sexta-feira, 23 de junho de 2017

O coração humano e os múltiplos corações dos Cephalopodes

O sistema circulatório humano é fechado, ou seja, a circulação do sangue ocorre somente através de vasos sanguíneos, sendo constituído pelo coração, artérias, veias e capilares, que apresentam uma rica vascularização do corpo, garantido eficiência nas trocas gasosas e de nutrientes.

O coração é formado por quatro câmaras, duas receptoras denominadas átrios e duas de bombeamento, os ventrículos. Onde o conjunto do átrio e o ventrículo direito são responsáveis por irrigar o pulmão e o esquerdo por irrigar todos os sistemas. A circulação do sangue no corpo ocorre da seguinte maneira: as veias pulmonares levam o sangue oxigenado para o átrio esquerdo, que, através da valva atrioventricular esquerda, chega até o ventrículo esquerdo, o qual lança na aorta e nas artérias sistêmicas, irrigando todo o corpo com o sangue oxigenado, o sangue é, então, devolvido para o coração, através da veia cava superior, inferior e o seio coronário, que juntos lançam o sangue no átrio direito, que, através, da valva atrioventricular direita envia para o ventrículo direito, que, pelo tronco pulmonar e as artérias pulmonares, irrigam os pulmões com o sangue venoso para que se oxigene novamente para retornar para o sistema.





Figura1. Sistema circulatório humano
Disponível em: http://biologiapontal.blogspot.com.br/2015/09/comparando-os-sistemas-circulatorios.html

Nos Cephalopodes (polvos e lulas), assim como nos humanos, a circulação é fechada, porém o sistema circulatório é complexo, sendo constituído por um coração sistêmico, dois corações branquiais, além de capilares e artérias contráteis, o que permite uma circulação eficiente, tornando-os capazes de serem predadores ágeis, capazes de locomover em grandes velocidades e atingirem grandes comprimentos.
O coração sistêmico é formado por um par de átrios e um único ventrículo central, sendo todos contráteis, que juntamente com as contrações dos corações sistêmicos permitem a circulação do sangue por todo o corpo do animal. A circulação sanguínea nos Cephalopodes (lulas e polvos), irá ocorrer da seguinte forma: o vaso branquial eferente manda o sangue oxigenado das brânquias até os átrios do coração sistêmico, onde é bombeado para o ventrículo, que, através das artérias laterais e medianas do manto, levam o sangue oxigenado para a cavidade do manto e, por meio da artéria anterior ou cefálica, conduzindo para a cabeça do animal e após realizar as trocas gasosas retorna pobre em O2 pelas veias posteriores e anterior ou cefálica, até os corações branquiais, onde o sangue será bombeado novamente nas brânquias através do vaso branquial aferente, a fim de ser oxigenado novamente e retornar para o sistema.



Figura 2. Sistema circulatório dos cephalópodes.  
Fonte: Moyes & Schulte. 2010

Apesar das diferenças observadas os dois sistemas podem ser facilmente comparados, de forma com que o lado direito do coração humano atua da mesma forma que os corações sistêmicos, irrigando os órgãos respiratórios e o lado esquerdo, como o coração sistêmico, irrigando todos os sistemas do corpo, porém nos humanos os dois lados apresentam-se grudados, mas sem apresentar uma importância para o funcionamento do sistema.

Escrito por Pâmela Oliveira. 



Referencias:
ZOOLOGIA: Filo Mollusca. Filo Mollusca. Disponível em: <http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/biologia/MARIACELIAPORTELLA/4t.-mollusca-2014.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.
DUARTE, Michelle. Sistema Circulatório. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/sistema-circulatorio/>. Acesso em: 03 jun. 2017.
CLASSE Cephalopoda. Disponível em: <http://simbiotica.org/cefalopoda.htm>. Acesso em: 01 jun. 2017.
SALES, Lucas. Mollusca & Annelida. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA8mYAK/mollusca-annelida>. Acesso em: 01 jun. 2017.
BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 968p
HICKMAN, Cleveland P.Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
TORTORA, Gerard J.. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4. ed. Artmed, 2001.
RIBEIRO-COSTA, Cibele S.; ROCHA, Rosana Moreira da. Invertebrados: Manual de Aulas Práticas. 2. ed. Ribeirão Preto: O Holos, 2006. 271 p.
RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D.. Zoologia dos invertebrados: Uma abordagem funcional-evolutiva. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.