sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Sistema endócrino em humanos e insetos

O sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, regula e controla diversas funções do organismo, como o crescimento de tecidos, o equilíbrio hídrico do corpo, a reprodução e o metabolismo de carboidratos. Este sistema é formado por várias glândulas, chamadas de glândulas endócrinas, as quais secretam hormônios que são lançados na corrente sanguínea em humanos e na hemolinfa em insetos, atingindo diversos órgãos e tecidos, podendo estimular ou inibir as funções metabólicas.

As principais glândulas endócrinas humanas são: pineal, hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas, ovários e testículos (Fig. 1). Em insetos, as principais glândulas são: protoráxicas, ovários, testículos, corpora cardíaca e as células neurosecretoras espalhadas por todo o corpo e ligadas ao sistema nervoso central (Fig. 1).

                               Figura 1. Órgãos do sistema endócrino de humanos e insetos.

Principais glândulas no homem
- Pineal é um pequeno órgão piriforme, cinza-avermelhado, que ocupa uma depressão entre os colículos superiores. Está localizada inferiormente ao esplênio do corpo caloso, separado deste pela tela corioidea do terceiro ventrículo. O corpo mede aproximadamente 8 mm de comprimento, contém cordões e folículos de pinealócitos e células da neuroglia, entre as quais se ramificam muitos vasos sanguíneos e nervos.
- Hipófise é uma pequena glândula também conhecida como pituitária, tem coloração cinza-avermelhado e um corpo ovoide, com o tamanho semelhante a uma ervilha, medindo cerca de 12 mm de diâmetro transverso e 8 mm de diâmetro ântero-posterior, pesando aproximadamente 500 mg. A hipófise está localizada abaixo do hipotálamo, posteriormente ao quiasma óptico, em uma depressão em forma de sela do osso esfenoide, denominada fossa hipofisária.
- Tireoide possui tom vermelho-acastanhado, cerca de 25 g e é altamente vascularizada. Está localizada na região ântero-inferior ao pescoço, ântero-lateralmente à traqueia e logo abaixo da laringe, entre a quinta vértebra cervical e a primeira vértebra torácica. A tireoide possui dois lobos (direito e esquerdo) que são conectados entre si por uma parte central denominada istmo da glândula tireoide.
- Paratireoides são pequenas estruturas ovoides ou lentiformes, marrom-amareladas, pesando cerca de 50 g e geralmente se situando entre as margens do lobo posterior da glândula tireoide e sua cápsula. Geralmente existem duas de cada lado, superior e inferior, cada uma possuindo uma fina cápsula de tecido conjuntivo com septos intraglandulares, mas carecendo de lóbulos.
- Suprarrenais são pequenos corpos amarelados, achatados ântero-posteriormente, situados a cada extremidade superior dos rins, pesando cerca de 7,5 g. Circundadas por tecido conjuntivo contendo muita gordura perinéfrica, são envolvidos pela fáscia renal, mas separadas dos rins por tecido fibroso.
- Pâncreas é um órgão alongado de coloração rósea-acinzentada, com aproximadamente 15 cm de comprimento e 80 g, que se situa transversalmente na parte superior do abdome, posteriormente ao estômago, estendo-se lateralmente a partir do duodeno até o baço, apresentando cabeça, corpo e cauda.
- Gônadas são glândulas sexuais que produzem os gametas (óvulos e espermatozoides) e também secretam hormônios. Existem dois ovários localizados um de cada lado da cavidade pélvica na mulher, e dois testículos  localizados dentro do escroto do homem.

Principais hormônios nos insetos
As principais classes hormonais em insetos são: ecdisteróides, hormônio juvenil e neuro-hormônios. Os ecdisteróides são hormônios que influenciam no processo de muda. As glândulas protorácicas liberam ecdisona, que influencia no crescimento dos indivíduos e regula a ecdise. O hormônio juvenil regula a metamorfose e controla o desenvolvimento reprodutivo. Enquanto os neuro-hormônios regulam a homeostase, o metabolismo, a reprodução dos insetos e a liberação dos hormônios juvenil e ecdisteróides. Na região da cabeça dos insetos, o corpo alado secreta a neotina, promovendo o crescimento e a diferenciação das larvas (Fig. 3).

Figura 2: As diferentes fases dos insetos resultado da ação de hormônios.

No sistema nervoso central dos insetos, incluindo o cérebro, existem células neurossecretoras que sintetizam os neuro-hormônios. A corpora cardíaca produz e armazena neuro-hormônios, liberando-os conforme sua necessidade; enquanto as glândulas protorácicas secretam os ecdisteróides, e a corpora allata secreta o hormônio juvenil.

 Principais hormônios do homem
A hipófise produz a prolactina e atua sobre as glândulas adrenais com os hormônios adrenocorticotrópicos, na tireoide com hormônios tireoideotrópicos, e nas glândulas sexuais com hormônios gonadotróficos. O hipotálamo secreta ocitocina e vasopressina; a paratireoide produz o paratormônio; a tireoide libera tiroxina, tri-iodotironina e calcitocina; o pâncreas libera insulina e glucagon; a suprarrenal secreta aldosterona, andrógenos, glicocorticóides e adrenalina; e a pineal produz a melatonina (Fig. 4).


Figura 4: Resumo das glândulas e a produção de hormônios no homem.


Escrito por: Adriele Cristiana e Maria Paula Carvalho


REFERÊNCIAS CONSULTADAS
Autor Desconhecido. Aula de Anatomia. Disponivel em < http://www.auladeanatomia.com/site/pagina.php?idp=199> Acesso em: 04 Ago. 2014
Autor Desconhecido. Órgãos Endócrinos. 2013. Disponível em: < http://anatovet103.blogspot.com.br/2013/04/o-sistema-endocrino-em-conjunto-com-o.html>. Acesso em: 03 Ago. 2014.
FONSECA, K.; Sistema Endócrino. 2011. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-endocrinico.htm>. Acesso em: 03 Ago. 2014.
MOSCOSO, A.; FONSECA, V.; BRANDÃO, C.; Sistema Endócrino. 2012. Disponível em: < http://fisiobio.blogspot.com.br/2012/12/blogos-sistema-endocrino-e-formado-por.html>. Acesso em: 03 Ago. 2014.

FONTE DAS IMAGENS
Figura 1: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-endocrinico.html
http://fisiobio.blogspot.com.br/2012/12/blogos-sistema-endocrino-e-formado-por.html
Figura 2: http://logosbios.blogspot.com.br/2012_12_01_archive.html
Figura 3: LEHNINGER, A.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 4.ed. São Paulo: Artmed, 2006.