segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Olhos de câmera e mosaico

Os seres humanos possuem uma visão do tipo câmera, composta por somente uma lente convergente, a qual forma somente uma imagem. O globo ocular é composto pela esclera, responsável por dar suportes e proteção ao globo ocular, coroide, que irá nutrir o olho através dos vasos sanguíneos, a retina composta por células fotorreceptoras sensíveis a luz, a córnea, camada transparente modificada da esclera que permite a entrada de luz, a íris, responsável por controlar o tamanho da abertura (pupila) por onde a luz vai ultrapassar, até chegar no cristalino, onde a imagem será focalizada e desviada para chegar corretamente até a retina, onde a informação será encaminhada pelo nervo óptico até o cérebro, e a imagem será interpretada, formando uma única imagem com ótima resolução.




Figura 1. Globo ocular humano
Disponível em: http://osfundamentosdafisica.blogspot.com.br/2011/11/cursos-do-blog-termologia-optica-e_08.html

Já alguns insetos possuem os chamados olhos compostos, os quais são junções de milhares de omatídeos que juntos formando uma imagem em mosaico. Cada unidade de omátideos é composta por uma córnea, que é uma lente biconvexa ou plano-convexa, por um cone cristalino, que atua como uma lente para focalizar os raios de luz, e pela rabdoma, que é um canal revestido por células reticulares e pigmentares, as quais juntas vão servir de guia para as ondas luminosas, as encaminhando para o nervo óptico e então chega no cérebro. Cada um desses omatídeos vai formar uma pequena imagem e a junção de todas essas imagens formará uma imagem em mosaico, que permite visualizar quase que ao redor de todo o corpo do animal; entretanto essa será uma imagem de baixa resolução.


Figura 2. Olho composto
Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAcaEAJ/olho-composto

A visão dos insetos possui uma baixa qualidade quando comparada a dos humanos, entretanto devido a formação de varias unidade de imagens sua visão é particularmente apropriado a detecção de movimento. Assim como apresentam uma capacidade de se guiar pela radiação ultravioleta emitida pelo sol, até mesmo em dias nublados, onde há pouca penetração da luz solar, diferentemente dos humanos, que são incapazes de visualizar esse tipo de onda luminosa.


Pâmela  Nascimento Menezes de Oliveira

Referencias Bibliográficas

HICKMAN JUNIOR, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios Integrados de Zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda., 2004. 846 p.
CAVALCANTE, Rosangela. OLHO COMPOSTO. Arquivado na UNISA. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAcaEAJ/olho-composto>. Acesso em: 05 set. 2017.
OLHOS de Insetos. 2011. Disponível em: <http://profjabiorritmo.blogspot.com.br/2011/02/olhos-de-insetos.html>. Acesso em: 06 set. 2017.
OLHO Humano | Globo Ocular – Anatomia do Olho. Disponível em: <http://www.anatomiadocorpo.com/visao/olho-humano-globo-ocular/>. Acesso em: 07 set. 2017.
OLHO humano. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Instrumentosoticos/olhohumano.php>. Acesso em: 07 set. 2017.