sexta-feira, 1 de abril de 2016

O sistema digestório: humanos x anelídeos



     O sistema digestório, tanto nos seres humanos quanto nos anelídeos, tem como função absorver os nutrientes provenientes da sua dieta e servir como fonte energética para que as células possam desempenhar suas funções vitais.
    O filo Anellida possui aproximadamente 16500 espécies, sendo agrupadas em três classes, os polychaetas, os oligochaetas e hirudíneas. O termo Anellida provem do latim (annelus=anel + ida, sufixo plural) e é caracterizada por possuir animais que apresentam metâmeros, ou segmentos, ao longo de sua estrutura corpórea.
     Para facilitar o nosso entendimento, utilizaremos a minhoca (Figura 1), um representante dos oligochaetas (oligoquetas), que possui características estruturais comuns a todas as classes de anelídeos.


 Figura 1: (Eisenia foetida) Vermelha da Califórnia

Figura 2: filogenia que ilustra as diferentes linhas evolutivas apresentando os cordados (ao qual incluem os seres humanos) e anelídeos

          
  Mesmo que ambos possuam linhagens evolutivas bastante distantes, algumas características morfológicas e fisiológicas são similares entre os seres humanos e os anelídeos:

1-      Ambos possuem um sistema digestório completo, ou seja, possuem aberturas independentes, a boca e o ânus.

2-      Sua digestão é extracelular, ou seja, enzimas digestivas produzidas por glândulas especializadas são lançadas em cavidades gastrointestinais que degradam os alimentos em pequenas partículas, de modo a facilitar a absorção por parte das células. 

3-      Ambos apresentam boca, faringe, esôfago, intestino e ânus.

4-      O deslocamento do alimento no trato digestivo se dá por movimentos peristálticos.
            Por outro lado, os anelídeos não possuem órgãos anexos como o fígado e o pâncreas, que auxiliam no processo de digestão, não possuem dentes, tampouco estomago, e seu tubo digestório, ao contrário do trato digestório humano, é um tubo retilíneo que estende-se desde a boca até o ânus. 



Figura 3: Estrutura do sistema digestório das minhocas.

CARACTERISTICAS:
O sistema digestivo dos oligoquetas é basicamente um tubo reto, com vários graus de especialização regional, particularmente em direção à extremidade anterior. Nas minhocas, a boca leva a uma região anterior do trato bucal, uma faringe muscular e um esôfago. A parte posterior do esôfago frequentemente apresenta regiões dilatadas, formando um papo, onde fica armazenado o alimento, e uma ou mais moelas musculares, que trituram mecanicamente o material ingerido. O restante do tubo digestivo é dominado por uma região denominada intestino, reta, derivada da endoderme, levando a uma curta região posterior proctodeal e ao ânus, localizado no pigídio. A parte anterior do trato digestivo, normalmente produz enzimas como carboidrase, protease, celulase e quitinase, que são lançadas na luz do trato digestivo. Já a metade posterior do trato absorve os alimentos para o do sangue. O que não é digerido é expelido em forma de pelotas fecais.

REGIÃO
ESTRUTURAS
Parte anterior
Boca, faringe, esôfago, papo, moela
Parte posterior
Intestino e ânus.



Figura 4: corte longitudinal evidenciando a região anterior da minhoca

COMPARANDO
            A título de esclarecimento, este texto focará apenas em comparar os sistemas de ambos a partir das estruturas encontradas no sistema digestivo das minhocas.

CAMINHO DO ALIMENTO:
MINHOCA
Boca → faringe → esôfago → papo → moela → intestino → ânus
SERES HUMANOS
Boca → faringe → esôfago → estomago → intestino delgado e grosso → ânus

HABITO ALIMENTAR:

As minhocas possuem uma alimentação baseada em matéria orgânica encontrada no solo, portanto, são animais detritívoros.

Os humanos possuem uma gama alimentar muito diversificada, desde alimentos de origem vegetal como também de origem animal, portanto onívoros.




QUANTO A FUNÇÃO:
1-      BOCA
            Nas minhocas, a boca serve tão somente como uma abertura que coleta a matéria orgânica presente no solo. Talvez, a moela, um órgão muscular, seria o que chegaria mais próximo deste conceito. Nela, a matéria orgânica é triturada com o auxílio de grãos de areia que também são ingeridos juntamente com o alimento. 
            Nos seres humanos, a boca exerce basicamente duas funções, promover a mastigação do alimento por meio de uma dentição e também dar início ao processo de digestão por meio da amilase salivar secretada por glândulas situadas próximas a cavidade bucal, que basicamente iniciam o processo de degradação dos carboidratos formando o bolo alimentar.

