sexta-feira, 25 de julho de 2014

Comparando a anatomia dos sistemas reprodutores

Os sistemas reprodutores masculino e feminino são formados por uma série de órgãos e glândulas que compõem um conjunto de sistema funcional permitindo a reprodução em diferentes espécies animais.

Sistema Reprodutor Masculino
O sistema reprodutor masculino humano (Fig. 1) é constituído por um par de testículos, as gônadas masculinas, os quais possuem túbulos seminíferos e epidídimo que são dois tubos enovelados que partem dos testículos; o ducto deferente, continuação do ducto ejaculatório, que penetra dentro da próstata e desemboca nas vesículas seminais, as quais são duas bolsas membranosas localizadas acima da próstata. As glândulas bulbouretrais são pequenas, do tamanho de uma ervilha, localizadas próximo ao bulbo do pênis, um órgão erétil e copulador masculino, onde podemos encontrar dois tecidos cilíndricos, os corpos cavernosos e o corpo esponjoso, localizados superior e inferiormente no pênis, respectivamente.
Na extremidade do pênis há a glande que é a cabeça onde está o óstio externo da uretra. Nela há uma pele sensível chamada de prepúcio, que quando estimulada promove o enchimento dos tecidos cilíndricos e enrijecimento do pênis tornando-o ereto.



                                        Figura 1: Sistema reprodutor masculino humano.

     O touro possui em seu sistema reprodutor os mesmos órgãos especificados para o homem (Fig. 2A). As diferenças que são observadas entre estas espécies são:
- o tamanho dos testículos (Fig. 2B): o touro apresenta o tamanho de aproximadamente 12 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro, e o peso aproximado de 300 gramas; enquanto que o homem tem o tamanho médio de 5 cm de comprimento, 2 cm de largura e 3 cm de espessura, e o  peso de 12 gramas.
- o epidídimo no touro também é aderido ao testículo, porém há um só ducto altamente sinuoso;
- o tamanho e formato do pênis, o qual no touro tem a forma cilíndrica em "S" peniano ou flexura sigmoide.

       Figura 2: Sistema genital do touro (A). Detalhe do testículo (B).


Sistema reprodutor feminino
       O sistema reprodutor feminino está vinculado à produção e transporte de óvulos e à acomodação do concepto até o nascimento. Os órgãos femininos que compõem este sistema são os ovários, órgãos reprodutores de gametas; as tubas uterinas; o útero; a vagina e as glândulas anexas (Fig. 3). Os ovários apresentam-se em par, comparável a uma amêndoa com aproximadamente 3 cm de comprimento, 2 cm de largura e 1,5 cm de espessura, presos ao útero e a cavidade pélvica, situados atrás do ligamento largo do útero e abaixo das tubas uterinas, onde estão localizadas em cada lado do ângulo látero-superior do útero, projetando-se lateralmente. As tubas uterinas, anteriormente nomeada como trompas de Falópio, dividem-se em 4 regiões, a intramural ou uterina, presente na parede do útero; istmo, localizada na parte estreita e sucessiva a parte uterina; ampola, parte pouco mais dilatada onde ocorre a fecundação; e infundíbulo, estrutura em forma de funil possuindo as fímbrias que auxiliam na captação do óvulo.
O útero é um órgão muscular oco, localizado na pelve entre a bexiga e o reto, local onde o embrião aloja-se e desenvolve-se. A prega transversal formada pelo peritônio envolve o útero, recobre a bexiga e reflete-se do assoalho e paredes laterais da pelve sobre o útero. Com a forma de pêra invertida, o útero divide-se em três partes: corpo, istmo e colo, e três camadas: endométrio, miométrio e perimétrio.

                                            Figura 3: Sistema reprodutor feminino humano.

A vagina é o órgão da cópula, que recebe o sêmen e serve para o escoamento de sangue menstrual e secreções uterinas, como também dá passagem no parto. O monte do púbis é a elevação mediana, localizada anteriormente à sínfise púbica, composta por tecido adiposo, apresentando pelos de forma característica na puberdade. Os lábios maiores são duas pregas cutâneas que se estendem do monte do púbis ao períneo e delimitam uma fenda acima do pudendo coberto de pelos; enquanto nos lábios menores encontramos o vestíbulo da vagina, o óstio externo da uretra, o óstio da vagina e os orifícios das glândulas vestibulares (Fig. 4).

                                      Figura 4: Órgãos genitais externos femininos humano.

