sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Diabetes mellitus: uma doença que se manifesta em diversas espécies

O diabetes mellitus é uma desordem metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por hiperglicemia crônica com distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, resultante da incapacidade ou insuficiência na produção ou ação da insulina, a qual é um hormônio produzido e secretado pelo pâncreas.

O pâncreas é uma glândula mista, pois possui atividade endócrina, sintetizando e secretando hormônios que serão encaminhados para os vasos sanguíneos, como é o caso da insulina, e exócrina, produzindo e secretando enzimas digestivas e bicarbonato na forma de suco pancreático que será liberado no intestino delgado pela papila duodenal juntamente com a bile produzida pelo fígado (Fig. 1).

Figura 1: Porções endócrina e exócrina do pâncreas.


















Em seres humanos, o pâncreas está localizado na parte superior da cavidade abdominal e posterior ao estômago (Fig. 2A), enquanto nos cães, essa glândula encontra-se ao lado do estômago (Fig. 2B). Em ambos os animais citados, o pâncreas apresenta-se como um órgão achatado no sentido ântero-posterior com uma face anterior e outra posterior, uma borda superior e uma inferior, tendo como função comum a regulação de diversos mecanismos celulares e bioquímicos.
Além disso, o pâncreas pode ser dividido em três principais porções: cabeça, corpo e cauda. A cabeça situa-se na parte direita do abdômen e é ligada ao duodeno (porção inicial do intestino delgado) por meio de ductos pancreáticos (principal e comum). Logo após, tem-se o corpo, que é toda a região situada entre a cabeça e a cauda dessa glândula. A cauda é apenas a extremidade afilada do lado esquerdo do abdômen.

Figura 2: Localização do pâncreas no homem (A) e no cão (B).

O diabetes mellitus não é uma doença restrita aos seres humanos, podendo ser encontrada em muitos animais, como por exemplo, em cães e gatos. É uma doença que não possui cura e necessita de cuidados adequados, pois pode resultar em coma.
O mellitus é o tipo mais comum do diabetes, tanto no homem como em outros animais. Pode ainda ser dividido em dois principais tipos: I e II. O primeiro indica destruição de células beta que eventualmente leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina. Já o segundo, é uma deficiência relativa do hormônio, havendo células produtoras, porém em quantidade insuficiente ou os tecidos do corpo são relativamente resistentes a ela. O controle da doença do tipo I requer injeções diárias de insulina para regular o nível de glicose no sangue e para o tipo II geralmente são utilizados medicamentos orais, em ambos os animais citados.

Escrito por Letícia Rodrigues Novaes

Referências consultadas
ABC.MED.BR, 2008. Diabetes Mellitus. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/diabetes-mellitus/22360/diabetes+mellitus.htm>. Acesso em: 3 jan. 2015.
AUTOR DESCONHECIDO. Aula de anatomia. Sistema digestório. Disponível em: < http://www.auladeanatomia.com/digestorio/sistemadigestorio.htm > Acesso em 5 jan. 2015.
AUTOR DESCONHECIDO. Digestive Disorders Health Center. Disponível em: <http://www.webmd.com/digestive-disorders/picture-of-the-pancreas >  Acesso em 5 jan. 2015.
AUTOR DESCONHECIDO. The Animal Hospital. Diabetes Mellitus. Disponível em: < http://theanimalhospital.com/resources/health-topics/dog-health-articles/diabetes-mellitus/ > Acesso em 5 jan. 2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de atenção básica. Diabetes mellitus. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF > Acesso em 5 jan. 2015.
SANTORO, Natália A. Diabetes mellitus em cães. Disponível em: <http://arquivo.fmu.br/prodisc/medvet/nasa.pdf > Acesso em 5 jan. 2015.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Definition, Diagnosis and classification of Diabetes Mellitus and its complications. Disponível em: < https://www.staff.ncl.ac.uk/philip.home/who_dmc.htm > Acesso em 4 jan. 2015.


Fonte das imagens
Figura 1 (modificada): http://www.saffioraire.com/resources/Pancreas.gif