sexta-feira, 23 de outubro de 2015

COMPARANDO O SISTEMA RESPIRATÓRIO: HUMANOS X ARACNÍDEOS


O Sistema Respiratório é responsável por fornecer oxigênio e remover o gás carbônico do organismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório, além de ser responsável pela vocalização. A respiração é fundamental para manter o bom funcionamento de todo corpo, sendo essencial para a vida.
            O Sistema Respiratório dos humanos é constituído por: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões. O ar quando chega ao nariz é aquecido, umedecido e filtrado; em seguida passa pela faringe, que é um órgão atuante no sistema digestório e respiratório, atingindo a laringe, local onde se encontram as cordas vocais e sendo conduzido para os pulmões por meio da traqueia e brônquios.
            A traqueia é um tubo elástico constituído por anéis de cartilagem, que se divide formando brônquios. Os brônquios entram nos pulmões e se ramificam formando os bronquíolos. Os alvéolos pulmonares são pequenos sacos localizados no final dos bronquíolos onde ocorrem as trocas gasosas. Os pulmões são envolvidos por uma camada protetora denominada pleura e seu processo de insuflação depende do diafragma, um músculo que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, que possui função auxiliar o processo respiratório.

Figura 01. Sistema Respiratório em humanos
           


            Em aracnídeos a respiração vai ocorrer por meio da filotraquéia ou pulmões foliáceos.  Nos aracnídeos pequenos, a respiração é traqueal, bem parecida com o sistema respiratório encontrado nos insetos, porém aparentemente mais evoluído. Já em aracnídeos maiores, como nos escorpiões e em muitas aranhas, há uma abertura ventral no abdômen, denominada filotraquéia, que se comunica com os pulmões foliáceos, que são estruturas pares encontradas em posição ventral no abdome. A estrutura interna do sistema respiratório dos aracnídeos são as lâminas que são estruturas delgadas e bem vascularizadas. Essas lâminas se assemelham a um livro com folhas entreabertas, permitindo as trocas gasosos, entre o sangue e o ar. Esse tipo especial de respiração pulmonar e chamada de respiração filotraqueal.


Figura 02. Pulmão foliáceo dos aracnídeos




Escrito por Mariana Bernardes Ribeiro

Referências:

TORTORA, G.J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Textos disponíveis em: <http://www.infoescola.com/biologia/sistema-respiratorio/>
< http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1276 <http://www.infoescola.com/biologia/aracnideos-arachnida/>
Fonte:
figura 01: <http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/respiracao.html>

figura 02: <http://pt.slideshare.net/EduardoTuboAlbuquerque/sistema-respiratrio-17377427>