quinta-feira, 28 de abril de 2016

Sistema respiratório em répteis: desvendando o jacaré-do-pantanal



O sistema respiratório é responsável por fornecer oxigênio e remover gás carbônico do organismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório, além de estar envolvido no processo de vocalização. A respiração é fundamental para fornecer oxigênio para manter o metabolismo corporal, sendo essencial para a vida.
Em seres humanos, o sistema respiratório é constituído por: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. O ar entra no organismo através do nariz, onde será aquecido, umedecido e filtrado, seguindo através da laringe que é um órgão atuante no sistema digestório e respiratório. Em seguida, o ar e transportado para laringe, um órgão composto por um conjunto de cartilagens, sendo uma cartilagem tireóidea (pomo de adão), uma cricóidea e uma epiglote, e duas aritenóideas, corniculadas e cuneiformes. A epiglote tem a importante função de bloquear a passagem de alimento na via respiratória, encaminhando-o para o esôfago. A laringe apresenta as pregas vocais que geram os sons da vocalização e conduz o ar para os pulmões.
A traqueia é um tubo elástico constituído por anéis de cartilagem em forma de C, que se divide formando os brônquios. Os brônquios, também formados por anéis de cartilagem, entram nos pulmões e se ramificam em brônquios lobares e segmentares, formando, por fim, os bronquíolos. Os alvéolos pulmonares são pequenos sacos localizados no final dos bronquíolos e correspondem ao local onde ocorrem, efetivamente, as trocas gasosas. Os pulmões são envolvidos por uma lâmina denominada pleura e são constituídos pelos bronquíolos, alvéolos e vasos sanguíneos. O diafragma é um músculo que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, como função é auxiliar o processo respiratório.

 Figura 1. Sistema Respiratório em humanos


Comparando
A respiração dos répteis também é pulmonar, de maneira semelhante ao observado em humanos, e seus pulmões apresentam dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória. Seus pulmões não apresentam lobos e são constituídos por parênquima esponjoso e proporcionam aos répteis quantidade suficiente de oxigênio dispensando a respiração por meio da pele que é observada em anfíbios, por exemplo. Na verdade, a grande quantidade de queratina que a pele dos répteis apresenta impossibilita a aquisição de oxigênio por este meio.
Vamos utilizar o Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) como modelo para compreendermos a estrutura do sistema respiratório em répteis:
Assim como em humanos, a entrada do ar acontece pelas narinas, que são aberturas localizadas rostordorsalmente à cavidade nasal que possuem opérculos bem desenvolvidos e não possuem conchas nasais, sendo o ar encaminhado à faringe pelas coanas. A laringe, por sua vez, apresenta uma cartilagem que corresponde à cartilagem tireóidea da laringe humana e duas estruturas corniculadas, correspondentes às cartilagens aritenóides. A traqueia possui trajeto retilíneo, composta por 45 anéis cartilaginosos incompletos e 25 completos. Na entrada da cavidade celomática a traqueia se divide em dois brônquios principais, que, ao entrarem no parênquima pulmonar, se dividem em em vestígios de brônquios secundários.

Figura 2. Laringe do jacaré-do-pantanal. T - Cartilagem Tireóidea; Tq - Traqueia; E - Esôfago; H -Osso Hioide (retirado de ALVES, 2016)

Os pulmões estão localizados na cavidade celomática, no extremo cranial, e possuem formatos diferenciados, sendo o direito mais achatado e longo que o esquerdo. São revestidos por uma fina película de tecido conjuntivo que corresponde à pleura visceral. Na porção dorsomedial do pulmão esquerdo encontra-se uma concavidade que corresponde à “impressão cardíaca”.


Figura 3. Pulmões do jacaré-do-pantanal, demonstrando o ligamento pulmonar. PE - Pulmão Esquerdo; PD - Pulmão Direito; PA - Projeção Apical (retirado de ALVES, 2016)


O parênquima dos pulmões do jacaré-do-pantanal tem aspecto esponjoso, e apresenta múltiplas câmaras.

Escrito por Mariana Bernardes


REFERÊNCIAS

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
ALVES, Ana Cláudia. Descrição morfológica do sistema respiratório e do coração do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare, DAUDIN, 1802) proveniente de zoocriatório. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/handle/1/2164>. Acesso em: 27 abr. 2016.

Textos disponíveis em:http://www.mundoeducacao.com/biologia/sistema-respiratoriodasaves.htm<http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/53561/aves-sistemarespiratorio#!1>< http://www.infoescola.com/biologia/sistema-respiratorio/>< http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/23746/o-sistema-respiratorio-dosrepteis>< http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Repteis.php> Acesso em: 24 de Abril de 2016.
Fonte-figura 1: Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/biologia/sistemarespiratorio-das-aves.htm>

Fonte-figura 2 e 3: ALVES, Ana Cláudia. Descrição morfológica do sistema respiratório e do coração do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare, DAUDIN, 1802) proveniente de zoocriatório. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/handle/1/2164>. Acesso em: 27 abr. 2016.

Fisiologia da respiração: como é a respiração nos insetos?

  O sistema respiratório dos seres humanos é composto pelas vias respiratórias que são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pelos pulmões, que são órgãos bem desenvolvidos (Figura 1). Os seres humanos realizam suas trocas gasosas quase exclusivamente pelo sistema respiratório, embora uma participação muito pequena da pele já tenha sido descrita.  O ar entra pelas cavidades nasais passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e chega até os alvéolos que compõem os pulmões, fazendo as trocas por difusão.




 Ao chegar aos alvéolos, como o ar está rico em O2 e o sangue rico em CO2, ocorre a difusão devido à diferença de concentração dos gases em questão, através das paredes alveolares e capilares (Figura 2).




 
   Os insetos possuem um sistema respiratório diferente dos humanos, pois eles não possuem nariz, nem pulmões e nem o transporte de gases pelo sistema circulatório. O que eles possuem é um conjunto de tubos, cheios de ar, denominados de sistema traqueal, que realiza a troca de gases por todo o corpo através da difusão (Figura 3).



  O ar entra por pequenas aberturas denominadas espiráculos (seta azul da figura 4), que se localizam na lateral do corpo, e é conduzido pelo sistema traqueal, através das traqueias e traquéolas, para chegar às células do corpo. Ao chegar às células o O2 é passado para a mesma através de difusão, e o CO2 é capturado para ser levado ao meio externo pelo mesmo caminho que o oxigênio entrou. Os insetos também possuem sacos aéreos, que estão localizados por todo o corpo e tem função de aumentar e diminuir o volume traqueal, armazenando oxigênio, além de poderem ser utilizados para flutuação ou para o equilíbrio.


  Os insetos apresentam músculos nos espiráculos podendo, assim, controla-los dependendo do ambiente em que se encontram (Figura 5). Por exemplo, se estão em um ambiente seco vão manter os espiráculos fechados para não perder água para o meio externo.





Escrito por Marcela Maruto


REFERÊNCIAS

KARLLA PATRÍCIA. Como os insetos respiram? Disponível em <http://diariodebiologia.com/2011/06/como-os-insetos-respiram/#prettyPhoto> Acesso em 27 de abril de 2016.

RANDALL, D.; BURGGREN, W.; FRENCH, K. Fisiologia Animal: mecanismos e adaptações. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 729 p.

TORTORA, G.J.; Princípios de Anatomia e Fisiologia. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 1047 p.