sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SISTEMA TEGUMENTAR HUMANO X ARTRÓPODES



O sistema tegumentar é um sistema de proteção constituído pela pele e hipoderme (tegumento) e todas as suas estruturas associadas, tais como pelos, unhas e glândulas. O tegumento reveste externamente o corpo criando uma barreira protetora. A pele é o principal órgão deste sistema, exerce funções primordiais para a sobrevivência, sendo responsável por proteger o corpo contra a entrada de microorganismos invasores e contra o excesso de radiação ultravioleta, além de atuar na excreção, receber estímulos do meio, produzir vitamina D e regular a temperatura corpórea.

O sistema tegumentar humano é composto por uma camada epitelial estratificada superficial e fina, a epiderme, e uma camada mais interna e espessa, a derme. Sob a derme encontra-se uma camada composta principalmente por tecido adiposo, a tela subcutânea, presente apenas em aves e mamíferos e responsável pela reserva de nutrientes, proteção dos vasos e nervos mais profundos e isolação térmica.

 A epiderme possui um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado dividido em cinco camadas: camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea. A camada basal ou germinativa, é formada por células que se multiplicam constantemente, empurram as células mais velhas em direção à superfície do corpo. À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas e passam a fabricar e a acumular queratina. As células mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável, denominada camada córnea.

A derme é um tecido conjuntivo frouxo, altamente vascularizado que contém fibras proteicas, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas (sebáceas e sudoríparas). As fibras de colágeno e elastina conferem resistência e elasticidade à pele.



Figura 01 - Estrutura do tegumentar humano 




Fonte: Hichman, C. P.; Roberts, L. S. & Larson, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. Editora Guanabara Koogan S. A., Rio de Janeiro. 846 p.



O tegumento dos artrópodes é o mais complexo dentre os invertebrados, proporcionando proteção e suporte esquelético. Consiste em uma epiderme uniestratificada, capaz de secretar uma cutícula complexa com duas camadas. A camada interna e mais densa, composta de proteína e quitina, a pró-cutícula, e a camada de cutícula superficial e delgada, a epicutícula, um complexo não-quitinoso de proteínas e lipídios que proporciona uma barreira protetora para o tegumento contra a perda de umidade.

A cutícula dos artrópodes pode tanto permanecer como uma camada resistente, macia e flexível,  como também pode endurecer por calcificação, ou pelo processo de esclerotização, em que ocorre a formação de uma proteína altamente resistente e insolúvel, a esclerotina, que exerce a mesma função que a queratina na pele humana.

Quando os artrópodes trocam o tegumento, as células epidérmicas dividem-se primeiro por mitose e liberam enzimas que digerem a maior parte da pró-cutícula. Os materiais digeridos são absorvidos e reaproveitados. Posteriormente, no espaço abaixo da cutícula velha, formam-se novas epicutículas e pró-cutículas.



Figura 2 - Estrutura tegumentar de artrópode (crustáceo)

Fonte: Hichman, C. P.; Roberts, L. S. & Larson, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. Editora Guanabara Koogan S. A., Rio de Janeiro. 846 p.



Escrito por Natália Carvalho
 

REFERÊNCIAS 



Sistema Tegumentar - Pele Humana. Disponível em: <http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_tegumentar.htm>

Revestimento, suporte e movimento. Disponível em : <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/revestimento.php>

Hichman, C. P.; Roberts, L. S. & Larson, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. Editora Guanabara Koogan S. A., Rio de Janeiro. 846 p.