As estruturas eréteis são compostas por tecido erétil. O clitóris apresenta duas extremidades fixadas ao ísquio e ao púbis, formando os ramos do clitóris, os quais se unem para formar o corpo do clitóris, terminando em uma dilatação, a glande do clitóris. Outra estrutura é o bulbo do vestíbulo que não é visível, mas recoberta por músculos bulbo-esponjosos. Quando está preenchida por sangue, dilata-se gerando maior contato entre o pênis e o orifício da vagina. As duas glândulas vestibulares maiores têm os seus ductos abertos na proximidade do vestíbulo da vagina; enquanto as glândulas vestibulares menores apresentam-se em número variável.
As mamas fazem parte do sistema reprodutor feminino (Fig. 5) e localizam-se ventralmente aos músculos da região peitoral, sendo constituídas de parênquima e composta de 15 a 20 lobos piramidais, cujos ápices estão voltados para a superfície. Cada lobo é formado por lóbulos e possuem ductos lactíferos que se abrem na papila mamária, compondo o corpo da mama. Estes ductos desembocam em uma projeção chamada de papila mamária.
                                           Figura 5: Anatomia da mama feminina humana.

O sistema reprodutor feminino das aves é formado pelo ovário e oviduto que se encontram desenvolvidos somente no lado esquerdo (Fig. 6A). Diferente dos mamíferos, deve-se considerar como oviduto da ave (Fig. 6B) a parte do sistema que se estende desde o ovário até a cloaca, incluindo o infundíbulo, magno, istmo, útero e vagina. O ovário esquerdo das aves é firmemente aderido à parede corporal dorsal, colocado intimamente no pólo anterior do rim esquerdo. Com o seu tamanho dependente do estado funcional, o ovário apresenta cor amarelada com matizes rosados e forma arredondada a poligonal. No ovócito o citoplasma torna-se rico em um vitelo amarelo (gema) e o seu material nuclear é chamado de vesícula germinativa, quando localizado no centro da gema, e de disco germinativo após sofrer a migração para a superfície quando então se aplaina.

                            Figura 6: Sistema reprodutor em aves (A). Detalhe do oviduto de aves (B).

CURIOSIDADE!

                                                 Figura 7: Sistema reprodutor do marsupial. 

Os órgãos internos dos mamíferos são muitas vezes semelhantes aos dos homens, mas há uma notável variação. Por exemplo, as cangurus fêmeas têm três vaginas, sendo que as duas vaginas laterais são utilizadas para receber os espermatozoides do macho durante o acasalamento, enquanto a vagina central é usada durante o parto (Fig. 9). Os cangurus machos, por sua vez, têm um pênis com duas pontas para poder inseminar as vaginas laterais.


                                                                                 Escrito por: Adriele Cristiana e Laura Ribeiro

REFERÊNCIAS CONSULTADAS
VILELA, M, A. Anatomia e Fisiologia Humanas. Disponível em: <http://www.afh.bio.br/reprod/reprod1.asp. Acesso em: 22 jul. 2014.
DANTAS, O. A. H.; CEULP/ULBRA. Sistema Genital Masculino. Disponível em: <http://ulbrato.br/morfologia/2011/08/17/sistema-Genital-masculino-e-Feminino>. Acesso em: 22 jul. 2014.
CPT – Manual de Inseminação Artificial. Disponível em: http://www.cptcursospresenciais.com.br/noticias/bovinos>. Acesso em: 23 jul. 2014.
SPENCE, A. P. Anatomia Humana básica. 2ª ed. Tradução: Edson Aparecido Liberti – São Paulo: Manole, 1991.
Fisiologia da reprodução das aves domésticas, Prof. Ismar Araujo de Moraes, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Universidade Federal Fluminense. Disponível em: http://www.uff.br/fisiovet1/Reprod_aves.pdf. Acesso em: 21 jul. 2014.

FONTE DAS IMAGENS
Figura 1: http://www.auladeanatomia.com/genitais/masculino.htm
Figura 2: http://vetclinica.blogspot.com.br/2012/09/aparelho-reprodutor.html
http://www.terrastock.com.br/default.asp?i=br&p=detalhes&cod=a0264
Figura 3:  https://www.google.com.br/search
Figura 4: http://www.auladeanatomia.com/genitais/pudendo.htm
Figura 5: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/
Figura 6: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgKYkAA/avicultura?part=3
http://passarosecia.forumeiros.com/t4-trato-reprodutivo-das-aves
Figura 7: http://slideplayer.com.br/slide/339038