sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sistema digestório em cefalópodes: semelhanças com seres humanos

Para compreendermos a anatomia do sistema digestório cefalópode e suas semelhanças com o sistema digestório humano, é essencial relembrarmos as características estruturais deste sistema. Vamos iniciar analisando a anatomia deste sistema nos seres humanos. 

Sistema digestório humano

Para manter as atividades do organismo em bom funcionamento, os seres humanos precisam captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos danificados, extraindo energias por meio da ingestão de alimentos.
O sistema digestório humano está localizado no peritônio, sendo constituído por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ânus e os órgãos anexos: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua.
A boca é a porção inicial do tubo digestório e onde começa o processo de digestão. Na cavidade própria da boca, está a língua, um órgão muscular, responsável pelo transporte de alimentos e pela gustação. E também os dentes, que são distribuídos em: 8 incisivos, 4 molares, 8 pré-molares e 12 molares, em adultos. Após o alimento ser mastigado e degustado ele é empurrado pela língua até a faringe. A faringe é um túbulo muscular que pertence tanto ao sistema respiratório quanto ao digestório. Quando o alimento chega à faringe, é empurrado até o esôfago por movimentos peristálticos. O esôfago também é um órgão  muscular, que assim como a faringe, empurra o alimento por peristaltismo até o estômago. Quando o alimento chega ao estômago os movimentos peristálticos feitos pelo órgão misturam o bolo alimentar ao suco gástrico. Esse suco contém ácido clorídrico, que mantém a acidez estomacal, dando condição favorável ao trabalho das enzimas do estômago. O suco alimentar resultante da digestão gástrica é denominado quimo (por isso esse processo pode se chamar quimificação). O quimo passa para o intestino por uma válvula chamada piloro. O intestino é um tubo muscular dividido em duas porções, o intestino delgado e o intestino grosso. O intestino delgado se inicia após o estômago e sua primeira porção denomina-se duodeno, onde ocorre a maior parte da digestão dos alimentos. No duodeno são lançados as secreções do fígado (bile) e do pâncreas(suco pancreático), realizando principalmente a digestão química de gorduras, proteínas e carboidratos no quimo. Ao terminar a digestão no duodeno, o conjunto de substâncias resultantes forma um líquido viscoso denominado quilo. A digestão e absorção dos nutrientes continua no jejuno e no íleo (segunda e terceira porções do intestino delgado). Após a digestão total do intestino delgado, o resto do quilo chega ao intestino grosso. Este absorve água e sais minerais nos resíduos alimentares e os leva para a circulação sanguínea. Além disso, algumas bactérias intestinais fermentam e assim decompõem resíduos de alimentos e produzem vitaminas, que são aproveitadas pelo organismo. Nessas atividades, as bactérias produzem gases, e parte deles são absorvidos pelas paredes intestinais e outra é eliminada pelo ânus. O material que não foi digerido nesse processo forma as fezes que são acumuladas no reto e, posteriormente, empurradas por movimentos musculares para fora do ânus.
Caracterização das glândulas anexas:
·         Glândulas salivares: Auxiliam na limpeza da boca e dos dentes, umedecimento e amolecimento dos alimentos, deglutição e digestão inicial. São três: Parótida, sublingual e submaxilar.
·         Fígado: É a maior glândula do organismo, e a função principal digestiva é produzir a bile (uma secreção verde amarelada) para secretar no duodeno. O fígado também metaboliza carboidratos, lipídios e proteínas, e ajuda no processamento de fármacos.
·         Vesícula biliar: Armazenamento de bile.
·         Pâncreas: Tem uma parte exócrina e uma endócrina. Sua parte exócrina produz o suco pancreático que entra no duodeno através dos ductos pancreáticos, e sua parte endócrina produz glucagon e insulina, hormônios responsáveis pelo controle de glicose plasmática.





Figura 1: Órgãos do sistema digestório humano




Sistema digestório dos cefalópodes

Diferentemente dos humanos, os cefalópodes são animais invertebrados, de alto mar e adaptados para uma alimentação raptorial (exclusivamente carnívora). São predadores eficientes rápidos, ágeis, ativos e inteligentes, dificilmente deixam suas presas escaparem.
Ainda que haja uma variação no sistema digestório dos cafalópodes, a grande maioria está em correspondência com um plano comum:





Figura 2: Órgãos do sistema digestório dos cefalópodes


A boca dos cefalópodes se abre para a cavidade bucal, enquanto o esôfago se estende posteriormente até o estômago. Já o intestino sai da região posterior ao estômago e se estende anteriormente até o ânus. Porém, a morfologia, o tamanho e a posição dessas estruturas variam de acordo com a espécie.
Dentro da cavidade bucal dos cefalópodes existe um par de mandíbulas (dorsal e ventral), que formam um bico (similar ao de um papagaio). Esse bico tira pedaços de tecido da presa, que são empurrados pela rádula até o esôfago. A rádula nada mais é do que fileiras transversais e longitudinais de pseudodentes, que têm a função de triturar o alimento, e está localizada na faringe. Essa estrutura funciona de maneira semelhante  aos dentes humanos.

Figura 3: Bico e rádula








                                                    



Semelhante aos humanos, os cefalópodes também possuem glândulas acessórias. Dois pares de glândulas salivares e uma glândula submandibular, se abrem na cavidade bucal esecretam muco. Em algumas espécies estas glândulas também produzem veneno e enzimas proteolíticas, que paralisam a presa.
Depois de passar pela cavidade bucal, o alimento passa da faringe para esôfago que, assim como nos humanos, realiza peristaltismo muscular empurrando o alimento até o estômago. Em algumas espécies o esôfago se expande formando uma estrutura chamada papo, onde o alimento é armazenado e amolecido. Após essa fase o alimento entra no estômago e é misturado a algumas enzimas secretadas pelas glândulas digestivas. As glândulas digestivas dos cefalópodes têm forma de tubo, sendo parte delas diferenciada, desempenhando as mesmas funções do pâncreas e do fígado dos vertebrados. Ambas se abrem no ceco via ductos digestivos chamados hepatopancreáticos. O ceco é uma bolsa, onde ocorre a absorção do alimento e é onde algumas das substâncias produzidas pelas glândulas digestivas são expelidas. Os resíduos restantes da digestão seguem pelo intestino, e a reabsorção ocorre no reto (parte distal do intestino). O que não é aproveitado na digestão é excretado pelo ânus em forma de fezes assim como nos humanos.



Escrito por Thamires Souza


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MOLUSCOS (Mollusca). Disponível em:< http://www.infoescola.com/biologia/moluscos-mollusca/>. Acesso em: 19 abr. 2016

BRUSCA, R. C. & BRUSCA, C. G. Invertebrados. Guanabara Koogan, 2007.

RUPPERT, E. E., FOX, R. S., BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados. ROCA, 2005.

TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª.ed. Porto Alegre: Artmed. 2006.

FONTE DAS IMAGENS

Figura 1: Disponível em:  https://profmariocastro.wordpress.com/2013/06/. Acesso em: 18 abr. 2016
Fiigura 2:Disponível em: http://malaconet.br.tripod.com/nova_pagina_3.htm. Acesso em: 18 abr. 2016

Figura 3: Disponível em: http://simbiotica.org/cefalopoda.htm/. Acesso em: 19 abr. 2016