2-      FARINGE
            Nas minhocas, a faringe tem por função promover a captura dos alimentos por meio de um mecanismo de sucção, criada pela contração dos músculos de suas “paredes”. Produz uma secreção salivar que dá início à digestão da matéria orgânica ingerida.
            Nos seres Humanos, a faringe trata-se de um tubo em forma de um funil. É composta de músculo esquelético e revestida por mucosa. Atua tanto na respiração quanto na digestão, através da nasofaringe e da orofaringe, respectivamente. Recebe o bolo alimentar formado na boca e o encaminha para o esôfago através de contrações musculares das parte oral e laríngea da faringe.

3-      ESÔFAGO
            O esôfago de muitos oligoquetas podem apresentar regiões mais espessadas, onde estão localizadas evaginações lamelares revestidas por tecido glandular. Essas glândulas calcíferas removem o cálcio do material ingerido em forma de calcita no trato digestivo, neutralizam a acidez dos alimentos, produzindo húmus com pH neutro ou ligeiramente alcalino e como não são absorvidas são expelidas pelo ânus
            Nos seres Humanos, o esôfago secreta muco e transporta alimento para o estômago. Não produz enzimas digestivas, e não participa da absorção. A passagem de alimento da parte laríngea da faringe para o esôfago é regulada, na entrada do esôfago, pelo esfíncter esofágico superior. O alimento é empurrado através do esôfago, por uma progressão de contrações e relaxamentos coordenados e involuntários, chamada peristalse ou peristaltismo. 

4-      PAPO
            O Papo, nas minhocas, funciona como uma câmara de armazenamento, amolecendo e umidificando o alimento, preparando-o para a etapa seguinte, que é a de trituração por parte da moela.
            Talvez, o órgão que possua certa similaridade, nos humanos, seja o estômago, que macera o alimento a partir de movimentos chamados ondas de mistura, que nada mais são do que movimentos peristálticos e ondulados suaves, misturando-o com secreções das glândulas gástricas, reduzindo-o a uma massa semilíquida denominada quimo.



5-      INTESTINO
            O Intestino, nas minhocas, representa cerca de ¾ do seu corpo. A digestão ocorre extracelularmente. Após a digestão extracelular, o alimento é absorvido. No intestino de Pheretima, mais ou menos na altura do trigésimo segmento, existem duas expansões laterais: os cecos intestinais. No intestino, na porção que continua por trás dos cecos, existe uma prega longitudinal interna, o tiflossole (Figura 5). Ambas as estruturas, cecos e tiflossole, têm o mesmo significado funcional: aumentar a superfície de contato com o alimento digerido, fornecendo assim uma maior superfície de absorção.


Figura 5: Corte transversal do corpo de um oligoqueta. Apresenta a estrutura Tiflossole. 


            Nos seres humanos, a conclusão da digestão se dá no intestino delgado e posteriormente no intestino grosso. No delgado ocorre a digestão dos nutrientes através de diversas enzimas digestivas produzidas no fígado, pâncreas e pelo intestino delgado. O intestino grosso absorve um pouco de água, íons e vitaminas; as bactérias do intestino grosso convertem proteínas em aminoácidos, decompõem aminoácidos e produzem um pouco de vitamina B e K. Os movimentos de propulsão multi-haustral, peristalse e peristalse em massa guiam o conteúdo do colo para o reto.
6-      ÂNUS
            Nas minhocas, o ânus é a porção final do trato digestivo, estrutura qual que fica responsável por expelir os restos não aproveitáveis da digestão.
            Nos seres humanos, assim como na minhoca, é uma estrutura que por onde as fezes são eliminadas. Abriga esfíncteres anais, um interno formado por músculo liso (involuntário) e outro esfíncter externo formado por musculo esquelético (voluntário). Normalmente se mantem fechados, exceto durante a eliminação das fezes.

Escrito por  Silas Cunha

 REFERÊNCIAS:
Digestão extracelular, disponível em:
<http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Digest%C3%A3o_Extracelular>

Características das minhocas, disponível em:
<http://fdr.com.br/formacao/2013/compostagem-e-minhocultura/caracteristicas-das-minhocas/>

Anelídeos, disponível em:
<http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/anelideos >

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

BRUSCA, Richard C. BRUSCA. Gary J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.


Fonte das imagem:
Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Figura 5