sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sistema reprodutor: humanos x planárias

Introdução

Figura 1.
 Reprodução é capacidade adquirida pelos seres vivos de dar sequência a linhagem de sua espécie e consiste em duas formas: sexuada ou assexuada. Reprodução sexuada se dá pela união de gametas de indivíduos de uma mesma espécie, assim permitindo haver variabilidade genética. Há essa variabilidade devido o processo de formação dos gametas onde ocorrerá a meiose formando gametas haploides, que, durante a fecundação, ocorrerá a recombinação genética e o indivíduo futuro terá adquirido 
características de ambos. A reprodução assexuada é aquela em que organismos vivos são capazes de promover sua autofecundação, ou seja, não à necessidade de outro indivíduo da espécie participar. Este processo pode ocorrer por divisão celular, por fragmentação ou por brotamento.


Conhecendo o sistema reprodutor humano

Os sistemas reprodutores são constituídos pelas gônadas, pelas vias reprodutoras e glândulas anexas.

Masculino

Figura 2. Sistema Reprodutor Masculino. 
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemagenital2.php

A)    Saco escrotal
Os testículos estão alojados no saco escrotal, que tem um aspecto flácido e enrugado. A localização dos testículos fora do abdome serve para o processo de produção dos espermatozoides, que necessitam de uma temperatura mais baixa do que a do restante do corpo. Em dias frios o saco escrotal se encolhe permitindo o aquecimento dos testículos.

B)    Testículos

Figura 3 . Testículo. 
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemagenital2.php
Os testículos são formados por tubos finos e enovelados, chamados túbulos seminíferos. A produção de espermatozoides se inicia por volta dos 11 anos e é continuo até a morte, eles também são responsáveis pela produção de testosterona (hormônio masculino) que permite o aparecimento de características masculinas, como pelos, engrossamento da voz e aumento da caixa torácica. Os espermatozoides são formados basicamente de três partes: cabeça, colo e cauda com flagelo.                                                                             

C)     Epidídimos

Os espermatozoides que acabaram de ser produzidos são armazenados no epidídimo, um canal de túbulos localizados sobre os testículos. Os epidídimos são órgãos pares em que cada um está localizado junto a um testículo. Estima-se que os espermatozoides podem ficar armazenados por aproximadamente uma a três semanas completando sua maturação.


Figura 4 . Epidídimo. 
Fonte:http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-genital/sistema-genital-masculino/epididimo/

D)    Ducto Deferente
O ducto deferente tem a função de condução dos espermatozoides fazendo a conexão do epidídimo até o ducto ejaculatório, o seu tamanho pode variar entre 30 e 45 cm.

E)    Ducto ejaculatório
O ducto ejaculatório tem aproximadamente 2 cm e consiste, basicamente, da parte da união da região final do ducto deferente (ampola) ao canal da glândula seminal formando um tubo.

F)     Glândulas Seminais e Próstata
As glândulas seminais são duas glândulas que produzem um líquido denso com a função de nutrir e aumentar a lubrificação para a passagem dos espermatozoides.                                    
A próstata com o tamanho aproximado de uma bola de golfe, produz um líquido de aspecto leitoso. Esse líquido tem aspecto básico com o pH 6,5 neutraliza a acidez deixada por restos de urina na uretra e, em uma relação sexual, a acidez existente da vagina e nutri os espermatozoides permitindo a produção de ATP pelo ciclo de KREBS. Ao passar pela uretra, os espermatozoides recebem também um líquido alcalino lubrificante produzidos pelas glândulas bulbouretrais situadas abaixo da próstata com o tamanho de uma ervilha.

G)   Uretra




No sexo masculino, a uretra dá passagem ao esperma durante a ejaculação. Já no sexo feminino, este é um órgão exclusivamente do aparelho urinário.


                     
 Figura 5. Uretra Masculina. 
Fonte:  http://www.infoescola.com/anatomia-humana/uretra/


H)    Pênis
Tem formato cilíndrico composto por uma raiz, corpo e glande, com dimensões distintas  é formado por corpos cavernosos e um corpo esponjoso na glande existe uma fenda, que é a terminação da uretra.

Feminino
O sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, tubas uterinas (trompas de falópio), útero e vagina.

Figura 6. Sistema Reprodutor Feminino. 
Fonte: http://neemiasbio.blogspot.com.br/2016/03/imagem-sistema-reprodutor-feminino.html

A)      Ovários
 Os ovários que são as gônadas feminina é responsável pela a produção dos ovócitos, ou seja, os gametas femininos e a produção dos hormônios femininos (estrógenos e progesterona).

