quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Sistema Digestório: cães X gatos

O sistema digestivo é composto por um longo tubo muscular que se inicia nos lábios e termina no ânus. Entre essas duas estruturas são encontradas a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, que também compõem o tudo digestivo. Além do tubo o sistema digestivo também conta com um conjunto de órgãos acessórios, composto pelos dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. Os dentes participam da digestão mecânica do alimento, a língua auxilia na mastigação e deglutição, e os demais órgãos liberaram suas secreções no tubo digestivo, auxiliando na digestão do alimento. O sistema digestivo é responsável pela ingestão, secreção, mistura e propulsão, absorção e defecção.

Figura 1: Aparelho digestório humano.




Cães X Gatos

Em cães e gatos o transito do alimento acontece de maneira rápida. Na boca, eles apresentam dentes molares pontiagudos e as glândulas sublinguais, parótidas, zigomáticas e mandibulares são as responsáveis pela salivação. A secreção da saliva varia de acordo com o tipo de alimentação, a taxa de secreção e outros fatores. O pH da saliva desses animais varia entre 7,34 e 7,8.

Figura 2: Glândulas salivares do cão (A) e glândulas salivares do gato (B)




O estômago distende-se durante a refeição, armazenando o alimento e produzindo um muco, composto por enzimas responsáveis pela digestão do alimento. A secreção gástrica é influenciada pela ingestão protéica e quantidade de alimento ingerida, sendo que, o pH pode variar de acordo com a composição da dieta desses animais e capacidade tamponante do alimento.
O tempo de liberação do quimo para o intestino delgado varia entre esses dois animais. Nos cães, o tempo varia de 72 a 240 minutos e nos gatos, de 25 a 449 minutos. Esse tempo varia de acordo com o conteúdo energético da dieta, viscosidade do alimento, tamanho das partículas, ingestão de água, tamanho da refeição, tipo de dieta e outros fatores.
O intestino delgado tem, em média, 3,9 m em cães e 2 m em gatos. Já o intestino grosso, mede em torno de 0,6 m e 0,4 m, respectivamente. No intestino delgado, acontece a digestão enzimática e a absorção do fluido contendo monômeros + água, vitaminas e minerais liberados dos alimentos. No caso dos cães com peso médio de 20Kg, há a absorção de 3L desse fluido por dia e o pH do intestino delgado varia entre 5,7 e 6,4. Já no intestino grosso acontece a absorção de eletrólitos e água, e nele acontece a fermentação de compostos que escapam à digestão enzimática.

Figura 3: Aparelho digestório do cão (A) e aparelho digestório do gato (B)


 


Os cães geralmente comem poucas refeições, de tamanho variável, e a maioria das raças tem hábitos alimentares diurnos e selecionam dietas com mais proteína. Os gatos comem de 10 a 20 refeições por dia e tem hábitos alimentares diurnos e noturnos. Eles bebem menos água do que os cães. Em ambos, a palatabilidade, a fome e o estresse, são fatores de influencia na seletividade do alimento.


Leia mais em...
The Evolutionary Basis for the Feeding Behavior of Domestic Dogs (Canis familiaris) and Cats (Felis catus) - John W. S. Bradshaw / Link: http://jn.nutrition.org/content/136/7/1927S.full
 



Escrito por Rafael Galisa


Referências:
TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Princípios de anatomia e fisiologia. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Fisiologia digestiva de cães e gatos – introdução, Disponível em:
 <http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/zootecnia/lucianohauschild/fisiologia-digestiva-caes-e-gatos.pdf>.


Fonte de imagens:
Figura 1: http://files.revista-biogenese.webnode.pt/200000003-ca701cab98/sistema-digestivo.png

Figura 2 (A-B): http://slideplayer.com.br/slide/355355/

Figura 3 A:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4LniIRZ1_HciwIwFI4TgO3PGrgCGKmltqicS0TReR0BUDa3wTie4YIF_-DbwoHFJDxVzio8FGQwSe9ho3l3iMrGWQ0FOlSx2tuFvmB-0IY_bLA9uPBL1w4KFrGim0QWCKlzJAGc1G1vU/s320/dog+stomach.jpg


Figura 3 B: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiz33nnUZRGAvyDsane6WvayakvtlriTHikkOZCwBORNg3xqB9uRQIkGAPdt1q_2sqFYWSi9uEb-KLYVyXq3v5IWEvgEGWT_kcnZ3klmQO-p95iCvBxH75YHzQICUefKB_dNcH4VhrlEjZe/s1600/pordentro.jpg