sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Cartilagens da laringe do quati (Nasua nasua) comparadas com as presentes no homem

A laringe do quati apresenta um vestíbulo seguido pelas pregas vocais e é composta pelas cartilagens tireoidea, epiglote, cricóidea e aritenóidea com o processo corniculado. Já a laringe humana é composta de nove cartilagens, sendo três de forma isolada (cartilagens tireoidea, epiglote e cricóidea) e três em pares (cartilagens aritenóidea, cuneiforme e corniculada).
Abaixo analisamos cada cartilagem e comparamos suas especificidades, tendo como base os resultados de Oliveira e colaboradores (2012).

Cartilagem tireoidea
Nos quatis, a cartilagem tireóidea (Fig. 1A) consiste de duas lâminas laterais de cartilagem hialina, que se encontram ventralmente formando a maior parte do assoalho laríngeo. Consequentemente esta é a maior cartilagem da laringe no quati. Nos humanos, a cartilagem tireóidea (Fig. 1B) também consiste em duas lâminas fundidas de cartilagem hialina, porém elas formam a parede anterior da laringe, conferindo-lhe a forma triangular.

Figura 1: Cartilagem tireoidea do quati (Nasua nasua) (A) e do homem (B). A: vista superior; B: vista anterior; Ct: cartilagem tireoidea.


Cartilagem epiglote
Nos quatis, a cartilagem epiglote (Fig. 2A) consiste em uma pequena haste e uma grande lâmina em forma de folha constituída de cartilagem elástica. Em repouso, a cartilagem epiglótica inclina-se dorsorrostralmente atrás do palato mole. Nos humanos, a cartilagem epiglote (Fig. 2B) é um pedaço de cartilagem elástica foliada recoberta por epitélio. A parte foliada superior e ampla da epiglote está solta e livre para movimentar-se pra baixo e para cima. Durante a deglutição, a laringe se eleva empurrando a epiglote para baixo, tampando assim a glote e evitando o fluxo de alimento para os pulmões.

Figura 2: Cartilagem epiglote do quati (Nasua nasua) (A) e do homem (B). A: vista posterior; B: vista posterior; Ce: cartilagem epiglote.


Cartilagem cricóidea
Nos quatis, a cartilagem cricóidea apresenta um anel e consiste em uma lâmina dorsal expandida (Fig. 3A1) e um arco dorsal mais estreito (Fig. 3A2), sendo os dois constituídos de cartilagem hialina. Nos humanos, a cartilagem cricóidea (Fig. 3B) é um anel também constituído de cartilagem hialina, a qual forma a parede inferior da laringe e está ligada ao primeiro anel de cartilagem da traqueia, servindo como ponto de referência para traqueostomia de emergência.

Figura 3: Cartilagem cricóidea do quati (Nasua nasua) (A) e do homem (B). A1: vista anterior da lâmina (L) e da crista (seta); A2: vista posterior do arco (seta) da cartilagem cricóidea (Cc), bem como a cartilagem aritenóidea (Ca) e o processo corniculado (Pc); B: vista posterior.


Cartilagem aritenóidea
Nos quatis, a cartilagem aritenóidea (Fig. 4A) é constituída de cartilagem hialina, tem forma irregular descrita como piramidal, e possui o processo corniculado que se prolonga dorsomedialmente, formando a margem caudal da entrada da faringe. Enquanto nos humanos, a cartilagem aritenóidea (Fig. 4B) acontece em par, com forma triangular, e é constituída de cartilagem hialina, estando situada na margem súpero-posterior da cartilagem cricóidea. Além disso, essa cartilagem prende-se às pregas vocais e aos músculos intrínsecos da faringe.

Figura 4: Cartilagens aritenóidea e corniculada do quati (Nasua nasua) (A) e do homem (B). A: vista superior da cartilagem aritenóidea (Ca) e o processo corniculado (Pc), bem como do arco (seta) da cartilagem cricóidea (Cc); B: vista posterior.


Cartilagem corniculada
Nos quatis, a cartilagem corniculada (Fig. 4A) está envolvida no processo de corniculação citado na descrição da cartilagem aritenóidea. Nos humanos, a cartilagem corniculada (Fig. 4B) também acontece em par, sendo pedaços cônicos de cartilagem elástica localizados no ápice de cada cartilagem aritenóidea.

 Cartilagem cuneiforme
A cartilagem cuneiforme está presente apenas nos humanos (Fig. 5). Ela aparece em par e é composta por cartilagem elástica em forma de bastão. Sua localização é anterior à cartilagem corniculada e é responsável pela sustentação das pregas vocais e das faces laterais da epiglote.

Figura 5: Vista posterior da cartilagem cuneiforme humana.



Escrito por: João Vitor Marani Amaral


Referências consultadas
Oliveira, V. C. et al. Estudo morfológico do sistema respiratório de quati. Biotemas, Biotemas, v. 25, n. 1, p. 81-92, mar. 2012.
Tortora, G. J. Princípios de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Fonte das imagens
Figuras 1A, 2A, 3A1 e A2 e 4A: Oliveira, V. C. et al. Estudo morfológico do sistema respiratório de quati. Biotemas, Biotemas, v. 25, n. 1, p. 81-92, mar. 2012.