quinta-feira, 12 de julho de 2018

Celacanto: nadadeiras lobadas e membros superiores dos tetrápodas


O sistema locomotor carrega consigo bastante importância e fatos evolutivos que nos comprovam e mostram a veracidade da teoria da evolução. Neste texto iremos analisar os membros de uma espécie considerada um fóssil vivo, fazendo uma comparação direta com os membros superiores.
O celacanto, um peixe considerado por muitos anos extinto, depois de ser descoberto causou grande alvoroço no mundo da biologia, pois trazia consigo algumas características interessantes a se analisar. Sendo um peixe do grupo dos Sarcopterígios, possui nadadeiras lobadas e carnosas, que se movimentavam exatamente iguais a um membro de um vertebrado terrestre. Entretanto, mesmo apresentando tais peculiaridades, não utiliza de suas nadadeiras para se movimentar no fundo do mar, e sim para nadar como um peixe comum, vivendo normalmente em profundezas oceânicas.


 Figura 1


  Como apresentado anteriormente, o celacanto possui nadadeiras lobadas e carnosas, o que nos remete instantaneamente à comparação aos membros superiores dos animais terrestres vivos, como por exemplo, os hominídeos.
  Nos membros superiores humano temos a clavícula e escápula que formam o cíngulo do membro superior, tendo também o esqueleto do antebraço, onde possuímos a ulna e o rádio que se associam ao úmero que por sua vez faz parte do esqueleto do braço, participando também dos membros superiores temos o esqueleto da mão, com ossos carpais, metacarpais e falanges. 


Figura 2

  O celacanto, como bom Sarcopterídio, apresenta uma formação totalmente diferente dos outros peixes em suas nadadeiras, tendo, além de membro com ossos, músculos associados a estes, dando a etimologia do nome Sarcopterídios.
  Por muitos considerado um animal de transição entre o ambiente marinho e terrestre, os celacantos são bastante peculiares e complexos, nos remetendo a ideia de que o possui um ancestral em comum em uma linhagem evolutiva que provavelmente deu origem aos tetrápodes. Vivendo em ambientes extremamente específicos, sua observação é complexa e difícil, vindo a ser, portanto, um animal poucas vezes observado e de pouca riqueza, estando sob um sério risco de ameaça. Existem vários desenhos feitos por pescadores e moradores de lugares onde tais exemplares foram encontrados, todos com uma mesma aparência e característica em comum, as nadadeiras lobadas e carnosas.

Figura 3

  Os membros do celacanto se movimentam da mesma maneira de um animal terrestre, possuindo uma articulação de ossos bastante interessante, que pode remeter a um primórdio de articulação entre radio, ulna e úmero, havendo também outros ossos que, por sua vez, se relacionam aos ossos do esqueleto da mão e ao cíngulo do membro superior. Além de possuir articulações de ossos parecidas, seus locais de fixação e as distancias entre tais são bastante indutivas, tendo ossos medias, proximais, distais e até inserção de ossos e músculo, remetendo uma característica ancestral dos tetrápodes viventes, incluindo humanos. 


Figura 4



Escrito por Mateus Xavier

 



Referências :
TORTORA, G.J.; NIELSEN, M. Princípios da Anatomia Humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
CUPELLO, Camila et al. Lung anatomy and histology of the extant coelacanth shed light on the loss of air-breathing during deep-water adaptation in actinistians. Royal Society Open Science, [s.l.], v. 4, n. 3, p.1-161030, mar. 2017. The Royal Society. 


Referências das Figuras:
Figura 4: http://www.karencarr.com/larger.php?CID=512