terça-feira, 4 de julho de 2017

CICLO ESTRAL X CICLO MENSTRUAL

O Ciclo Estral é característico de grandes animais domésticos e da grande maioria dos mamíferos, como por exemplo, égua, vaca, ovelha, cabra, cadela, gata entre outros grupos; estro ou cio, comumente referido como dia zero do ciclo estral, é o período da fase reprodutiva do animal e apresenta sinais de receptividade sexual, seguida de ovulação. O Ciclo Menstrual ocorre nos primatas, tem duração variável e sofre influência de diversos fatores (hormonais, temperatura, estresse), e apresentam atividade sexual durante todo o período.

CICLO ESTRAL

É o período compreendido entre dois estros, com duração em torno de 20 dias, porém, pode ser variável, apresenta fases evidentes e caracterizadas por modificações da genitália interna e externa, assim como no comportamento também. . Ciclos estrais começam depois da puberdade em fêmeas sexualmente maduras e são intercalados por fases anaestrais. Alguns animais podem exibir sangramentos vaginais que são comumente confundidos com a menstruação. Os animais podem ser classificados quanto ao desenvolvimento do ciclo em:
Poliéstricos estacionais àéguas
Poliéstricos não estacionais àvacas
Monoéstricos àcadelas
O proestro e o estro também são chamadas de fases estrogênicas ou proliferativas e, as fases de metaestro e diestro são chamadas de fases progesterônicas ou secretoras.
No decorrer do ciclo estral, a maior parte dos folículos que iniciam o seu desenvolvimento entram em atresia e apenas um deles a cada ciclo chega à ovulação. O mecanismo que determinará a maturação folicular ainda é pouco esclarecido, contudo, atualmente acredita-se que exista uma fase de recrutamento que depende da presença de receptores para FSH/LH na parede celular.
Dependendo da quantidade de estrogênio que é produzido, o folículo pode ou não ser selecionado para continuar crescendo. Este processo é chamado de seleção folicular, somente um dos folículos que é selecionado vai evoluir para a ovulação, o restante entrará em atresia.
O corpo lúteo é que produz progesterona, ele pode ter duração variável. Em relação aos hormônios, a produção de estrogênio é responsável pelas características sexuais secundárias (sinais de cio e desenvolvimento da glândula mamária); a produção de progesterona é responsável pela manutenção da gestação, lactação e também pelo comportamento materno; a produção de inibina é importante para a regulação endócrina por feed back negativo; a produção de ocitocina ovariana influi no processo de involução do corpo lúteo e; a produção de relaxina facilita a passagem do feto no canal do parto.


Figura 1. Representação esquemática das variações, na concentração 
dos principais hormônios que regulam o cicio estral em bovinos. 



CICLO MENSTRUAL

O ciclo menstrual engloba as mudanças pelas quais o corpo da mulher passa ao longo do mês e que acabam resultando na menstruação. Ele dura em torno de um mês e ocorre em todas as mulheres em idade fértil, ele determina o processo de ovulação e eliminação desse ovulo. O ciclo é divido em duas fases principais:
A fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura até o dia da ovulação. É a época em que os folículos ovarianos crescem e começam a preparar o corpo luteo para uma possível gravidez (dura entre 12 e 16 dias). Nesse período há um aumento da produção do hormônio folículo estimulante (FSH), que faz com que os folículos que contem os óvulos se desenvolvam. Esses folículos são responsáveis por produzir estrógenos, até que esses hormônios chegam a um pico e o corpo deixa de produzir o FSH, é nesse momento que ocorre a ovulação, portanto, o folículo se rompe e o óvulo sai em direção às trompas, com isso, dando início a fase lútea.
A fase lútea é quando os hormônios femininos começam a reduzir a concentração no organismo. O folículo começa a produzir progesterona, porém, se ele não for fecundado, a quantidade desse hormônio cai também, juntamente com os estrógenos (sempre no 14º dia), quando a gravidez não ocorre, é nessa fase que as paredes do útero começam a descamar e a mulher então, menstrua.




Figura 2. Ciclo menstrual da mulher.




Escrito por Caroline C. D’Amato



Referências:

CARLSON, B.M. Embriologia Humana e Biologia do Desenvolvimento. 1 a. ed. Editora Guanabara Koogan- Rio de Janeiro-Rj. 1996. 480p.
DRAZNER, Frederick H.. Drazner – small animal endocrinology.subtítulo do livro. 1 ed.: Churchill Livingstone, 1987. 
BURKE, Thomas J. Burke – small animal reproduction and infertility.A Clinical Approach to Diagnosis and Treatment.: Lea & Febiger , 1986. 
HALL, Guyton &. Guyton & hall - tratado de fisiologia médica. 12 ed.: Elsevier, 2001.
EMPRAPA. Gado de corte. Disponível em: <http://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc48/04disturbios.html>. Acesso em: 26 jun. 2017.

TUA SAUDE. Entenda como funciona o ciclo menstrual. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/ciclo-menstrual/>. Acesso em: 26 jun. 2017.

Figura 1:Disponível em:http://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc48/04disturbios.html. Acessado em 26 de junho de 2017.

Figura 2: Disponível em:< https://www.tuasaude.com/ciclo-menstrual/>. Acessado em 27 de junho de 2017.