B)     Tubas uterinas
“A tuba uterina com aproximadamente 10 cm transporta óvulos fertilizados e ovócitos secundários dos ovários para o útero. A parte afunilada de cada tuba, chamada infundíbulo fica perto do ovário, mas é aberta para a cavidade pélvica, terminando em uma franja de projeções digitiformes, chamada fímbrias, lateral ao ovário a outra extremidade do infundíbulo está presa ao útero”. (TORTORA, 2007)

 C)    Útero
O útero serve como passagem do espermatozoide para a tuba uterina como tambem será onde ocorrerá a nidação do óvulo fertilizado e ele passará pelas suas várias fases durante a gestação.



  Figura 7. Útero. 

 Morfologicamente toda a estrutura possui formato de pêra invertida, sendo a parte superior, em forma de cúpula, chamada de fundo do útero; a sua porção estreita que se abre na vagina recebe o nome de colo do útero. A outra extremidade conecta-se às tubas uterinas. Composta por três camadas musculares: perimétrio, miométrio e o endométrio.
  
D)    Vagina
Estende-se do colo do útero à vulva com tamanho aproximado de 10 cm, fibromuscular, revestido por muco. A cada lado da abertura externa da vagina humana há duas glândulas, chamadas Glândulas de Bartholin, secretoras de muco lubrificante na copulação.

E)    Uretra
A uretra localiza-se anteriormente à vagina e mede, aproximadamente, 4 a 5 centímetros de comprimento, onde é um órgão exclusivamente urinário.

Sistema reprodutor das Planárias

“As planárias são seres primitivos, vermes, fazem parte da Classe Turbellaria, e do grupo dos Platelmintes, são seres bastante simples, parasitas. Têm o corpo achatado, semelhante a uma folha alongada” ( FEIO, H.; blog ShrimpScaping; 1° p.).

Tipos de reprodução



A reprodução das planárias pode se dar de maneira assexuada através de fissão transversal ou sexuada pela reprodução cruzada.     








Figura 8. Tubellarios . 
Fonte: http://poisortristesi.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.htm 

A reprodução assexuada (bipartição) é por fissão transversal que ocorre de maneira simples e frequente, onde só um indivíduo participa, não existindo a intervenção de células reprodutoras, ou seja, a união de gametas, sendo assim animais idênticos ao progenitor caracterizando os futuros platyhelminthes desta família como clones e isso só é possível por ter células que tem capacidade de se diferenciarem nos tecidos danificados e partidos na separação. A fissão pode ocorrer por acidente ou espontaneamente.

Figura 9. Reprodução Assexuada em Planárias. 
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfvNoAF/micro-platemintos-nematelmintos

Os seres tubelários são hermafroditas e sua parte masculina é constituída por um único testículo, tubos coletores que vão se unir e formar um ou dois tubos espermáticos que irão direcionar todo o material a uma vesícula seminal ou uma região pré-cupulatória. A parte masculina possui ainda: 

  • Glândulas prostáticas: suprir o fluido seminal  
  • Cirro ou Papila: Transferência do fluido espermático.                                                   
  • Átrio Genital Masculino: abrir o material espermático, que se tem anexa às glândulas de cimento responsáveis pela produção de casca e ovos encapsulados.
A porção feminina do sistema reprodutor realiza a produção de óvulos pelo ovário que podem ser: óvulos endolécitos ou ectolécios, e possuem:                                         

  • Oviduto: transporte dos óvulos.                                                                                                     
  • Glândulas Vitelínicas: responsável pela produção de vitelo dos óvulos ectolécios.                                    
 “O gonóporo dos machos e das fêmeas estão frequentemente separados e a abertura feminina é geralmente localizada posterior ao poro masculino. Em algumas espécies, no entanto, os dois sistemas compartilham uma abertura comum”. (BRUSCA & BRUSCA, 2007) 
Figura 10. Reprodução Sexuada em Planárias. 
Fonte: http://bloggiologia.blogspot.com.br/2011/10/platelmintos.html

O processo de retprodução sexuada se dá de maneira cruzada entre dois indivíduos. Mesmo sendo hermafrodita, a autofecundação é muito difícil. Quando dois vermes se encontram aliam- se os gonóporos e introduzem o pênis (cirro). Após a introdução do pênis, os animais permanecem imóveis nesta posição por aproximadamente 40 – 50 minutos (já foi observada uma cópula com até 2 horas de duração em exemplares grandes). Após algum tempo após a cópula (de 5 a 49 dias) ocorre a postura dos casulos que são envoltos em uma espuma branca que os prende ao substrato. A eclosão dos casulos se dá em tempo variável, em torno de 18 a 43 dias (em média 29 dias) dependendo da umidade e da temperatura. Nascem indivíduos com aproximadamente 0,3 a 0,4 cm de comprimento.
Escrito por Eriks Oliveira

Bibliografia Recomendada

BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

TORTORA, G. J. Princípios de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.


Bibliografia complementar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reproducao/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemagenital2.php
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/uretra/
https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAnis
http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_feminino.htm
http://www.coladaweb.com/biologia/animais/planaria
http://shrimpscapingmagazine.weebly.com/planaacuterias.html
http://planarias.blogs.sapo.pt/
http://poisortristesi.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html