um comportamento de fuga rápido devido a um sistema de fibras nervosas motoras gigantes controlam e sincronizam contrações do músculo do manto.


Figura 4- Gânglios cerebrais dos moluscos.





Escrito por Mariana Bernardes Ribeiro

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SISTEMA NERVOSO. Disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/medicina/sistema-nervoso.htm>. Acesso em: 08 dez. 2015.

 MOLUSCOS (Mollusca). Disponível em: <http://www.infoescola.com/biologia/moluscos-mollusca/>. Acesso em: 08 dez. 2015.

SISTEMA Nervoso. Disponível em: <http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/>. Acesso em: 10 dez. 2015.

BRUSCA, R. C. & BRUSCA, C. G. Invertebrados. Guanabara Koogan, 2007.

FONTES das figuras
Figura 01: Disponível em: < http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/>
Figura 02: Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php>
Figura 03: Disponível em: <http://alunosonline.uol.com.br/biologia/nervos-sistema-nervoso-periferico.html>
Figura 04: Disponível em:< http://pt.slideshare.net/JovemCientista/moluscos-25003286>

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

SISTEMA ESQUELÉTICO: HUMANOS X FELINOS DOMÉSTICOS




O sistema esquelético (também conhecido como sistema ósseo) é composto de ossos e cartilagens, e desempenha várias funções importantes, tais como: sustentação do organismo, proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro), serve como base mecânica para o movimento, promove o armazenamento e liberação de minerais no sangue, a produção de células sanguíneas e armazenamento de triglicerídeos (reserva de energia). 
 Ossos são órgãos esbranquiçados, que unidos aos outros, por intermédio das articulações constituindo o esqueleto. São originados por meio de um processo conhecido como ossificação, a partir de membrana de tecido conjuntivo (periósteo). Os ossos do corpo humano podem ser classificados em: longos (ex.: fêmur), curtos (ex.: ossos do carpo), planos (ex.: costelas), irregulares (ex.: vértebras), pneumáticos (ex.: esfenóide), sesamóides (ex.: patela) e suturais (ex.: suturas do crânio).
O esqueleto humano é dividido em duas partes: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular. O esqueleto axial forma o eixo do corpo e é constituído pelo crânio, coluna vertebral, costelas e esterno; enquanto que o esqueleto apendicular é constituído pelos ossos dos membros superiores e dos membros inferiores. A união das partes ocorre por­­­­ meio das cinturas escapular e pélvica.

Comparando...
Tanto em gatos quanto em humanos, o esqueleto fornece o mesmo conjunto básico de funções. Ambos possuem crânio e mandíbula bem formados, sete vértebras cervicais, uma coluna cervical e quatro membros.
Os humanos, por serem bípedes, possuem quadris e espinha dorsal diferenciados, sendo muito mais sólidos do que os dos felinos, que são quadrúpedes.
O ser humano adulto, apesar de ter um esqueleto cerca de 20 a 25 vezes maior que o tamanho do esqueleto de um gato, tem apenas 206 ossos, enquanto o gato possui entre 230 a 290 ossos, dependendo do comprimento da cauda e do número de dedos. Os ossos extras do felino localizam-se, em sua maioria, na espinha dorsal; estas vértebras são espaçadas e têm um revestimento acolchoado, o que lhes garante bastante flexibilidade para girar, virar e contorcer-se com maior agilidade.
Humanos têm clavículas, enquanto os gatos não. Porém, estes têm um conjunto de ossos avulsos em seus ombros, o que lhes permite entrar em qualquer fenda pela qual a cabeça passe e também alargar a passada durante a corrida, sendo suas patas dianteiras ligadas ao resto do corpo através de músculos.



Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao3.php


Fonte:http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2011/11/o-fascinante-esqueleto-do-gato.html

Curiosidade
Uma das partes anatômicas mais fascinantes do gato são as patas. O contraste entre as suaves almofadas que amortecem quedas e as afiadas garras retráteis dão-nos uma ideia da complexidade e adaptação ao meio atingida por este animal. As garras retráteis são uma característica de quase todos os felinos. A contração do tendão situado na parte inferior do dedo faz com que as garras sejam expostas, enquanto o seu relaxamento, faz com que as poderosas unhas permaneçam escondidas.



Escrito por Natália Cypriano de Carvalho



Referências

BIOLOGIA.COM, Toda. Ossos do Corpo Humano - Sistema Esquelético. Disponível em: <http://www.todabiologia.com/anatomia/ossos.htm>. Acesso em: 04 nov. 2015.

KERDNA. Anatomia Humana: Sistema esquelético. Disponível em: <http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistema-esqueletico.html>. Acesso em: 04 nov. 2015.

ANATOMIA, Aula de. Sistema Esquelético. Disponível em: <http://www.auladeanatomia.com/osteologia/generalidades.htm>. Acesso em: 04 nov. 2015.

MORAES, Paula Louredo. Sistema Esquelético. Disponível em: <http://alunosonline.uol.com.br/biologia/sistema-esqueletico.html>. Acesso em: 04 nov. 2015.

DENISE, Dicas Peludas. O FASCINANTE ESQUELETO DO GATO. 2011. Disponível em: <http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2011/11/o-fascinante-esqueleto-do-gato.html>. Acesso em: 04 nov. 2015.

 GRACE, Kea. Comparação entre o esqueleto humano e de felinos. Traduzido por David Pohl. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/comparacao-entre-esqueleto-humano-felinos-sobre_77998/>. Acesso em: 04 nov. 2015.