sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Comparando o sistema circulatório dos seres humanos e artrópodes

O sistema circulatório é um dos sistemas mais importantes para os organismos vivos, garante o transporte de substâncias a todos tecidos do corpo e a remoção de resíduos provenientes do metabolismo. Dentre suas inúmeras funções, o sistema circulatório participa também do processo respiratório com o transporte do oxigênio nos eritrócitos, de nutrientes, atua na excreção de metabolitos, regulação hormonal e de temperatura, além da função de proteção nos vertebrados.
            O sistema circulatório dos seres humanos é composto de vasos sanguíneos os quais incluem as artérias, arteríolas, capilares, vênulas e as veias, o coração e o sangue. Sendo compostos por dois circuitos de sangue, um oxigenado (rico em O2) e outro desoxigenado (pobre em O2), apresentando circulação dupla, uma sistêmica responsável por nutrir o corpo e a outra pulmonar envolvido com o processo de hematose.
            Formado por tecido muscular estriado cardíaco o coração apresenta quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos que se separam pela presença de duas válvulas, uma do lado direito, a válvula tricúspide e outra do lado esquerdo, a válvula mitral. Na saída dos ventrículos encontram-se as válvulas aórtica e pulmonar; em quesito estrutural e funcional as válvulas são essências para o bom funcionamento do coração permitindo a independência das câmaras cardíacas e separação do sangue arterial do venoso.  
Figura 1. Estrutura do coração.

O sistema circulatório dos seres humanos é classificado em uma circulação fechada dupla e completa, pois ocorre no interior de vasos, passa no coração por duas vezes, sendo uma para realização da hematose nos pulmões e a outra para realizar a circulação sistêmica e não ocorre a mistura do sangue oxigenado com o desoxigenado.
Fisiologicamente os átrios e ventrículos trabalham em conjunto, mas para análise será primeiramente considerado o lado esquerdo do coração. O coração realiza dois movimentos um de contração denominado sístole e outro de relaxamento, a diástole. O enchimento e ejeção, que ocorrem nos átrios e nos ventrículos, são ajustados pela diferença de pressão no interior das câmaras: quando a pressão dos átrios ou dos ventrículos superam uma à outra contrariamente e,  acompanhando o sistema êxito-condutor, é que ocorrem severamente a sístole ou a diástole. Vale ressaltar que os átrios se contraem juntos e os ventrículos também. Logo depois que o sangue presente no ventrículo direto foi ejetado para artéria pulmonar para realização da hematose o sangue chega ao átrio esquerdo rico em oxigênio, por diferença de pressão passa para o ventrículo esquerdo quando a pressão do ventrículo se torna maior do que da aórtica o sangue segue para a aorta para nutrição e troca de gases em todo o organismo. Após a circulação sistêmica, o sangue desoxigenado é captado pelo sistema venoso chegando através da veia cava superior e inferior ao átrio direito passando para o ventrículo direito seguindo em direção ao pulmão pela artéria pulmonar para hematose e assim repetindo o todo o ciclo.













Figura 2. Circulação sanguínea.

Comparando com o sistema circulatório dos artrópodes em um contexto geral
O sistema circulatório dos artrópodes é composto de um coração, vasos sanguíneos e uma hemocele (cavidade interna encontrada no corpo de artrópodes e de alguns invertebrados, é nessa região em que flui a hemolinfa. A hemolinfa é um fluido que preenche o interior dos vasos dos invertebrados com função semelhante ao sague).
                       

Figura 3. Esquema do sistema circulatório padrão geral dos artrópodes.
Fonte: (C, Segundo Weber, a partir de Vandel. D, Modificado a partir de Snodgrass. E, Segundo Janet, a partir de Vandel.)

Pela diversidade presente no grupo dos artrópodes o coração sofre grande variação anatômica tanto em posição, comprimento e forma, de acordo a cada grupo. Além dessas alterações, variam também outros componentes que compõem o sistema como o número de vasos sanguíneos, de óstios, variações no arranjo hemocelomático e nas estruturas ligadas a trocas gasosas. O coração é um tubo dorsal muscular com câmaras e com a presença de óstios (aberturas laterais, aos pares, por onde o sangue retorna ao coração). Executam os dois movimentos, um de sístole, quando ocorre a contração da parede do coração, e outro de diástole quando, ocorre a expansão e preenchimento no coração.
O que circula no interior e no exterior dos vasos é denominado hemolinfa um fluido semelhante ao sangue em função, porém menos celularizado. A hemolinfa, logo que sai do coração, passa por artérias e entra na hemocele, região onde a hemolinfa entra em contato com os tecidos, ocorrendo a troca de nutrientes, eliminação de resíduos e troca de gases. É válido lembrar que a hemolinfa circula sob baixa pressão seguindo por vasos condutores e retornando ao coração pelo seio pericárdico e pelos óstios.


Figura 4. Esquema básico da circulação dos artrópodes.

Presente no sague existem vários tipos celulares, a hemocianina, um pigmento disperso na hemolinfa com a função de transportar o oxigênio e os hemócitos, com função coaguladora. Antes mesmo que o sangue retorne ao coração ele passa por estruturas que realizam as trocas gasosas podendo ser pulmões foliáceos, brânquias e, até mesmo, o sistema traqueal, variando assim a cada grupo. Grupos tais como, insetos, quilópodes e diplópodes não possuem a hemocianina, e o oxigênio é fornecido por um sistema de traquéias. Dessa forma a circulação geral dos artrópodes possui circuitos com o sangue oxigenado e desoxigenado e se configura em um sistema aberto, pois não ocorre inteiramente no interior de vasos.

Escrito por Victor Freire


Referências bibliográficas

AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 4° ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 382 ̶ 472 p.
RUPPERT, E. E.; BARNES, R.D. Introdução aos artropódos. In: RUPPERT, E. E.; BARNES, R.D. Zoologia dos Invertebrados. 6 ed. São Paulo: Ed. Roca, 1996.  580-587 p.
BRUSCA, R.C. & BRUSCA, G.J. A emergência dos artrópodes: Onicóforos, Tardígrades, Trilobitas e o Bauplan dos artrópodes. In: BRUSCA, R.C. & BRUSCA, G.J. Invertebrados. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2007.  507-508 p.
Figura 1. Estrutura do coração. Disponível em:< http://slideplayer.com.br/slide/7358924/>. Acessado em: 02/12/2016.
Figura 2. Circulação sanguínea. Disponível em:< http://sistcardiovascular.blogspot.com.br/2010/09/o-caminho-do-sangueno-corpo.html>. Acessado em: 02/12/2016.
Figura 4. Esquema básico da circulação dos artrópodes. Disponível em:< prezi.com/ibekdl9yxqve/sistema-circulatorio-dos-invertebrados>. Acessado em: 02/12/2016.
Reino Animal.  Disponível em: < http://gruporeinoanimalia2.webnode.com.br/news/artropodes/>.  Acessado em: 02 de dezembro de 2016. 
GABALDO, Kamila Aguiar. Artrópodes Disponível em< http://www.infoescola.com/biologia/artropodes-arthropoda/>. Acessado em: 02 de dezembro de 2016. 
Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/hemocele/. Acessado em: 02 de dezembro de 2016. 
Wikipédia A enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hemolinfa>. Acessado em: 02 de dezembro de 2016.