terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sistema reprodutor e gestação: humanos X cavalo marinho



O sistema reprodutor tem a função de gerar prole em todos os seres vivos. Como quase todos os mamíferos, com exceção dos monotremados, os humanos são seres vivíparos e placentários, cujo processo de fecundação e desenvolvimento do bebê ocorrem dentro do trato reprodutor feminino.

Sistema reprodutor masculino humano:
            É composto por estruturas internas (testículos, epidídimo, ductos ejaculatório e deferente), externas (pênis e escroto) e glândulas anexas (vesícula seminal, próstata e glândulas bulbouretrais).
         Os testículos, localizados no escroto, produzem os espermatozoides que serão armazenados e amadurecidos no epidídimo. O ducto deferente é responsável por conduzir os espermatozoides amadurecidos do epidídimo até as glândulas anexas e uretra. Já as glândulas acessórias são responsáveis pela produção do sêmen nutrindo e auxiliando no transporte dos espermatozoides para o exterior. Cada glândula secretará uma substância diferente: a vesícula seminal, que está localizada na parte póstero-inferior da bexiga e próxima a próstata, secreta um líquido seminal rico em frutose e vitamina C; a secreção prostática é composta por cálcio, zinco e enzimas; as glândulas bulbouretrais secretam uma substância alcalina para proteger os espermatozoides do pH levemente ácido da uretra, já que esta é um canal comum ao sistema urinário e  sistema reprodutor.
          O pênis é o órgão de cópula que depositará o sêmen na vagina para que assim ocorra a reprodução. Este órgão contém em seu interior a uretra e é composto por tecido cavernoso e tecido esponjoso.

Figura 1. Sistema reprodutor masculino
                       

 Sistema reprodutor feminino humano:
            Com a função de secretar hormônios, produzir os óvulos, receber o sêmen, fornecer locar para a nutrição fetal e nutrir o bebê, o sistema reprodutor feminino é composto internamente pelos ovários, tubas uterinas, útero e vagina, e externamente pela vulva.
            Os ovários irão produzir hormônios sexuais e os gametas femininos. As tubas uterinas são ovidutos que possuem fimbrias e numerosos cílios em sua superfície interna, desempenhando a função de captar e transportar o óvulo do ovário até o útero. Normalmente, a fecundação ocorre nas tubas uterinas. O útero é um órgão muscular oco localizado na cavidade pélvica. É neste órgão muscular em que ocorre a gestação protegendo e desenvolvendo o embrião.
            O órgão de cópula feminino é a vagina.

Figura 2. Sistema reprodutor feminino




 Comparando: Cavalo Marinho
O cavalo-marinho é um peixe, da família Syngnathidae e do gênero Hippocampus que agrupa várias outras espécies. Este peixe possui uma reprodução peculiar e bastante diferente da apresentada pelos humanos, pois, no momento da cópula, a fêmea transfere os ovos para a bolsa incubadora do macho que ficará responsável por gerar os filhotes. Esta espécie é uma das poucas em que o macho é responsável pela manutenção dos embriões em desenvolvimento. 
Diferentemente da maior parte dos peixes, a reprodução nos cavalos marinhos ocorre por viviparidade, ou seja, o desenvolvimento embrionário e fetal no interior do corpo de um dos pais. Durante a reprodução a fêmea transfere os ovos para o macho. Ao depositar os ovos na bolsa incubadora masculina a fecundação acontecerá e os embriões irão se desenvolver recebendo oxigênio e nutrientes. Quando as crias já estão desenvolvidas a bolsa do macho se abre e expele por contrações musculares e pressão a sua prole, de centenas a milhares de filhotes. Depois, ele expulsa o revestimento da bolsa, semelhante a uma placenta.
A bolsa de incubação formada do macho é formada por duas pregas de pele, que se estendem ao longo da cauda e que se fecham após receber os ovos transferidos pelas fêmeas. Durante a gestação, o revestimento da bolsa engrossa e enche-se de vasos sanguíneos. 

Figura 3. Cavalo marinho


 Escrito por Mariana Brígida Castro


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.a, 2002.

MANUEL, C. O cavalo marinho. Disponível em: <http://www.mundodosanimais.pt/peixes/cavalo-marinho/>. Acesso em: Novembro de 2015.

BORGES, J.C. Os segredos do cavalo marinho. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/os-segredos-do-cavalo-marinho >. Acesso em: Novembro de 2015.