terça-feira, 17 de maio de 2016

Além do fígado Humano: uma comparação com o Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla, LINNAEUS, 1758)

O fígado é um importante órgão digestório acessório e é a glândula mais pesada do corpo humano, responsável por secretar a bile (liquido emulsificante e decompositor de grandes glóbulos de lipídios), metabolizar carboidratos, lipídios e proteínas, realizar o processamento de fármacos e hormônios, armazenamento de glicogênio, vitaminas e minerais e ativação de vitamina D..
É um órgão que está localizado abaixo do diafragma, ocupando a maior parte da região hipocôndrica direita e parte da região epigástrica, da cavidade abdominopélvica. Está divido nos lobos direito, esquerdo, caudado e quadrado, sendo os lobos direito e esquerdo unidos pelo ligamento falciforme (prega do peritônio parietal que se estende da face inferior do diafragma até a face superior do fígado). A sustentação do fígado também é realizada pelos ligamentos coronários.
            Na face posterior do fígado, em uma depressão, se encontra a vesícula biliar, responsável por armazenar a bile produzida pelo fígado. Anatomicamente, é composta pelo fundo largo, o corpo e o colo.
            O ducto que sai do fígado é o ducto hepático comum, que adiante se unirá ao ducto cístico proveniente da vesícula biliar, formando o ducto colédoco, que leva a bile ao duodeno, se abrindo por meio do esfíncter de Oddi.







 Figura 1- Fígado humano

Comparando..

O fígado do tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla, LINNAEUS, 1758) possui uma face diafragmática convexa e uma face visceral ligeiramente côncava. É um órgão de formato retangular, com a presença de quatro margens: dorsal, ventral, lateral direita e lateral esquerda.
Apresentam seis lobos, o lobo lateral esquerdo, lobo lateral direito, lobo medial esquerdo, lobo medial direito, lobo quadrado e ainda apresenta um lobo caudado subdividido em processo papilar e processo caudado. Nas espécies em que a coluna vertebral desenvolve grande mobilidade, o fígado pode apresentar fissuras mais profundas e, consequentemente, um maior número de lobos hepáticos (KONIG, 2004).
 Como nos humanos, também apresenta vesícula biliar, situada na face visceral, entre o lobo quadrado e o lobo medial esquerdo.


  
Figura 2 - Fígado Tamanduá-mirim (A) vista cranial e (B) vista caudal
 Fonte: Julio Cezar Heker Junior (HEKER JUNIOR et al., 2012)


Escrito por Mariana Brígida Castro Silva

REFERÊNCIAS

HEKER JUNIOR, J.C.; OLIVEIRA, A.C.; SOUZA, R.A.M. Anatomia Comparada Do Fígado Do Tamanduá-Mirim (Tamandua Tetradactyla, Linnaeus, 1758), Com Animais Domésticos. Anais da XVII Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO, Guarapuava, PR, 2012. 4 p.

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

KÖNIG, H.E.; LIEBICH, H.G. Anatomia dos Animais Domésticos. Artmed.: Porto Alegre, 2004.