sábado, 29 de novembro de 2014

Tipos de sistemas de circulação sanguínea presentes em vertebrados e invertebrados

Ao comparar alguns animais com os seres humanos, em relação ao tipo do sistema de circulação sanguínea, constata-se que existe uma significativa diferença entre eles. Entretanto, há também aqueles que possuem o sistema circulatório semelhante ao do homem. De forma geral, os sistemas circulatórios que podem ser descritos são: aberto, fechado simples e fechado duplo.
 Para ilustrar essa ideia, pode-se utilizar o ser humano, uma vez que este possui circulação predominantemente do tipo fechada dupla (Fig. 1A). Isso é, o sangue circula apenas em vasos sanguíneos e no coração, de maneira unidirecional, em apenas um sentido, e dupla, havendo sangue venoso e arterial que participam das circulações pulmonar e sistêmica.
Na circulação sistêmica, o sangue arterial sai do ventrículo esquerdo por meio da artéria aorta e seus ramos, sendo levado para irrigar todos os órgãos e retorna destes órgãos para o coração através das veias cavas superior e inferior para o interior do átrio direito (CORAÇÃO à TECIDO à CORAÇÃO). Já a circulação pulmonar começa no ventrículo direito, em que através do tronco pulmonar e das artérias pulmonares o sangue chega aos pulmões para ser oxigenado e retorna para o coração pelas veias pulmonares, chegando ao átrio esquerdo (CORAÇÃO à PULMÃO à CORAÇÃO).


Figura 1: Sistemas circulatórios fechado duplo (A) no homem, fechado simples (B) nos peixes, e aberto (C) nos insetos.



Além da circulação fechada, nos seres humanos encontra-se também a circulação aberta no baço. Deste órgão saem e entram vasos, como a veia esplênica e a artéria esplênica, respectivamente. Esta circulação é aberta porque o sangue não circula somente em vasos, mas entra no órgão pelas artérias, desemboca em sinusoides e posteriormente volta para as veias, chegando até o fígado.
 Os equinos são análogos aos seres humanos em relação ao sistema fechado, apenas o nome das veias cavas se difere, sendo veia cava cranial no cavalo e veia cava superior no homem (Fig. 2A), e veia cava caudal no cavalo (Fig. 2B) e veia cava inferior no homem.

Figura 2: Estruturas anatômicas externas do coração do homem (A) e do coração do equino (B). Nota-se nomenclatura diferenciada para as veias cava em ambos os animais.


o sistema fechado simples ocorre em peixes (Fig. 1B), no qual o sangue passa apenas uma vez pelo coração para finalizar o circuito completo. Além disso, somente o sangue venoso circula por esse órgão, diferentemente dos outros sistemas.
Ao analisar os invertebrados, como os artrópodes, verifica-se que eles possuem sistema circulatório aberto (Fig. 1C). O líquido é bombeado pelo coração e periodicamente abandona os curtos vasos, caindo em lacunas corporais chamadas de hemocele, onde ocorrerão as trocas de substâncias de forma lenta entre o líquido e as células. Desse modo, vagarosamente, o líquido retorna para o coração através de um seio pericárdico e de óstios, e esse órgão novamente o bombeia para os tecidos (CORAÇÃO à LACUNAS à CORAÇÃO).


Escrito por Letícia Rodrigues Novaes

Referências consultadas
AUTOR DESCONHECIDO. Anatomia Humana. Baço.  Disponível em: http://medicina-anatomiahumana.blogspot.com.br/2008/12/bao.html. Acesso em 26 nov. 2014.
AUTOR DESCONHECIDO. Só biologia. Peixes. Disponível em: < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Peixes.php >. Acesso em 25 nov. 2014.
BRUSCA, Richard C. BRUSCA. Gary J. Invertebrados. ed. 2º. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
CARVALHO, N. C. Anatomia do coração. Curso de medicina veterinária. Disponível em: <http://cursomedicinaveterinaria.blogspot.com.br/2011/11/anatomia-do-coracao.html>. Acesso em 20 nov. 2014.
DUARTE, Hamilton Emídio. Anatomia Humana. BIOLOGIA/EAD/UFSC, Florianópolis, 2009. 174 p. Apostila.


Fonte das imagens
Figura 2A (modificada): http://www.nationalcprfoundation.com/wp-content/uploads/2013/12/heart2.png
Figura 2B (modificada): http://www.thinklikeahorse.org/index-5.html