quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Comparando o sistema tegumentar de humano e felino

A pele desempenha um papel importante na homeostase do corpo, assegurando assim a continuação da atividade das células. Dentre as suas funções destacam-se a proteção, formando uma barreira física que impede a entrada de micro-organismos; a regulação da temperatura do corpo, impedindo a perda de água; e a proteção da entrada de outras substâncias.
A pele é caracterizada por três camadas superpostas (Fig. 1), as quais são descritas a seguir:
- Epiderme: camada externa constituída por aglomerados de células justapostas, não contendo vasos sanguíneos e que está em renovação constante;
- Derme: camada intermediária composta essencialmente de fibras de colágeno e elastina, irrigada por vasos sanguíneos e linfáticos, e onde se localizam os nervos;
- Hipoderme: camada constituída pelo tecido adiposo que desempenha importante papel na proteção de órgãos internos contra traumas e perda de calor.


Figura 1: Camadas que compõem o sistema tegumentar.

Os anexos da pele são estruturas que se originam por invaginação da epiderme na derme, sendo eles representados pelos pelos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e unhas. Nestas invaginações originam-se pequenos órgãos denominados folículos pilosos (Fig. 2). As glândulas sebáceas produzem o sebo, que é composto por várias substâncias que atuam como lubrificantes naturais dos pelos, evitando que fiquem quebradiços (Figs. 1 e 2). As glândulas sudoríparas são encontradas por todo o corpo (Fig. 1), com exceção das mucosas e lábios, e são responsáveis pela secreção do suor, substância esta que contém água, eletrólitos, sódio, potássio, ureia, amônia e ácido úrico. As unhas são placas de células fortemente queratinizadas, que crescem nas superfícies dorsais das falanges terminais dos dedos (Fig. 2).


 Figura 2: Anexos da pele: pelo e unha.

CURIOSIDADE!
No homem, a perda de água pela pele, processo chamado de desidratação, inicia-se por volta dos 25 anos e está acompanhada da diminuição de fibras de colágeno, proteína que garante a sua elasticidade.

Pelos e garras em gatos
O pelo no gato tem a função de regular de forma eficiente sua temperatura corporal e o ajuda a se camuflar no meio ambiente para fuga de predadores. Na verdade, os gatos possuem duas camadas de pelo, uma camada interna mais curta que o isola termicamente e uma camada externa maior que o mantém seco. O pelo de um gato selvagem, como o guepardo, cria uma camuflagem que o ajuda a caçar.
As unhas em animais têm funções importantes na defesa e na sua sobrevivência. No homem, além de protegerem as pontas dos dedos de todo o tipo de golpes e agressões, as unhas servem para esfregar, arranhar, como um meio instintivo de defesa perante uma situação de perigo, e em utilizações cotidianas como apertar, separar, dobrar e muitas outras ações que necessitem de alguma precisão. Nos gatos, as garras (Fig. 3) são ferramentas importantes durante uma caçada. Na maior parte do tempo, permanecem retraídas e despercebidas, pois estão envolvidas em pele e pelo, sendo que os guepardos são os únicos gatos que não podem retrair suas garras. As garras são muito afiadas, capazes de cortar e abrir uma presa ou arranhar um adversário. Assim, gatos mantêm suas garras afiadas, retraindo-as quando não estão sendo usadas e afiando-as em objetos ou troncos de árvores, por exemplo.


Figura 3: Garras de gato doméstico.

Por outro lado, as vibrissas (Fig. 4), comumente chamadas de “bigode”, ajudam o gato a medir distâncias entre dois objetos antes de decidir espremer-se entre eles ou movimentar-se mais livremente no escuro, além de auxiliá-los na detecção de pequenas perturbações na atmosfera. Nas narinas humanas também encontramos vibrissas que se localizam no interior das narinas, porém têm a função de ajudar na filtração do ar inspirado.

Figura 4: Vibrissas em gato doméstico e em narinas humanas.


Escrito por: Laura Ribeiro e Priscila Ferrari


REFERÊNCIAS CONSULTADAS
DINH H, D.; EHOW. Traduzido por ARAÚJO, A.; EHOW BRASIL. Educação e Ciência: Sistema Tegumentar em Gatos. Ano desconhecido. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/sistema-tegumentar-gato-fatos_59443/> Acesso em: 10 Ago. 2014.
KERDNA; Anatomia Humana: Sistema Tegumentar. Ano desconhecido. Disponível em: http://anatomia-humana.info/mos/view/Sistema_Tegumentar/ Acesso em: 10 Ago. 2014.
MOI, R. C. Envelhecimento do Sistema Tegumentar: Revisão Sistemática da Literatura. 2004. Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-18052004-103619/en.php> Acesso em: 09 Ago. 2014.
WECKER, J. E.; Sistema tegumentar: Aula de Anatomia, Ano desconhecido. Disponível em:
<http://www.auladeanatomia.com/tegumentar/tegumentar.htm> Acesso em: 10 Ago. 2014.
MEDIPEDIA.; Unhas. Ano desconhecido. Disponível em:<http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=455#sthash.ht0v1LFJ.dpuf>  Acesso em: 11 Ago. 2014.
WEEBLY.; Anatomia Humana: Sistema Respiratório, Ano desconhecido. Disponível em:< http://anatomia.weebly.com/respiratoria.html> Acesso em: 11 Ago.2014.

FONTE DAS IMAGENS
Figura 1: http://tcnicaemesteticamuriel.blogspot.com.br/2012/08/a-pele-e-suas-funcoes.html
Figura 2: http://corpohumano1.webnode.pt/sistemas/sistema-tegumentar-2/
Figura 3:
http://petboutiquemacherie.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

Figura 4: http://www.operariosdaweb.com.br/pra-que-serve-o-bigode-dos-gatos/ e http://blog.h1n1.influenza.bvsalud.org/pt/2010/01/18/transmissao-do-influenza-aviario-restrita-pelo-nariz-frio/