segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Semelhanças entre o sistema reprodutor masculino humano e equino

O sistema reprodutor é responsável pela continuidade da espécie, realizada através da produção dos gametas masculino (espermatozóides) e feminino (óvulo), que se fundem formando o zigoto. O processo de penetração do espermatozóide no óvulo é denominado fertilização. Os órgãos responsáveis pela produção de tais gametas são as gônadas, que nos homens correspondem aos testículos e nas mulheres aos ovários.
O sistema reprodutor masculino humano (Fig. 1) apresenta testículos, que produzem os espermatozóides, e os órgãos responsáveis pelo transporte, nutrição e proteção dos espermatozóides, classificados como órgãos sexuais acessórios, como os epidídimos, os ductos deferentes e o ducto ejaculatório, as glândulas vesículas seminais, próstata e bulbouretrais, além do pênis e do escroto. 

                                Figura 1: Sistema genital masculino humano, em vista anterior.

O sistema genital masculino dos equinos (Fig. 2) é constituído por dois testículos apoiados pelo cordão espermático e o músculo cremaster externo, ductos deferentes conectados a ampola, glândulas acessórias (vesiculares, prostática e bulbouretrais), músculos isquiocavernoso, bulboesponjoso e retrator do pênis, uretra associada, e o pênis que realiza a cópula. 

     Figura 2: Aparelho reprodutor de equino, em vista lateral.


Os testículos dos homens (Fig. 3A) estão situados no interior do escroto, uma bolsa de pele localizada inferiormente ao períneo e anteriormente ao ânus. A derme do escroto contém uma camada de músculo liso, o músculo dartos, e outra camada de músculo esquelético, o músculo cremaster (Fig. 1). A contração do músculo dartos faz com que o escroto tenha um aspecto enrugado, enquanto a contração do cremaster durante a excitação sexual e em resposta a mudanças de temperatura tensiona o escroto e traciona os testículos na direção do corpo.
O testículo é um órgão em formado oval, coberto por uma cápsula de tecido conjuntivo, a túnica albugínea, a qual possui septos que separam os testículos em lóbulos (Fig. 3A). Cada lóbulo comporta diversos túbulos seminíferos que possuem células germinativas, onde através do processo de espermatogênese os espermatozoides são desenvolvidos e a testosterona é produzida. Os túbulos seminíferos dos compartimentos ligam-se formando o túbulo seminífero reto, os quais reunidos constituem a rede testicular. Através dessa rede, emergem os ductos eferentes, que saem do testículo para adentrar no epidídimo (Fig. 3).


                                Figura 3: Morfologia interna do testículo do homem (A) e equino (B).

Nos equinos, os testículos estão localizados na região prepúbica, finalizado no escroto. O formato, assim como no homem, também é ovóide, porém são considerados comprimidos quando observados transversalmente. A superfície do testículo dos equinos é coberta por uma túnica serosa, denominada de túnica vaginal, sob a qual encontra-se a túnica albugínea, constituída de tecido fibroso e fibras musculares lisas. Através dela, são emitidas trabéculas que estendem-se no interior do parênquima testicular, nutrindo e dividindo os testículos em lóbulos (Fig. 3B). Nos equinos, o parênquima do testículo é composto por túbulos seminíferos que são sustentados por tecido conjuntivo frouxo intralobular. Esses túbulos, inicialmente, são denominados contorcidos, devido ao formato, que posteriormente unem-se a outros, constituindo os túbulos seminíferos retos. Assim, estes unem-se a túbulos adjacentes, dirigindo-se a parte cranial da borda inserida da glândula, formando os ductos eferentes maiores, que perfuram a túnica albugínea, penetrando na cabeça do epidídimo.

Escrito por Lara Parreira de Souza

Referências consultadas
AGNE, G. F. Ultrassonografia do aparelho genital masculino do equino. 2011. (Trabalho de conclusão do curso de Medicina Veterinária), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.
GETTY, ROBERT. SISSON/GROSSAMAN. Anatomia dos animais domésticos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. 2ª ed. Tradução: Edson Aparecido Liberti – São Paulo: Manole, 1991.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Fonte de imagens
Figura 1: http://www.auladeanatomia.com/genitais/escroto.htm
Figura 2: https://jjvet.wordpress.com/2013/01/
Figura 3A: http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
Figura 3B: AGNE, 2011